Mecanismos de Jogos Modernos (V) – Jogos Colaborativos

O Arkham Horror – Fonte: Boardgamegeek

Este é o último de nossa série de artigos sobre mecanismo de jogos modernos. Desta vez falarei sobre os chamados jogos cooperativos de tabuleiro. Este tipo de jogo se assemelha muito aos RPGs onde os jogadores juntos tentam “vencer o jogo”, realizando tarefas e vencendo desafios. Falarei de alguns títulos muito famosos que com certeza vocês irão gostar.

Falando sobre os jogos cooperativos

Os jogos cooperativos são um tipo de jogo onde um grupo de jogadores são submetidos a várias tarefas para alcançar a vitória final. Por exemplo, cada jogador representa um personagem e através de tarefas determinadas, como conseguir um tipo de objeto, matar um monstro ou realizar uma ação, ganha pontos para que o grupo alcance a vitória. Vou começar com um jogo muito conhecido, o Shadows Over Camelot, onde cada jogador representa um cavaleiro da corte do Rei Artur e passa por diversas “quests” (buscas), como a busca pelo Santo Graal.

O Shadows Over Camelot – Fonte: Boardgamegeek

O Shadows Over Camelot – Fonte: Boardgamegeek

O jogo funciona com um mecanismo baseado em cartas de eventos e tarefas. Ao se jogar, um participante tira de uma pilha de cartas os eventos “ruins” que influenciam as tarefas do jogo, e de outra pilha, os eventos “bons” que os ajudam em sua aventura. Mediante o balanceamento destas cartas, as tarefas podem ser realizadas e assim obter a vitória ou derrota da partida. Um ponto muito legal é que um jogador pode ser um traidor e tentar prejudicar os outros, causando assim a vitória do mal e a sua. Trata-se de um jogo do qual muitos jogadores de RPG adoram e uma partida dura uma média de 100 a 120 minutos.

Um outro título que encanta muitos jogadores fãs de H.P. Lovecraft e Cthulhu é o Arkham Horror, onde cada jogador vive um investigador que tem que evitar que Cthulhu venha à Terra e comece seu reinado de terror. O jogo é passado em 1926 e tem todo o clima de terror dos livros e do RPG O Chamado de Cthulhu.

O Arkham Horror – Fonte: Boardgamegeek

O Arkham Horror – Fonte: Boardgamegeek

Uma partida dura em média de 180 minutos, e muitos jogadores dizem que é um verdadeiro “RPG de tabuleiro” de Cthulhu.

Outro jogo de terror cooperativo muito famoso é o Betrayal at House on the Hill da Avalon Hill. Este jogo é passado numa mansão mal assombrada (montada pelos jogadores), onde os mesmos precisam explorá-la em busca de tesouros, encontrando diversos monstros, fantasmas, etc. É um jogo muito divertido com uma atmosfera mais “light” do que o Arkham. O jogo tem duração média de 60 minutos por partida.

Exemplo de jogo no Betrayal - Fonte: Boardgamegeek

Exemplo de jogo no Betrayal – Fonte: Boardgamegeek

A Linha Tênue com o RPG

Muitos apontam este estilo de jogo como verdadeiros RPGs de tabuleiro, com a mesma idéia de uma sessão de jogo deste tipo. Nos cooperativos não existe a figura do “Mestre de Jogo” e sim diversos mecanismos que simulam situações como, por exemplo, cartas de evento, NPC´s, etc. Alguns devem falar que eu não citei o Descent, que apesar de ser cooperativo, na minha opinião é um verdadeiro RPG em forma de jogo de tabuleiro com belíssimas miniaturas.

Uma sessão de Descent:  Qualquer semelhança com RPG, não é coincidência - Fonte: Boardgamegeek

Uma sessão de Descent:
Qualquer semelhança com RPG, não é coincidência – Fonte: Boardgamegeek

Nos jogos cooperativos, normalmente os jogadores são representados por personagens como nos RPGs, com características, habilidades, etc. Uma coisa curiosa é que muitos jogadores de tabuleiro vieram do RPG, pois achavam que os sistemas não tinham tido nos últimos anos grandes inovações e acabam elegendo como títulos preferidos jogos cooperativos, (que em muitos casos lembram sessões de RPG – curioso não?). A verdade é que, tirando o Shadows e o Betrayal, senti nestes jogos uma proximidade enorme com os RPGs antigos (tenho 38 anos e comecei a jogar RPG aos 14, fui um membro da antiga “Geração Xerox”) e gostei muito de jogar. Uma outra coisa é que estes jogos não precisam de toneladas de regras e livros. Citando o Descent novamente como exemplo, ele é o clássico tipo de aventura de “exploração de masmorra” com personagens clássicos, miniaturas e poucas regras (sem perder o encanto de um RPG). Acho que todos deveriam dar uma olhada e conhecer este tipo de jogo.

Finalizando

Finalizamos esta série de artigos para situar todos vocês nos principais tipos de mecanismos de jogos atuais. Em nossos artigos futuros falaremos de análises, eventos e notícias que correm em nosso país e pelo mundo.

Por Antônio Marcelo
Riachuelo Games

 

Artigos anteriores dessa série:

Mecanismos de Jogos Modernos (I) – Jogos Baseados em Leilão

Mecanismos de Jogos Modernos (II) – Jogos de Economia

Mecanismos de Jogos Modernos (III) – Jogos de Estratégia

Mecanismos de Jogos Modernos (IV) – Wargames

* * *

“Mecanismos de Jogos Modernos (V) – Jogos Colaborativos” foi publicado originalmente no antigo portal em 9 de janeiro de 2008 e teve 2.822 leituras.

 

Share This Post

Leave a Reply