Numenera: Suplementos para os jogadores (resenhas)

Continuando com o material de Numenera, esta resenha trata de dois livros sobre o mesmo tema: o Numenera Player’s Guide e o Numenera Character Options, ambos com material sobre a criação e evolução dos personagens!

Numenera Player’s Guide

player guide

Este livro é um material de apoio ao livro principal. Serve para ajudar os jogadores a criarem seus personagens sem ficar usando o livro do Mestre de Jogo!

O livro começa com um conto de poucos parágrafos para situar o clima de Numenera, curto mas bastante representativo. Logo segue uma rápida explicação de como surgiu a ideia do sistema e da ambientação.

Daí em diante o livro praticamente transcreve a parte de criação de personagens do livro básico de Numenera, com uma visão geral das regras do jogo, como criar o personagem e os capítulos sobre os types, descriptors e foci. Fecha com uma seção de equipamentos.

Notas (de 1 a 6) – Numenera Player’s Guide
Layout/Arte:
6 (A diagramação é ótima e mantém a qualidade do livro principal. Algumas novas ilustrações complementam a nossa percepção do Nono Mundo.)
Texto: 5 (Mesma qualidade do livro principal, com as mesmas ambiguidades.)
Conteúdo: 5 (Traz quase tudo para montar seu personagem, EXCETO as raças, que são duas no livro básico, além de nenhuma regra sobre mutantes.)
Nota Final: 5 (É um livro interessante se você for mestrar em eventos, pois preserva seu manual básico!)

Numenera Character Options

Numenera-Character-Options

Como se não bastasse a grande variedade e quantidade de material no livro principal, a Monte Cook Games ainda lança outro livro com mais material para os jogadores. Apesar do foco em novas opções para os personagens, o livro traz muitas ideias para os Mestres!

As novidades começam com novas opções para cada type: novas manobras e ataques para Glaives, novos esoteries para Nanos e novos truques para Jacks. Como exemplos temos a habilidade Danger Sense (Sentir o Perigo) para Glaives, que dá bônus na iniciativa no bom estilo Homem-Aranha! A esoterie Far Step (Passo Longo) para Nanos que permite saltar uma longa distância no ar e aterrizar calmamente. E finalmente o truque Tracer (Ratreador) para Jacks, que permite saber a direção de um alvo que tenha tocado!

Em seguida temos novos descriptors, inclusive alguns considerados “desvantagens” como Clumsy (Estabanado – o Mestre pode criar GM Intrusions com 50% de chances de serem favoráveis ao personagem, representando pura sorte!) ou Craven (Medroso – com habilidades para fugir e se e se esconder). Temos também descritptors baseados nas nações do Steadfast e nas localidados do Beyond e além. Vale destacar também o descriptor Wealthy (Rico – dinheiro e contatos) e Weird (Esquisito – o personagem tem uma característica única e marcante e percebe se numeneras são perigosos ou não).

O livro também introduz a nova raça de visitantes Diruk, muito fortes e compostos inteiramente de pedra. E três novas raças de não-humanos: os humanoides vegetais Golthiar; os supostamente humanos, mas perigosamente horrendos, Nalurus; e os humanoides com cérebro mecânico chamados Mlox que se disfarçam entre os humanos; além de novas mutações.

Mas a parte mais interessante do livro está nos novos Foci, 25 no total. Alguns foci são voltados par caçar mutantes, abhumans ou máquinas, outros são mais específicos como Reforges Completely (Reajusta Completamente) específicos da raça Varjellen ou o Constantly Evolves (Evolui Constantemente) para mutantes. Vários novos foci voltados para combate são apresentados, como o Fights Dirty (Luta Sujo), Needs No Weapon (Luta sem Armas) e Throws With Deadly Accuracy (Arremeça com Precisão Mortal). E incríveis foci com poderes como Exists in Two Places at Once (Existe em Dois Lugares ao Mesmo Tempo), Fuses Mind and Machine (Funde Mente e Máquina), Sees Beyond (Ver Além) e Travels Through Time (Viaja no Tempo)!

O livro termina com algumas regras opcionais sobre troca de descriptors e foci, sobre como continuar evoluindo além do Tier 6. No final existem 24 ilustrações de personagens para recortar e colar na ficha de Numenera!

Aliás, vale citar a quantidade de novas imagens no livro! As imagens são ótimas e mantém a capacidade do livro principal de transportar o leitor para o Nono Mundo!

Notas (de 1 a 6) – Numenera Character Options
Layout/Arte:
6 (A diagramação dos livros de Numenera é excelente e não há o que criticar!)
Texto: 5 (O texto é direto e claro, mas como se trata de muita explicação de regra, se torna um tanto cansativo com o tempo.)
Conteúdo: 6 (O novo material é muito bom e empolgante. As raças são interessantes, as novas habilidades, descriptors e foci dão vontade de criar logo um personagem, e as imagens são fantásticas!)
Nota Final: 6 (É um livro muito bom, com muita descrição de regras, mas com várias ideias ao longo do texto. Cuidado que dá para perder a noção do tempo ao lê-lo, imaginando as infinitas possibilidades de personagens e aventuras!)

Conclusão

Ambos os livros tem sua utilidade e superam a expectativa par ao que se propõem. Contudo, se você tiver apenas o livro principal, não precisa comprá-los logo. Ao contrário de outros jogos, estes livros são para auxiliá-lo emeventos ou quando você já esgotou as opções do livro básico.

Por Gustavo “Guggawitze” Martinez
Equipe REDE
RPG

Numenera-Character-Options-2

Share This Post

Leave a Reply