Palestra sobre RPG no Campus Party

Marielle irá falar sobre aplicação do Storytelling ao RPG (Foto: Marielle Zum Bach/Arquivo Pessoal)

Foi no fim de 2014 que a jornalista e blogueira Marielle Espíndola Zum Bach, de 23 anos, decidiu se inscrever para participar como palestrante da Campus Party Brasil 2015, um dos maiores eventos de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo. A moradora de Divinópolis se cadastrou de forma despretensiosa e decidiu não contar para ninguém. Nem ela mesmo acreditava que seria selecionada para fazer parte do evento, que acontece até domingo (8) em São Paulo.

O tema escolhido foi “Storytelling aplicado à criação de personagens no RPG” (Role-playing Game, em português, jogo de interpretação de papeis). Ela representará Minas Gerais no evento durante a madrugada de sábado (7). Marielle disse ao G1 que escolheu o tema por procura conciliar ambos assuntos [Storytelling e RPG] tanto no trabalho, quanto no lazer. Por isso, em 2010 quando começava a carreira de jornalista, decidiu se dedicar com blogs e comunicação de mídias sociais. Foi uma forma de poder aplicar nas empresas o que ela aprendeu na internet ao longo dos anos.

Marielle irá falar sobre aplicação do Storytelling ao RPG (Foto: Marielle Zum Bach/Arquivo Pessoal)

Marielle irá falar sobre aplicação do Storytelling
ao RPG (Foto: Marielle Zum Bach/Arquivo Pessoal)

Marielle conta que sempre quis trabalhar com textos criativos e mostrar isso para as pessoas, então decidiu fazer o curso de Jornalismo em 2010. Enquanto estudava, ela também mantinha um blog onde postava seus textos e experiências. O trabalho foi notado por um professor, que a indicou para uma empresa que procurava criar uma identidade nas mídias sociais. Ainda no mesmo ano, Marielle teve uma grande surpresa: seu blog foi finalista em um concurso em São Paulo e ficou entre os três melhores blogs na categoria de humor.

“Conseguir conquistar o prêmio em 2010 acabou sendo algo que me levou a pensar sobre trabalhar nesta área, conciliando o trabalho com algo que gosto. Acredito que todos deveriam pelo menos tentar fazer isso”, afirma. “Vi que tinha oportunidade de unir algo que gostava com os blogs. Hoje trabalho em uma agência e consigo alinhar com os meus projetos pessoais. Foi uma opção que eu tive, mas que hoje é mais interessante”, complementou.

A partir daí ela viu a carreira decolar. Além de estar trabalhando com as mídias sociais, ela ainda foi chamada para realizar palestras em várias cidades com o tema. Tudo motivado pelo simples prazer de escrever. “Sempre gostei de escrever e de expor minhas ideias, e acreditava que o jornalismo era o meio certo de fazer isso. Só com o tempo de trabalho na área, também fui percebendo que a internet era o meio mais livre para trabalhar com isso. Então hoje o jornalismo é o molde onde meu trabalho mais se encaixa. Minha ideia foi sempre de passar textos criativos para as pessoas e a internet foi o meio mais acessível para isso”, conta.

Campus Party

O convite para a Campus Party chegou em janeiro de 2015, a poucos dias antes do evento. Ela afirma que a ligação foi recebida com surpresa, mas também com felicidade. “Foi de uma forma despretensiosa e nem esperava que me selecionassem. Não cheguei a contar para ninguém, mas há pouco mais de duas semanas o pessoal da organização ligou confirmando que havia sido selecionada e a data e horário da minha palestra. Tive que adiantar as minhas férias e este foi um período muito corrido. Até agora não caiu a ficha que fui selecionada”, explicou.

Desviar do jornalismo e decidir se aventurar em outras áreas como trabalhar em blogs e cuidar de mídias sociais de empresas, permitiu a Marielle conciliar trabalho com as coisas das quais gostava. Mas não foi somente isso. O trabalho/hobbie também permitiu que ela fizesse uma ponte de comunicação entre os dois universos e trabalhasse esse conteúdo, aplicando hobbie ao trabalho e o trabalho ao hobbie, chegando a fazer parte do seu dia a dia.

E, segundo ela, o tema foi escolhido justamente por isso: por ser um tema que se faz tão presente em sua vida. “Tenho uma equipe de amigos que sempre joga RPG, então é um tema muito presente na minha vida. Mas o que pretendo focar durante a palestra é algo que combine o trabalho e a diversão: unir o Storytelling com a criação de uma aventura RPG. Quero mostrar que assim como o RPG pode ser aplicado à vida profissional, o Storytelling também pode ser aplicado ao cotidiano. Quero mostrar como utilizo as técnicas de livros para criarem bons personagens, boas histórias e dar dicas para pessoas que procuram fazer essa transação entre os dois universos”, explicou.

Marielle confirmou o horário da palestra dela para 1h, na madrugada de sábado (7). Segundo ela, o horário é o ideal para o tema, já que muitos participantes ficam acordados durante a madrugada a procura de atrações interessantes. Palavra de ‘campuseira’. “Quando o palestrante se inscreve, ele seleciona o tema, o palco relacionado com o tema e o horário mais interessante. Escolhi uma hora porque de madrugada tem um conteúdo interessante. É comum ter muitas pessoas acordadas durante este horário, que querem um tema mais leve, então é o horário onde acontecem os eventos mais interativos, então entendi que este seria o horário mais adequado para palestrar”, afirmou.

Esta será a primeira vez que Marielle irá participar, como palestrante, de um evento do porte da Campus Party, conhecido mundialmente. Para isso, ela irá contar com a ajuda de dois amigos, principalmente por não se considerar tão experiente em RPGs. Mas ela afirma, que chegar a participar de um evento que já reuniu nomes como Al Gore, vice-presidente dos Estados Unidos entre 1993 e 2001, Steve Wozniak, fundador da Apple juntamente com Steve Jobs, entre outros, é mais do que um avanço profissional.

“São milhares de pessoas todos os anos e muitas pessoas famosas que estão ali para compartilhar suas experiências sobre os mais variados temas. Então é muito bom saber que vou ter a oportunidade de dividir um evento com estas pessoas. Acaba até mesmo sendo engraçado porque olhava os caras em cima do palco que irei fazer parte. Acredito que vai ser uma experiência totalmente diferente”, explicou.

Scoop: Daniel Oliveira (Equipe REDERPG)
Fonte: http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2015/02/jovem-de-divinopolis-e-selecionada-para-palestrar-na-campus-party.html

 

Share This Post

Leave a Reply