TRENCH – O Xadrez do século XXI que derrotou a Microsoft

TRENCH é um boardgame de estratégia abstrato para dois jogadores inspirado na I Guerra Mundial. Ele possui um tabuleiro preto e branco em formato de losango, de tamanho 8 X 8 (64 casas, 32 para cada lado), que simula dois campos opostos separados por uma linha horizontal que simboliza as trincheiras. As peças do jogo representam as patentes de um exército: um general, dois coronéis, três capitães, quatro sargentos e seis soldados. Tanto as peças quanto o tabuleiro são belíssimo, com excelente acabamento e qualidade.

Rui Alípio Monteiro, um designer de grande criatividade e com um especial interesse pela História do século XX, pensou em tornar presente no quotidiano da vida real o fato que mais marcou o início do século e da era moderna: a Iª Guerra Mundial e sua “guerra de trincheiras”.

O resultado foi um jogo que conseguiu associar a beleza do design, o rigor do algoritmo, a evocação da História, o desafio da estratégia e o prazer viciante dos momentos de lazer. Esta obra está em condições de rivalizar com um dos mais antigos jogos existentes à face da Terra: o Xadrez.TRENCH

Curiosamente, esta opinião não é do criador do jogo, mas emitida e veiculada por conhecidos jogadores e árbitros xadrezistas, que ficaram rendidos aos seus atributos. Saiu um artigo em Portugal, na revista “SIM”, que destaca o jogo com o seguinte título: “TRENCH – O Xadrez do séc. XXI” e no jornal “Exército Português”, “TRENCH o novo Xadrez do séc. XXI”. Inclusive, com o Exército Português e com a Liga dos Combatentes, devido ao seu conceito, mecânica e tema, TRENCH assinou um Protocolo de Cooperação em diversas áreas por conta do Centenário da I Grande Guerra.

Com capital próprio, Rui Alípio Monteiro criou um novo produto e uma nova marca, protegida com certificados de registo de marca da União Europeia, Estados Unidos, Noruega, Suíça e Brasil, que o defenderam da gigante Microsoft quando, em 2011, ela estava lançando um game com nome semelhante. Mas Rui Alípio Monteiro não abdicou da marca TRENCH, e a Microsoft viu-se obrigada a alterar, no mundo inteiro, o nome e o conceito do seu game de Trenched para Iron Brigade.

Recentemente fomos surpreendidos com um extraordinário TRENCH LEGO (já modelo industrial) produzido na sede da LEGO, na Dinamarca, e que foi notícia no “Flickr”:
TRENCH®, a portuguese jewel translated into LEGO form

============================

Video Tutorial:

Regras TRENCH em 5 línguas:

===========================

O TRENCH foi tema do ciclo “Desporto e Ciência”, programa integrado na programação geral de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013 dedicado à relação dos temas científicos que encontram no mundo do desporto e do lazer o seu objecto de estudo. Nesta sessão, o autor do jogo, Rui Alípio Monteiro, contou com a presença do General Loureiro dos Santos e do professor da Universidade do Minho e especialistas em tecnologias e sistemas, Professor João Álvaro Carvalho. Juntos explicaram os mistérios da história, da estratégia militar, do algoritmo por trás jogo e as regras do TRENCH.

O programa realizou-se no Salão Nobre da associação Convívio e contou com a participação do colectivo “Silêncio da Gaveta”.”

 

Site oficial do jogo, já acessado por milhares de pessoas, de mais de 150 países:
www.criacoesasolo.com

 

Share This Post

Leave a Reply