D&D Next: Uma visão sobre o novo Livro do Jogador de D&D e o Bruxo

D&D Adventure League

Ethan Gilsdorf consegue ver em primeira mão algumas artes incríveis em alta resolução da última edição do clássico jogo de RPG de papel e caneta.

Será que desta vez a Wizards of the Coast acertará a mão no D&D?

Essa é a pergunta que está na mente de aventureiros novos e antigos desde o anúncio de que as novas regras para Dungeons & Dragons seriam finalmente reveladas este ano. (Em diversos momentos, essa reformulação de D&D foi chamada de “D&D Next”, “D&D 5ª Edição” e “5.0”. A Wizards of the Coast, a editora do D&D, está chamando o jogo simplesmente de “Dungeons & Dragons”).

Mas se o cronograma de lançamento foi planejado para aguçar ou frustrar nossos apetites é outra questão. Como se tivesse comprimido uma década de publicações de D&D em seis meses, a Wizards planejou uma sequência inteligente de lançamentos de verão e outono para este último conjunto de regras, com muitos produtos para comprar ao longo do caminho. Mais habilidosa que um mago lançando um feitiço de confusão, a Wizards primeiro nos atiçou com um PDF gratuito chamado Basic Rules para Dungeons & Dragons, depois com o D&D Starter Set, uma caixa contendo um livro de regras e uma aventura, com dados e personagens prontos, que fará muitos jogadores lembrarem-se das caixas de conjuntos básicos de fácil aprendizado publicados ao longo da história de D&D. Até o momento, as regras da 5ª Edição que eu vi misturam muito bem sistemas de magia e combate de complexidade aceitável com jogabilidade, ao mesmo tempo em que enfatiza a criação de personagens e a interpretação. Esse equilíbrio deve agradar os jogadores veteranos.

Em seguida, vêm três grandes livros de capa dura que remontam os livros básicos do Advanced Dungeons & Dragons. O primeiro, o Livro do Jogador, não chegará antes do dia 19 de Agosto; o Manual dos Monstros está agendado para 30 de Setembro; e o clímax e crucial, o Guia do Mestre, não veremos até 18 de Novembro.

O Boing Boing recebeu uma prévia exclusiva do livro de construção de personagem, o Livro do Jogador, que promete proporcionar “tudo o que um jogador precisa para criar personagens heroicos para o maior jogo de RPG do mundo.” E aqui está algumas das artes do livro de regras, assim como a revelação em primeira mão de uma nova classe de D&D: o Bruxo (Warlock). Enquanto esses petiscos não revelam muito do sabor das regras, eles mostram algo apetitoso que você vai te deixar no clima de exploração de masmorras de D&D.

“Há uma antiga piada de RPG, que as pessoas sempre vão querer falar sobre seu personagem”, disse Mike Mearls, Gerente Sênior de P&D para Dungeons & Dragons na Wizards of the Coast, que liderou o desenvolvimento de jogo para a 5ª Edição de D&D. Mas Mearls não precisa lembrá-lo de que em um jogo de D&D “qualquer personagem pode morrer a qualquer momento, apenas por causa de um lance de dados ruim”.

Então aproveite esta breve degustação do Livro do Jogador, e que você possa lançar seus dados bem, colegas aventureiros.


DRAGÃO VERMELHO & AVENTUREIROSred_dragon
Sim, a 5ª Edição de D&D ainda tem dragões. Aqui está uma cena icônica, ilustrada por Daren Bader, de um dragão vermelho em seu covil, empoleirado no topo de seu tesouro dourado, parecido com Smaug, enquanto se prepara para assar um grupo de aventureiros ousados. [Foto: Wizards of the Coast / Artista: Daren Bader]

detail_red_dragon


CIDADE DOS ELFOS DAS FLORESTAS

detail_wood_elf_city

Nesta cena de uma cidade florestal encantada, ilustrada por Thom Tenery, temos uma boa ideia de como os elfos das florestas podem viver (com mais do que alguns pontos em comum com a versão cinematográfica de Peter Jackson para Valfenda). [Foto: Wizards of the Coast / Artista: Thom Tenery]


ESPADA MORDENKAINENsword_mordenkainen

“Ela corta, ela fatia, ela faz orcs à Julienne.” Nesta cena, por Wayne Reynolds, um estudante poderoso do famoso mago Mordenkainen está pronto para detonar depois de ter conjurado o feitiço Espada de Mordenkainen sob o olhar atento de sua coruja familiar. [Foto: Wizards of the Coast / Artista: Wayne Reynolds]

detail_sword_mordenkainen


NÉVOA MORTALcloudkill

Nesta cena, ilustrada por Claudio Pozas, um feiticeiro conjura um feitiço Névoa Mortal, enquanto seu companheiro de aventura anão observa. Enquanto isso, um bando de bugbears tossem e arquejam por causa do feitiço tóxico que recai sobre eles. Você quase pode ouvir o mais a frente dizendo: “Uh… Zorg? Você está bem? Tô me sentindo um pouco estranho…” [Foto: Wizards of the Coast / Artista: Claudio Pozas]

detail_cloudkill


MAGA ALTO ELFAsun_elf
Uma maga alto elfa um pouco caricatural (mas felizmente não com pouca roupa), como imaginada por Scott M. Fischer. [Foto: Wizards of the Coast / Artista: Scott M. Fischer]

detail_sun_elf


“BRUXO”

bruxo_mod

Uma mostra da classe de personagem “Bruxo”. Nesta página dupla do novo Livro do Jogador, a equipe interna de desenvolvimento da Wizards of the Coast combina elementos chave do design dos novos livros de regras com a arte de vários artistas. O Bruxo foi ilustrado por Rob Rey, enquanto os acessórios do bruxo para suas coisas mágicas (sapo, vasilha) foram ilustrados por Wayne England. O cenário ao fundo é de Mark Molnar. [Foto: Wizards of the Coast / Artista: Rob Rey / Wayne England / Mark Molnar]

Página 1:

Bruxo

Com um Pseudodragão enrolado em seu ombro, um jovem elfo vestindo um manto dourado sorri amistosamente, balançando um amuleto mágico ao som de palavras adocicadas e dobrando a vontade do guarda palaciano.

Enquanto chamas ganham vida em suas mãos, um humano enrugado sussurra o nome secreto de seu patrono demoníaco, infundindo seu feitiço com magia demoníaca.

Dividindo seu olhar entre um tomo surrado e o alinhamento incomum das estrelas no céu, um tiefling de olhos esbugalhados entoa o cântico de um ritual místico que abrirá uma porta para um mundo distante.

Bruxos são caçadores do conhecimento que se encontra escondido na trama do multiverso. Por meio de pactos feitos com seres misteriosos de poder sobrenatural, os bruxos tem acesso a efeitos mágicos tanto sutis como espetaculares. Baseando-se no conhecimento antigo de seres como fadas nobres, demônios, diabos, bruxas e entidades alienígenas do Reino Distante, os bruxos reúnem segredos arcanos para reforçar seu próprio poder.

Juramentado e Compelido

Um bruxo é definido por um pacto com um ser de outro mundo. Às vezes, a relação entre o bruxo e o patrono é como a de um clérigo e uma divindade, embora os seres que servem como patrono aos bruxos não sejam deuses. Um bruxo pode liderar um culto dedicado a um príncipe demônio, um arquidiabo, ou uma entidade totalmente alienígenas – seres que não são normalmente servidos por clérigos. Muitas vezes, porém, o arranjo é semelhante ao que existe entre um mestre e aprendiz. O bruxo aprende e aumenta seu poder à custa de serviços ocasionais realizadas em nome do patrono.

A magia conferida ao bruxo varia de pequenas, mas duradouras, alterações no próprio bruxo (como a capacidade de ver no escuro ou ler em qualquer idioma) até acesso a feitiços poderosos. Ao contrário de magos acadêmicos, os bruxos complementam sua magia com alguma familiaridade com o combate corpo-a-corpo. Eles se sentem confortáveis em armaduras leves e sabem como usar as armas simples.

Investigador de Mistérios

Warlocks são movidos por uma necessidade insaciável de conhecimento e poder, o que os compelem a firmar seus pactos e também moldam suas carreiras posteriores.
Histórias de bruxos que se juramentam a demônios são amplamente conhecidas. Mas muitos bruxos serem patronos que não são demoníacos. Às vezes, um viajante nas regiões selvagens chega a uma torre estranhamente bela e encontra seu senhor ou senhora feérico, e acaba caindo em um pacto sem plena consciência disso. E, às vezes, enquanto se debruça sobre tomos de

Página 2:

conhecimento proibido, a mente de um estudante brilhante, mas insano, é aberta às realidades para além do mundo material e aos seres alienígenas que habitam o vazio exterior.

Uma vez que um pacto é firmado, a sede de um bruxo pelo conhecimento e pelo poder não pode ser aplacada apenas pelo estudo e pela pesquisa. Ninguém faz um pacto com um patrono poderoso se não tem a intenção de usar o poder recebido. Obviamente, a grande maioria dos bruxos passa seus dias buscando ativamente cumprir seus objetivos, o que normalmente significa algum tipo de aventura. Além disso, as demandas de seus patronos levam os bruxos em direção à aventura.

Criando um Bruxo

Enquanto você cria o seu personagem bruxo, invista um pouco de tempo pensando sobre o seu patrono e as obrigações que o pacto impõe sobre você. O que te levou a firmar esse pacto, e como é que você fez o contato com o seu patrono? Você foi seduzido a conjurar um diabo, ou você procurou por um ritual que te permitisse fazer contato com um deus ancião alienígena? Você procurou pelo seu patrono, ou o seu patrono encontrou e escolher você? Você se incomoda com as obrigações de seu pacto ou serve de bom grado esperando pelas recompensas prometidas para você?

Trabalhe com o seu Mestre para determinar o quanto o seu pacto influenciará na vida de aventuras do seu personagem.

As demandas do seu patrono podem levá-lo a aventuras, ou elas podem consistir inteiramente de pequenos favores que você pode fazer entre aventuras.

Que tipo de relacionamento você tem com o seu patrono? É amigável, antagônica, problemática, ou romântica? O quanto seu patrono te considera importante? Que papel você exerce nos planos de seu patrono? Você conhece outros servos de seu patrono?

Como o seu patrono se comunica com você? Se você tem um familiar, ele pode, ocasionalmente, falar com a voz de seu patrono. Alguns bruxos encontram mensagens de seus patronos gravadas em árvores, misturadas entre as folhas de chá, ou vagando pelas nuvens – mensagens que só o bruxo consegue ver. Outros bruxos conversam com seus patronos em sonhos ou visões antes de acordar, ou lidam apenas com intermediários.tabela_progressao_bruxo

Construção Instantânea

Você pode criar um bruxo rapidamente, seguindo estas sugestões. Primeiro, o Carisma deve ser o seu maior valor de atributo, seguido pela Constituição. Segundo, escolha o histórico Charlatão. Em terceiro lugar, escolha os truques rajada mística e toque macabro, juntamente com os feitiços de 1º nível ray of sickness e witch bolt.

Características de Classe

Como bruxo, você recebe as seguintes características de classe.

PONTOS DE VIDA

Dado de Vida: 1d8 por nível de bruxo
Pontos de Vida no 1º nível: 8 + modificador de Constituição
Pontos de Vida nos níveis seguintes: 1d8 (ou 5) + modificador de Constituição por nível de bruxo acima do primeiro


CAPAcover_phb


SOBRE O AUTOR

Ethan Gilsdorf é jornalista, biografo, crítico, poeta, professor e nerd de 17º nível. Ele escreveu o premiado livro de memórias de viagem de investigação Fantasy Freaks and Gaming Geeks: An Epic Quest for Reality Among Role Players, Online Gamers, and Other Dwellers of Imaginary Realms. Os artigos, ensaios, colunas e criticas sobre as artes, cultura pop, filmes, livros, jogos, cultura geek e viagem de Gilsdorf aparecem regularmente no New York Times, Boston Globe, Salon.com, BoingBoing.net, PsychologyToday.com, GeekDad, Washington Post e wired.com e dezenas de outras revistas, jornais, sites e guias por todo o mundo. Como um especialista em cultura geek, Gilsdorf frequentemente fala em público, e aparece na TV, rádio, internet e em documentários. Ele é um amante de ELO e detesta quem joga lixo na rua. Às vezes ele usa uma túnica e cota de malha, ou estas calças de avô. Ele vive em Somerville, Massachusetts. Mais informações em ethangilsdorf.com ou segui-lo no Twitter.


Tradução: Rafael Viana Silva

Equipe REDERPG

Originaly posted on boingboing.net:
http://boingboing.net/2014/07/21/an-exclusive-look-at-the-new-d.html

 

Share This Post

Leave a Reply