Lenda dos Cinco Anéis: Os Grandes Clãs: O Poderoso Caranguejo

Konnichiwa, senhores samurais! Sou novo nas colunas da REDERPG e venho reforçar o time junto com o Rafael Vianna para falarmos sobre L5A, o incrível cenário de fantasia oriental recentemente traduzido pela New Order Editora. De início, gostaria de trazer um pouco da História dos Grandes Clãs, começando pelo Caranguejo, para tentar passar para vocês um pouco mais da essência e do espírito dos samurais de Rokugan. Aproveitem!

O Poderoso Caranguejo

Trecho da peça “Derradeira Noite”, de Hiruma Nabuko, Ato V, Cena VII1. (tradução de Thiago Hayachi do texto original em inglês.)

(Isoko, Nichiko e sua mãe Tomono são as únicas restantes no palco. Há uma violenta BATIDA na porta externa, esquerda do palco. Elas congelam.)
VOZ: Isoko? Nichiko?
NICHIKO: Pai! (Ela corre em direção à porta. Isoko a agarra.)
ISOKO: Idiota! Fique parada! (para sua mãe) Consegue andar?
TOMONO: Eu não sei. (Isoko gentilmente examina o rasgo no kimono.) Aaaaahhh!
VOZ: Nichiko… Abra a porta.
(Um momento.)
ISOKO: É o bushi, mãe?
(Outro momento: um terrível.)
TOMONO: Não.
(Mais BATIDAS violentas na porta. Nichiko se esconde atrás de sua mãe.)
ISOKO: São eles… Não são?
VOZ: Isoko? Vocês estão aí? Está tudo bem, minha flor de cerejeira, nós vencemos. Os Hida vieram e os Hida não falham.
NICHIKO: É o Papai!
TOMONO: Esta coisa que está lá fora não é seu pai.
NICHIKO: (histérica) Mas eles disseram que venceram.
TOMONO: Os bushis teriam apagado a fumaça das torres primeiro. (pausa) Isoko… Dê-me. (Isoko pega a naginata e entrega a ela, e Tomono a usa para se apoiar numa perna.) Nichiko-chan… Você sabe o que deve ser feito. (Nichiko olha em descrença para sua mãe e irmã, então…)
NICHIKO: Eu não posso! Não sou uma bushi! Não posso lutar, eu vou morrer!
TOMONO: Você não é uma Hiruma?

O preço do dever é o sacrifício que ele demanda.

Desde o primeiro Hida até o dia em que isso não for mais necessário, os Caranguejos estarão na Muralha defendendo Rokugan. Esta é sua obrigação sagrada, o legado de seu kami, sua responsabilidade para com o Imperador e o Império. Isso é o que lhes dá significado. É por isso que lutarão até o último de seus homens, mulheres e crianças.

“Vinte milhões se afogarão em sangue se eu for fraco.”
Hida Yakamo

O Primeiro Caranguejo

Na contenda entre os filhos do Sol e da Lua para a escolha do primeiro Imperador de Rokugan, o grande e poderoso Hida, na batalha final e decisiva, foi o primeiro a ser derrotado. Abatido pela derrota humilhante para a rápida Shinjo logo no início do teste, Hida se culpou por horas, atribuindo a derrota à sua inabilidade de lidar com a própria robustez de maneira efetiva.

Um homem pequeno interrompeu os pensamentos autodestrutivos do grande Hida. Sua baixa estatura comportava a sabedoria que salvaria o Império em breve. Seu nome era Shinsei.

“Por que está com raiva, meu filho?” perguntou o velho. “Porque sou fraco. Minha força não me salvou de minha fraqueza,” respondeu o grande Hida. “Conhecer sua fraqueza é uma forma de força, Primeiro Caranguejo. Busque sua força nisso e jamais será derrotado de novo,” Shinsei explicou. “Mas minha fraqueza derrotou-me primeiro,” insistiu Hida. “Não, sua inabilidade em aceitar sua fraqueza o derrotou primeiro. Mas agora que a conhece, pode transformá-la em força. Aqueles que desprezam suas fraquezas dizem mentiras. A verdade vive apenas naqueles que enxergam quem são.”

Hida e Shinsei

Hida e Shinsei

As palavras de Shinsei fizeram Hida se aprimorar. Desenvolveu a técnica de conhecer e dominar suas próprias capacidades e fraquezas, assim como estudar o comportamento do inimigo. Conhecendo a si mesmo e ao inimigo, poderia derrotá-lo, forçando-o a lutar em seus próprios termos e não nos dele. Com isso, Hida e seu exército tornaram-se forças imbatíveis, temidas por todo o Império.

Ainda assim, Hida precisava de um teste definitivo, uma oportunidade para realmente verificar e provar para o Império (e para si mesmo) que jamais seria derrotado da maneira humilhante como foi na disputa pelo trono. A oportunidade bateu às portas, literalmente, acompanhada de um exército jamais visto por homens ou kamis, um exército que abalou a mesmo a coragem do grande Hantei: as tropas de onis de Fu Leng.

Para que Shinsei e seus Sete Trovões pudessem alcançar o coração das Terras Sombrias, as forças de Hida precisavam agir sobre o exército de onis de Fu Leng abrindo-lhe uma brecha, uma ferida na formação demoníaca. E eles o fizeram, dando tempo suficiente para Shinsei infiltrar-se com os mortais que mudariam o destino de Rokugan. O próprio Hida, sabendo pelas recomendações do pequeno mestre que nenhum kami poderia diretamente enfrentar Fu Leng, ofereceu seu filho Hida Atarasi para ser um dos Trovões. “Se Shinsei não pode dispor de minha força, que então disponha de meu futuro,” disse o Primeiro Caranguejo.

A História das Famílias do Caranguejo

Com a derrota de Fu Leng, o imperador Hantei finalmente reconheceu a capacidade de seu irmão e disse a Hida que ninguém poderia suportar as forças de Fu Leng como ele havia feito. Por isso, deu a Hida a responsabilidade de proteger Rokugan de qualquer ataque futuro das Terras Sombrias. Hida aceitou e dirigiu-se com seus seguidores às terras rochosas do sul do Império. Ali, eles fundariam o Clã do Caranguejo, que cresceria, como a rocha sob seus pés, submetido à rigidez de uma vida difícil, mas com a força necessária para cumprir o seu dever.

Ao chegarem, seu exército viu a dificuldade que lhes aguardava e se reteve. Hida não queria lhes impor uma vida dura: o sacrifício teria de ser voluntário, antes de tudo. Quando perguntou quem estaria disposto a suportar, com ele, tal fardo, o exército quase inteiro se emudeceu. Apenas três homens avançaram e curvaram-se perante o Primeiro Caranguejo. Seus nomes eram Hiruma, Kuni e Kaiu.

Sua coragem impressionou Hida, mas ele precisava ter a certeza de que estes homens estariam preparados para a difícil responsabilidade que teriam pela frente. Dos três, queria escolher qual era o mais capaz, por isso lhes submeteu a um teste. Quando as tropas de Fu Leng se dispersaram, deixaram para trás seu tenente como guardião. Seu nome era Oni no Hatsu Suru. Aquele que o encontrasse e matasse estaria pronto para ser um Caranguejo.

Kuni foi estudar os pergaminhos de Fu Leng e de grandes shugenja para descobrir algo para vencer o monstro, Kaiu foi preparar uma armadilha para aprisioná-lo, enquanto Hiruma infiltrou-se nas Terras Sombrias para encontrar pistas sobre seu paradeiro. Ao voltar, Hiruma trouxe uma das escamas da criatura, que permitiu a Kuni testá-la e ver que era susceptível a jade. A partir disso, o artífice Kaiu pode projetar armas de jade para derrotá-lo, enquanto Hiruma saiu novamente para as Terras Sombrias para procurar suprimentos da pedra sagrada.

Ao fim, tendo seu plano funcionado e a besta destruída, os três retornaram a Hida para lhe dar as boas notícias. Quando o grande kami perguntou quem havia sido o responsável pela derrota do monstro, os três se entreolharam e apontaram uns aos outros. Estava claro que havia sido sua ação conjunta a grande responsável por sua vitória. Com um sorriso no rosto, Hida declarou que os três estavam prontos para a tarefa, afinal.

Hida Kisada II e o exército do Caranguejo

Hida Kisada II e o exército do Caranguejo

Harmonia para o Cumprimento do Dever

A visão arquetípica do samurai do Caranguejo como o bushi grande, forte e burro cai por terra quando os generais de outros clãs têm a oportunidade de vê-lo em combate conjunto. Suas ações são pensadas e estratégicas, baseadas na sabedoria adquirida pelo Primeiro Caranguejo e desenvolvida por seus seguidores. O Caranguejo funciona como uma grande máquina, autossuficiente e adaptativa às modificações dos cenários de batalha. As tarefas estão muito bem divididas e se completam: os Hiruma espreitam, os Kuni pesquisam e os Kaiu desenvolvem, tudo isso coordenado e aplicado pelos Hida.

Algo mais pode ser dito a respeito da penúltima família a ser adicionada a esse mecanismo: a família Yasuki. O apoio dos Yasuki mostrou-se fundamental a partir de um fato óbvio que não se configurou de início como uma das prioridades de tão ocupado clã: por mais fortes e corajosos que possam ser, soldados precisam comer.

Voltado demais para o enfrentamento do inimigo, o Caranguejo não se preocupava muito com sua logística, nem em como protegê-la dos seus oponentes. Foi o que quase os derrotou na primeira guerra contra a Garça; apesar de ser superior no campo da batalha, o clã viu-se desarmado quando a Garça usou sua influência imperial para cortar o suprimento de alimentos para seus exércitos. Se não fosse a família Yasuki – que originalmente era da Garça, mas estava cansada de fazer parte de certos esquemas ilícitos em que a Garça estava envolvida – a fornecer suprimentos, o Caranguejo teria vergonhosamente perdido seus homens para um inimigo invisível, mas implacável, que jamais poderia superar sozinho: a fome.

Por fim, o clã conta com a família Toritaka, famosos caçadores de fantasmas e os últimos a se juntarem ao Caranguejo. A experiência dos Toritaka supre uma deficiência antiga do clã: a capacidade de lidar com os mortos que retornam. Há forças terríveis em outros mundos espirituais além do Jigoku e rokuganeses vez ou outra acabam tendo que lidar também com sua ameaça. Munidos do jade do Caranguejo e de sua própria capacidade de experimentar o que sentidos comuns não conseguem perceber, os Toritaka se tornaram os olhos que enxergam o invisível, os exorcistas mais habilidosos de Rokugan, competindo apenas com a família Kitsu do clã do Leão no conhecimento sobre os espíritos dos mortos.

Caranguejos que Marcaram a História do Império

A devoção do clã à proteção do Império os fez ter pouco tempo para sair da Muralha, e quem não costuma ser visto não costuma ser lembrado. Ainda assim, nomes de alguns notáveis Caranguejos puderam entrar para a história de Rokugan pela sua atuação na mudança do destino do Império, nem sempre de maneira benéfica.

O primeiro Caranguejo que podemos colocar nesta lista é Kuni Mokuna, um dos mais conhecidos (e caluniados) estudiosos das criaturas das Terras Sombrias. Seus escritos foram compilados em um livro chamado Guia das Terras Sombrias que é considerado por muitos Kuni como a obra máxima sobre o assunto já escrita. Ainda que acusado de diversos atos malignos pelo restante do Império, dentro de sua família ele e seu legado são vistos como responsáveis pela salvação de muitas vidas e almas em Rokugan, mesmo até hoje.

O insidioso Kuni Yori

O insidioso Kuni Yori

De fama bastante negativa também sofreu seu tataraneto e herdeiro de seu conhecimento, Kuni Yori. Entretanto, diferente de seu antepassado, Yori encheu sua família de vergonha pelo que fez e, principalmente, pelo que levou outros a fazerem.

Como assistente direto do daimyo do Caranguejo Hida Kisada, Yori convenceu-o a concretizar seu plano de dominar o Império aliando-se ao seu mais terrível inimigo. Ao invés de ficar de costas para Rokugan enquanto defendia a Muralha, o Caranguejo virou as costas para Muralha e adicionou ao seu já expressivo (e assustador) exército tropas ainda mais expressivas e assustadoras: os onis das Terras Sombrias. Sem a ação conjunta dos outros clãs, Kisada teria tomado o trono e selado de vez o destino de Rokugan entregando-o aos onis, tudo graças aos conselhos maliciosos de Kuni Yori.

A corrupção de Yori evoluiu ao ponto do shugenja sacrificar a si mesmo em um ritual de maho. Livrando-se do julgamento de Emma-o, a Fortuna da Morte, ele tornou-se um morto-vivo, uma besta ao comando do orador de sangue Iuchiban. Em seu combate contra os espíritos convocados pela Fortuna dos Heróis Goemon pelo domínio do Portal do Limbo, Yori lançou-se através do Portal para os mundos espirituais inferiores, sendo a última vez que se teve notícia do shugenja corrompido.

O Grande Urso Hida Kisada.

O Grande Urso Hida Kisada.

Já que falamos dele, um Caranguejo que pode ser dito como um marco na história do Império é o Grande Urso – como ficou conhecido em Rokugan, por sua estatura imensa até mesmo para os padrões do Caranguejo – Hida Kisada. Estrategista excepcional e poderoso em combate, Hida Kisada tinha verdadeiro apreço pela batalha e dizia que era a força (física, mental e espiritual) que determinava o direito de um homem de governar, seja o seu clã, seja o Império. Por isso, jamais aceitou o reinado de Hantei XXXVIII, o imperador de seu tempo, por achá-lo fraco demais.

No Golpe do Escorpião, depois que Bayushi Shoju usurpou o trono, Kisada viu no conselho de Yori para se aliar às Terras Sombrias a oportunidade de mostrar a Rokugan a legitimidade do governo da força. Mesmo quando foi pedida sua aliança pelo próprio Shoju, Kisada marchou para a capital dominada pelo Escorpião disposto a derrubá-la. Em uma carta a sua filha O-Ushi, Kisada explica que foi justamente o pedido de aliança de Shoju (a seu ver, uma demonstração de fraqueza) que o motivou a agir contra o Escorpião. O plano de Kisada era, após tomar o trono, usar suas tropas e as do Imperador para voltar-se contra as Terras Sombrias e apunhalar os onis pelas costas. O plano não deu certo e Yori tomou o controle dos monstros voltando-os contra o Caranguejo, a mando do kami negro.

Mesmo depois de sua traição, a alma de Kisada pode ser redimida. Quando o espírito de Fu Leng se apossou do corpo do Imperador Hantei XXXIX, Kisada enfrentou o kami negro cara-a-cara, mas não pode vencê-lo, sendo mortalmente ferido. Dois anos depois, a ferida finalmente viria reclamar a vida do Grande Urso. Seus esforços no enfrentamento de Fu Leng levaram ao Imperador Toturi I a nomeá-lo como a Fortuna da Persistência.

Hida Yakamo e sua Mão de Jade.

Hida Yakamo e sua Mão de Jade.

Destino ainda mais grandioso teve o filho mais velho de Hida Kisada, Hida Yakamo. Considerado rude pelos cortesãos rokugani, Yakamo sempre valorizou a honestidade acima de tudo, chegando a considerar a cortesia exibida hipocritamente pelos nobres como uma forma de engodo.

Era um duelista bastante capaz, chegando mesmo a derrotar e matar Mirumoto Satsu, mais velho e considerado até o momento mais hábil que o Caranguejo (apesar de que Satsu teria se encontrado anteriormente com Togashi Yokuni, o misterioso daimyo do Dragão, que o aconselhou a perder o duelo para selar um grande destino que deveria ser cumprido). A derrota do dragão enfureceu sua irmã, Mirumoto Hitomi, que jurou vingança de morte contra Yakamo. Durante o Golpe do Escorpião, os dois se encontraram na Cidade Imperial e, usando a Espada Ancestral do Dragão, Hitomi o venceu e arrancou sua mão, por pouco não tirando sua vida.

Ao reunir seu exército sombrio, Kisada ainda permitiu que Kuni Yori colocasse, no lugar da mão decepada de Yakamo, uma garra de oni. Apesar de Yakamo não confiar em Yori, aceitou a maculada mão para derrotar Hitomi. Em um novo duelo, Yakamo quebrou a Espada Ancestral do Dragão e, como ela havia feito consigo, decepou a mão da dragonesa.

Quando seu pai foi severamente ferido pela Espada Ancestral de Hantei empunhada por Fu Leng, quando este estava possuindo o corpo de Hantei XXXIX, foi Yakamo que o convenceu a não cometer seppuku e redimir sua alma. Yakamo contou a Kisada que Togashi Yokuni havia se aproximado enquanto estava inconsciente e lhe dito que havia um propósito para tudo, mesmo para a traição de Kisada. Em sua mão boa, mostrou a Mão de Jade, que estava ligada a uma antiga profecia que determinava que novos Trovões derrotariam Fu Leng. Yakamo, como portador da Mão de Jade, era um deles. Novamente se encontrando no Segundo Dia do Trovão, Hitomi insultou Yakamo, mas não lhe enfrentou, pois a missão que ambos, como segundos trovões, tinham de executar era mais importante.

Finalmente, em um último confronto contra o corrupto Kuni Yori, Yakamo é morto e tem a Mão de Jade perdida. Depois que Hitomi sobe aos céus com a ajuda da Mão de Obsidiana e enfrenta Lorde Lua cara-a-cara, derrotando-o em um duelo, Lady Sol Amaterasu cai em desespero e prepara-se para cometer jigai, uma forma de seppuku feminino, o que desequilibraria a Ordem Celestial. Para salvar o equilíbrio do universo, a raça dos Naga faz um ritual para acordar seu grande líder Qatol e acaba elevando aos céus a alma de Yakamo como um campeão escolhido pelo próprio Akasha (a consciência coletiva e milenar dos Naga). O Akasha coloca Yakamo no momento do jigai de Amaterasu e ele a auxilia como seu segundo (o samurai que decepa a cabeça de alguém durante seu seppuku ou jigai). Devido à sua presença neste momento importante e à sua ligação cármica com Hitomi, Yakamo sobe ao firmamento como o novo Sol, restaurando a Ordem Celestial.

Por Fábio Firmino
Equipe REDE
RPG

Caranguejo 1

Share This Post

Leave a Reply