Alquimistas, o boardgame (resenha)

Os Alquimistas já chegaram…

Depois desse trocadilho com a música do Jorge Benjor, vou falar do Alquimistas, jogo de Matúš Kotry lançado pela CGE (Czech Games Edition) e aqui no Brasil pela Devir.

Imagine um ambiente acadêmico, onde pesquisadores fazem seus estudos e formulam suas teorias; agora imagine que esses pesquisadores são alquimistas que estudam fórmulas de poções mágicas, esse é o jogo Alquimistas, um jogo para 2 a 4 jogadores com duração média de duas horas.

Caixa_AlquimistasAlquimistas utiliza a mecânica de action points, onde cada jogador possui um determinado número de ações por rodada que utiliza para realizar ações dentro do jogo. Uma partida completa acontece em seis rodadas, e em cada rodada os jogadores podem realizar ações como coletar ingredientes, transformar ingredientes em ouro, vender poções para os aventureiros que chegam na cidade, comprar artefatos que vão ajudar nas suas pesquisas, publicar e derrubar teorias a respeito dos ingredientes utilizados, e claro, testar suas poções.

Um grande diferencial do jogo é o uso de um aplicativo para celular que vai ajudar o jogador a testar suas poções, nessa hora o jogador deve combinar dois ingredientes, para isso o aplicativo utiliza a câmera do celular para “escanear” as cartas dos ingredientes e dizer que tipo de poção aquela combinação produziu. É através desses testes que o jogador começa a deduzir qual o alquímico pertence a qual ingrediente.

Ao final das seis rodadas, o jogador com mais pontos de vitória ganha o jogo, mas para conseguir esses pontos ele deve descobrir de que é feito (o alquímico) cada ingrediente e publicar na “academia dos alquimistas” sua teoria. Bem, sua teoria não precisa estar 100% correta, por isso outro jogador pode derrubar sua teoria publicada, o que vai fazer o alquimista perder reputação e por consequência pontos de vitória no final do jogo.

É um jogo de muito raciocínio e atenção e, embora não seja um jogo de regras muito pesadas, não é recomendado para quem nunca teve contato com jogos de tabuleiro modernos.

Por Eduardo Felipe
Equipe REDE
RPG

FICHA TÉCNICA
Jogo:
Alquimistas
Designer: Matúš Kotry
Editora: Devir (no Brasil)
Número de jogadores: 2 a 4
Idade: 13+
Tempo de jogo: 120 min.

Visão geral

Visão geral

Ingredientes

Ingredientes

Alquímicos

Alquímicos

Ingredientes alquímicos

Ingredientes alquímicos

Laboratório

Laboratório

Teorias publicadas

Teorias publicadas

Share This Post

Leave a Reply