Star Wars X-Wing – Jogo de Miniaturas (resenha)

“A long time ago, in a galaxy far, far away…”

E começa o “tiroteio” galáctico! Star Wars X-Wing, da Fantasy Flight, é finalmente lançado no Brasil pela Galápagos Jogos.

X-Wing é mais um “wargame” do que um jogo de tabuleiro. É um jogo para duas pessoas, mas pode ser jogado em equipe, onde cada facção é controlada por dois jogadores, Esquadrões Rebeldes versus Esquadrões do Império.

Em uma partida de X-Wing, o objetivo não poderia ser mais simples, eliminar o esquadrão rival, porém, diferente da maioria dos wargames, o X-Wing é muito mais simples e rápido. StarWarsXWing2

Cada nave do esquadrão possui um Disco de Manobra com toda a movimentação possível para aquela nave e cinco atributos básicos (Perícia do Piloto, Arma Primária, Agilidade, Casco e Escudo). Durante a primeira fase da rodada, todos os jogadores determinam em segredo através do Disco de Manobra a movimentação de suas naves e em seguida, por ordem crescente do valor de Perícia, realizam as manobras. Depois das manobras realizadas, é hora do tiroteio, e a ordem de ataque utiliza o mesmo valor de Perícia do Piloto usado na movimentação, mas dessa vez em ordem decrescente (uma nota, o Han Solo tem Perícia 9, portanto, Han atira primeiro!).

O que é preciso para jogar

A caixa básica do jogo traz duas TIE Fighters e uma X-Wing, dados, réguas de manobras e alcance de tiro, tokens, cartas de pilotos, cartas de melhorias, etc, o básico para jogar uma partida rápida. O manual traz três missões introdutórias, que são excelentes para aprender e pegar a manha do jogo, mas o mais legal mesmo é montar seu esquadrão!

Além da caixa básica, a Galápagos lançou também os pacotes de expansão, que são naves individuais que podem ser adicionadas ao seu jogo, com novos pilotos e habilidades. As expansões lançadas até agora são: X-Wing, TIE Fighter, TIE Advanced, Y-Wing, TIE Interceptor e a Millenniun Falcon. E já está em pré-venda a A-Wing e a Slave-1 do Bobba Fett.

Com o pacote básico a as expansões é possível montar esquadrões mais fortes, os esquadrões são montados com um sistema de pontos. A pontuação mais comum é 100 pontos, e cada carta de piloto e habilidade tem um valor para ser somado no valor final do esquadrão, quanto mais forte o piloto, mais pontos ele custa.

O sistema de regras do X-Wings está também sendo utilizado em outros jogos, como o Dungeons and Dragons: Attack Wing, onde os jogadores travam batalhas entre dragões (esse eu ouvi falar que está vindo para o Brasil também), e o Star Trek Attack Wing. Mas esse não tem as miniaturas tão bem feitas quanto o X-Wings (o que é normal, pois Star Wars é melhor). Essa parte em negrito é zueira com você Telles, pode apagar! (N.E.: O editor optou por manter essa parte em negrito para futuros fins malignos…)

X-Wing é um jogo muito bom, rápido, dinâmico e simula muito bem as batalhas como vemos nos filmes, quadrinhos e games de Star Wars, além de ser viciante! As miniaturas são plásticas e com um acabamento muito bom! É um excelente jogo e vale muito experimentar!

StarWarsXWing

Resenha de Eduardo Felipe

 

Share This Post

Leave a Reply