D&D 5ª Edição: Conselho do Sábio: Dúvidas de Regras (Junho e Julho de 2015)

Conjurações, Proteção Arcana, armas de alcance e muito mais!

Após a coletânea de regras do mês passado, nós voltamos ao trabalho principal da coluna do Conselho do Sábio: responder dúvidas de regras de D&D. Para o futuro próximo, eu usarei a Conselho do Sábio para reunir dúvidas de regras que respondi no Twitter, e irei muitas vezes expandir essas respostas uma vez que aqui eu não estou limitado a 140 caracteres! Todo mês eu também continuarei a responder perguntas enviadas para o e-mail da Conselho do Sábio.

Se você tiver perguntas para futuros artigos da nossa coluna, por favor envie-as para sageadvice@wizards.com ou mande para mim via o Twitter (@JeremyECrawford), ambos em inglês.

JUNHO

Por que a errata do Livro do Jogador muda X e não Y?
A errata da primeira impressão do Livro do Jogador desencadeou uma série de perguntas. Por que fizemos essas mudanças? Por que não fizemos outras mudanças? Será que mudamos certas coisas, como Evocação Poderosa, porque elas eram muito poderosas?

A resposta a tais perguntas é simples: nós corrigimos equívocos no texto. A errata corrigiu textos que estavam incompletos ou fora da marca na impressão original do livro. Na nova edição, o processo da errata é estritamente para a correção dessas coisas. Reequilíbrio e a reformulação de elementos do jogo são domínios dos playtests, artigos do coluna Unearthed Arcana, de um novo design e de uma possível revisão mais adiante na vida útil da edição.

Nós jogamos D&D muitas vezes e regularmente revemos posts no Twitter, discussões no Reddit, fóruns do nosso website, os resultados das nossas pesquisas, e-mails, e relatórios de atendimento ao cliente sobre o jogo. Você tem preocupações sobre a magia contágio? Nós sabemos sobre elas. Você sente que o Mestre das Bestas é fraco? Nós tivemos o nosso olhar sobre essa subclasse por um tempo. De fato, nós temos uma longa lista de coisas no jogo que temos que ficar de olho e que esperamos experimentar nos próximos meses e anos.

Mas essa experimentação não é relacionada à errata. Correções, é sobre isso que é a errata. Se você ler o documento da errata e pensar, “Nós já estávamos jogando Evocação Poderosa da maneira que ela aparece na errata”, então o processo da errata está funcionando conforme o planejado. Ela não foi planejada para ser enchida com novas surpresas de design. Ela foi feita para reparar os pontos onde nós esquecemos de lhe dizer algo, onde nós inadvertidamente dissemos a vocês alguma coisa errada, ou onde alguns de vocês compreenderam a nossa intenção do design e outros não, como resultado do texto não estar suficientemente claro.

Alguns monstros têm resistência ou imunidade ao dano de armas não mágicas. Como isso é afetado pela mudança do ataque desarmado na errata do Livro do Jogador?
A mudança nos ataques desarmados está relacionada à uma correção vinda no Manual dos Monstros. Conforme a correção, ataques desarmados não são armas, mas um personagem pode usá-los para fazer ataques com arma corpo a corpo. Tais ataques não são destinados a ignorar a resistência ou imunidade da criatura a dano de concussão de armas não mágicas.

Aqui está uma solução simples a ser usada até o lançamento da errata do Manual dos Monstros: sempre que um bloco de estatística se referir a resistência ou imunidade a dano de concussão de armas não mágicas, leia essa última parte como “ataques com arma não mágica”.

JULHO

CARACTERÍSTICAS DE CLASSE

O estilo de luta Duelista do guerreiro pode suportar um escudo? Sim. Um personagem com a opção Duelista geralmente usa uma arma de uma mão com um escudo, ou com um foco arcano ou deixa uma mão livre.

Esquiva Sobrenatural funciona automaticamente contra todo ataque que atingir um ladino ou patrulheiro? Ataques de magias também? Um uso de Esquiva Sobrenatural funciona contra somente um ataque, desde que gaste a reação de seu personagem, e somente se ele puder ver o atacante. Ela funciona contra ataques de todos os tipos, incluindo ataques de magias, mas ele não funciona contra magias ou outros efeitos, como bola de fogo, que inflige dano através de um teste de resistência ao invés de uma jogada de ataque.

Um monge precisa gastar algum ponto de ki para conjurar uma ilusão menor concedida pela característica Artes Sombrias? Não. O custo de pontos de ki dessa característica se aplica somente para as outras magias nela.

A característica Pureza do Corpo do monge concede imunidade a dano de veneno, à condição envenenado ou a ambos? Essa característica concede imunidade a ambos. Como resultado disso, um monge com Pureza do Corpo pode, por exemplo, inalar o sopro venenoso de um dragão verde e sair ileso.

O efeito do Surto de Magia Selvagem do feiticeiro substitui o efeito da magia que o desencadeou ou ambos os efeitos acontecem? A magia e o efeito do Surto de Magia Selvagem ambos acontecem.

A característica Mente Desperta do bruxo permite comunicação telepática de duas vias? A característica é destinada a fornecer comunicação de uma única via. O bruxo pode usar essa característica para falar telepaticamente com a criatura, mas a característica não dá a essa criatura a habilidade de responder telepaticamente. Em contraste, a habilidade telepática que alguns monstros possuem (MM, 9), torna possível comunicação de duas vias.

A Proteção Arcana do abjurador se cura somente quando a proteção tem 0 ponto de vida?A proteção recupera pontos de vida sempre que o abjurador lançar uma magia de abjuração de 1º nível ou superior, não apenas quando a proteção tiver 0 ponto de vida.

Lançar a magia alarme como um ritual cura a Proteção Arcana? Qualquer magia de abjuração de 1º nível ou superior lançada por um abjurador pode restaurar pontos de vida de sua Proteção Arcana. Conforme o padrão das regras de cura, a proteção não pode restaurar mais do que seu máximo de pontos de vida, que é o dobro do nível de mago + o modificador de Inteligência.

Como a Proteção Arcana interage com pontos de vida temporário e resistência a dano que o abjurador possa ter?Uma Proteção Arcana não é uma extensão do mago que a criou. É um efeito mágico com os seus próprios pontos de vida. Quaisquer pontos de vida temporário, imunidades ou resistências que o mago possua não se aplicam à proteção.

A proteção leva dano primeiro. Qualquer dano restante é tomado pelo mago e passa pelos seguintes elementos de jogo, nessa ordem: (1) qualquer imunidade a dano relevante, (2) qualquer resistência a dano relevante, (3) quaisquer pontos de vida temporários, e (4) pontos de vida reais.

A característica Truque Potente do mago se aplica a truques com jogadas de ataque ou somente em testes de resistência? Truque Potente afeta somente truques que requeiram teste de resistência do alvo, como orbe ácido e rajada de veneno.

COMBATE

Uma ação bônus pode ser usada como uma ação ou vice-e-versa? Por exemplo, um bardo pode usar uma ação bônus para conceder um dado de Inspiração Bárdica e uma ação para lançar palavra de cura? Não. Ações e ações bônus não são intercambiáveis. No exemplo acima, o bardo pode usar sua Inspiração Bárdica ou palavra de cura no turno, não ambos.

Como uma arma de alcance funciona com os ataques de oportunidade? Um ataque de oportunidade é normalmente desencadeado quando uma criatura que você possa ver se move para além do seu alcance (PHB, 195). Se você deseja fazer um ataque de oportunidade com uma arma de alcance, como uma glaive ou uma alabarda, você pode fazer isso quando a criatura deixar o alcance que você tem com essa arma. Por exemplo, se o seu personagem estiver usando uma alabarda, a criatura que está bem perto de você pode se mover 1,5 m para longe sem provocar um ataque de oportunidade. Se essa criatura tentar se mover 1,5 m a mais – para além do seu alcance de 3 m – a criatura então provocará um ataque de oportunidade.

Pode-se usar a ação Preparar para fazer a ação Correr no turno de outro personagem ou criatura, e então combinar o talento Especialista em Investida com isso? Não, uma vez que você não pode usar uma ação bônus no turno de outro personagem ou criatura.

LANÇAR MAGIAS

Ataques de magia podem ter acertos crítico? Um ataque de magia pode definitivamente ter um acerto crítico. A regra de acertos críticos se aplica a qualquer tipo de jogada de ataque.

Se eu tiver 10 pontos de vida temporários e tomar 30 de dano de um ataque enquanto estiver concentrando em uma magia, qual será a CD do teste de Constituição para manter a minha concentração? A CD é 15 nesse caso. Quando pontos de vida temporários absorvem dano para você, você ainda continua levando o dano, apenas não é nos seus pontos de vida reais.

Em contraste, uma característica como Proteção Arcana pode levar dano por você, potencialmente eliminando a necessidade de se fazer um teste de resistência de Constituição ou, pelo menos, baixando a CD desse teste.

Quando uma magia como conjurar seres da floresta é lançada, é o jogador ou o Mestre de Jogo quem escolhe as criaturas que são conjuradas? Um certo número de magias do jogo permite a você invocar criaturas. Conjurar animais, conjurar celestial, conjurar elementais menores e conjurar seres da floresta são apenas alguns exemplos.

Algumas magias desse tipo especificam que o conjurador escolhe a criatura conjurada. Por exemplo, encontrar familiar fornece ao conjurador uma lista de animais para ele escolher.

Outras magias desse tipo permitem ao conjurador escolher dentre várias opções gerais. Por exemplo, conjurar elementais menores oferece quatro opções gerais. Aqui estão as duas primeiras:

– Um elemental de nível de desafio 2 ou inferior
– Dois elementais de nível de desafio 1 ou inferior

A intenção do design para opções como estas é que o conjurador escolha uma delas, e depois o Mestre de Jogo decide qual criatura aparecerá que se encaixe na opção escolhida. Por exemplo, se você escolher a segunda opção, o Mestre de Jogo escolherá dois elementais que tenham nível de desafio 1 ou inferior.

Um conjurador certamente pode expressar sua preferência para quais criaturas que aparecerão, mas cabe ao Mestre determinar se serão elas. O Mestre de Jogo muitas vezes vai escolher criaturas que sejam apropriadas para a campanha e quais serão divertidas para introduzir na cena.

Se eu lançar a magia arma abençoada no meu bordão e tiver o talento Mestre em Arma de Haste, o bônus de ataque usa d4 ou d8 para o dano? O bônus de ataque usa d4. Esse ataque é uma função do talento, não da arma que está sendo usada.

MONSTROS

Armadura natural é considerada armadura leve? Não. Armadura natural não se enquadra nas categorias de armadura leve, média ou pesada, e quando você tem isso, não é considerado como uma armadura que você esteja vestindo.

Armadura natural se sobrepõe ao bônus de Destreza da criatura? Armadura natural não limita o bônus de Destreza da criatura.

COMPÊNDIO DO CONSELHO DO SÁBIO

As perguntas e respostas desse mês são agora parte do Compêndio do Conselho do Sábio (em inglês).

Sobre o Autor

Jeremy Crawford é o chefe designer adjunto da 5ª edição de Dungeons & Dragons, bem como editor-chefe do jogo. Ele foi o designer-chefe do novo Livro do Jogador e um dos coordenadores do Guia do Mestre. Ele já trabalhou em muitos outros livros de D&D desde que chegou à Wizards of the Coast em 2007. Você pode encontrá-lo no Twitter (@JeremyECrawford).

Tradução: Marcelo Telles
Coordenador da REDE
RPG

Links para os artigos originais: dnd.wizards.com/articles/features/sage-advice-june2015

dnd.wizards.com/articles/features/sageadvice_july2015

Banner_News

Share This Post

Leave a Reply