D&D Next: Conselho do Sábio: As Regras de Lançamento de Magia

Os mundos de Dungeons & Dragons estão cheios de magia, e muitos personagens e monstros empunham essa magia e outras formas de feitiços. O artigo deste mês do Conselho do Sábio foca nas regras que governam o lançamento dessas magias.

As perguntas a seguir tratam das regras de Livro do Jogador, especialmente dos capítulos 9 e 10. Você pode querer ter o livro à mão enquanto lê!

Uma magia com uma jogada de ataque pode ser usada como o ataque da ação Atacar ou como parte da característica Ataque Adicional?

A resposta curta é não.

Conforme explicado no Livro do Jogador, você só pode executar uma ação em seu turno durante o combate, e também se mover. Você escolhe sua ação a partir das opções disponíveis para todos – Atacar, Lançar Magia e Correr – ou, pode escolher dentre as ações especiais que você ganhou de uma classe, talento ou outra fonte.

Se quiser lançar um feitiço na sua vez, você selecionará a ação Lançar Magia. Fazer isso não significa que você esta usando a ação Atacar ou qualquer outra ação. É verdade que certo número de magias, como centelha de fogo e raio de gelo, envolvem a realização de um ataque, mas você não pode fazer esse tipo de ataque sem antes lançar o feitiço que gera a magia. Em outras palavras, só porque algo envolve um ataque não significa a ação Atacar esteja sendo usada.

Por extensão, a característica Ataque Adicional (concedido por várias classes, incluindo o guerreiro e paladino) não permite a você lançar magias adicionais. Esse recurso depende, especificamente, da utilização da ação Atacar, não a de Lançar uma Magia ou qualquer outra.

Em resumo, para fazer um ataque de magia, você tem que primeiro lançar uma magia ou usar uma característica que crie a magia. Uma característica de jogo, como Ataque Adicional, que permite fazer um ataque a mais, não permite que você lance uma magia, a menos que ele lhe diga especificamente que o faz.

Você pode usar uma magia de ataque corpo a corpo para fazer um ataque de oportunidade?

Você não pode, se a magia foi criada com a ação Lançar Magia. Quando uma criatura provoca um ataque de oportunidade, você pode usar sua reação para desferir um ataque corpo a corpo contra ela. O ataque de oportunidade não te dá a chance de lançar uma magia, como um toque chocante.

Cada magia tem um tempo de lançamento. Uma característica do jogo como ataque de oportunidade, não permite a você ignorar esse tempo de lançamento, a não ser que algo que você possua diga o contrário. O talento Conjurador de Guerra é um exemplo de uma característica que lhe permite ignorar o tempo de execução de 1 ação para lançar um feitiço no lugar de um ataque de oportunidade.

Alguns monstros podem fazer ataques de oportunidade com ataques de magia corpo a corpo. Veja como: certos monstros – incluindo a banshee, o lich e espectros – possuem ataques de magia corpo a corpo que não são feitos pela ação Lançar Magia. Por exemplo, a ação Toque da Corrupção da Banshee é um ataque corpo a corpo que não gasta uma magia para ser utilizada. A Banshee pode, portanto, fazer ataques de oportunidade com o Toque da Corrupção.

Qual é o nível da magia se você lançá-la sem utilizar um espaço de magia?

Essa magia é lançada em seu nível mais baixo possível, que é o nível que aparece perto do topo de sua descrição. A menos que tenha uma habilidade especial que diga o contrário, a única maneira de aumentar o nível de uma magia é utilizar um espaço de magia de nível superior no momento de seu lançamento.

Aqui estão alguns exemplos:

– A característica Correntes do Cárcere do bruxo permite que ele lance imobilizar monstro sem gastar um espaço de magia. Portanto, esse lançamento de imobilizar monstro é de 5º nível, que é o nível mais baixo dessa magia.

– A característica Ladrão dos Cinco Destinos do bruxo permite que ele lance maldição menor usando um espaço de magia, o que significa que o feitiço pode ser de 1º nível ou superior, dependendo do espaço que o bruxo tiver disponível e desejar utilizar.

– A característica Discípulo dos Elementos do monge permite que ele gaste pontos de ki, em vez de um espaço de magia, para aumentar o nível de uma magia.

Esta regra vale tanto para os personagens dos jogadores quanto para os monstros, razão pela qual os lançadores inatos no Manual dos Monstros se utilizam de suas magias inatas em seu menor nível possível.

A magia consome os componentes materiais?

Não. A magia não consome seus componentes materiais, a menos que sua descrição diga o contrário. Por exemplo, a pérola exigida para a magia identificar não é consumida, enquanto o diamante exigido por reviver os mortos é consumido quando o seu personagem lança a magia.

Se a magia exige componentes materiais que são consumidos, eu posso utilizar um foco mágico em vez de consumir o componente?

Não. Um foco mágico pode ser usado no lugar de um componente material apenas se esse componente não tiver custos em sua descrição, e se esse componente não for consumido pela magia.

Qual é a quantidade de interação necessária para se usar um foco mágico? Ele precisa ser incluído no componente gestual?

Se uma magia tem um componente material, você precisa lidar com esse componente quando você lançá-la (veja a página 203 do Livro do Jogador, em inglês). A mesma regra se aplica se você estiver usando um foco mágico como componente de material.

Se uma mágica tem um componente gestual, você pode fazer com que a mão que faz os gestos também lide com o componente material. Por exemplo, um mago que usa um orbe como um foco mágico, consegue segurar um bordão na mão e o orbe na outra, e assim ele poderia lançar relâmpago usando o orbe como o componente material de magia e a mão com o orbe executaria os componentes gestuais. A mesma mão realiza os dois procedimentos.

Outro exemplo: um símbolo sagrado de uma clériga é estampado em seu escudo. Ela gosta de entrar em combate corpo a corpo com uma maça em uma mão e um escudo na outra. Ela usa o símbolo sagrado como seu foco mágico, por isso ela precisa ter o escudo na mão, quando ela lança uma magia de clérigo que tem um componente material. Se uma magia, como auxílio, tem também um componente gestual, ela pode executar esse componente com a mão do escudo e continuar segurando a maça na outra.

Se a mesma clériga lança curar ferimentos, ela precisa colocar a maça ou o escudo de lado, porque o feitiço não tem um componente material, mas têm um componente gestual. Ela vai precisar de uma mão livre para fazer os gestos do feitiço. Se ela tivesse o talento Conjurador de Guerra, ela poderia ignorar essa restrição.

Se você esta se concentrando em manter um feitiço, é necessário manter a linha de visão com o alvo?

Você não precisa estar na linha de visão ou dentro do alcance para manter a concentração em uma magia, a menos que a descrição dela ou outra característica do jogo diga o contrário.

Um personagem que lance uma magia pode desfazê-la após lançá-la?

Normalmente você não pode desfazer uma magia que você lança a menos que: (a) sua descrição diga que você pode ou (b) a magia exija concentração e você decida terminar a sua concentração sobre ela. Caso contrário, após um feitiço mágico ser desencadeado no local, caso você queira acabar com ele, precisa lançar dissipar magia sobre o mesmo.

SOBRE O AUTOR
Jeremy Crawford é co-designer da quinta edição de Dungeons & Dragons e editor-chefe do jogo. Ele foi o designer-chefe do Livro do Jogador da quinta edição e um dos designers-chefes do Guia do Mestre. Ele já trabalhou em muitos outros livros de D&D desde que chegou à Wizards of the Coast, em 2007. Você pode enviar um e-mail com questões sobre regras a ele (N.E.: em inglês) pelo sageadvice@wizards.com, ou entre em contato com ele no Twitter (@JeremyECrawford).

Conselho do Sábio por Jeremy Crawford – 23/03/2015
Tradução: Gilson Gonçalves
Equipe REDE
RPG
Revisão: Luiz Agostinho
(O revisor está pensando em como utilizar o toque da banshee através de um implemento no ataque adicional sendo um Forjado Feiticeiro… em Dark Sun!)

Link para o artigo original: http://dnd.wizards.com/articles/features/rules-spellcasting

 

Banner_News

 

Share This Post

Leave a Reply