Jadepunk: Os Povos de Jadepunk e suas Referências

Adoro quando consigo pegar referências, acho que não sou exceção. Isso é ainda melhor quando você pega um livro de RPG e identifica uma referência de uma cultura ou outra. Faço isso muito em meus jogos.

Sou fã de Reinos de Ferro, o cenário é bem hard e possui mais de 10 etnias humanas e algumas têm muitas referência do mundo real. Isso me ajuda no processo de idealizar personagens, imaginar aparência, conceituar costumes, conseguir imagens, nomes e tudo mais. Pensando nisso, resolvi fazer um post rápido tentando dar algumas referências reais que servem perfeitamente para o mundo de Jadepunk.

As Nações e os Povos

Aerun ao meu ver é o equivalente/representação da Inglaterra e EUA. É a nação mais distante, colocando como exóticos estrangeiros. São ousados, buscam dinheiro, reconhecimento e não levam desaforo para casa…. mais cowboys americano do que isso desconheço. Gostam do materialismo e se dão ao regalo, algo que para mim é bem ocidental e bem menos oriental. O povo de Aerum se preocupam com seu umbigo e sua indústria, além disso são bem ligados às invenções e tecnologia de vanguarda, o que me remete ao steampunk vitoriano. O lance de terem frotas aéreas, delas lembrarem barcos, seria uma alusão à Armada Inglesa. São devotos do Livro de Ehal, que parece muito os conceitos ocidentais de religião, tanto que é dividida em três braços, me lembrando o catolicismo, protestantismo e cristianismo (algo mais renovado talvez).

Tem alguma dúvida ainda? Olhe os nomes: Derek, Duncan, Sheena… Se isso num for nome inglês/americano não sei mais o que é.

clint-eastwood-the-good-the-bad-and-the-ugly

Kaiyu é a mais clara representação do Japão. Eles vivem no meio do mar, cercados de tempestades, que para mim se liga aos desastres naturais do japão. Prezam família e honra e possuem ritos de passagem quando se torna adulto. Se o Kaiyu é o Japão e Túiyan é a China, nada mais esperado do que eles serem rivais. Afinal, Japão e China são rivais seculares.

Para encerrar as dúvidas, vejam os nomes: Arata, Kita, Siaki… Japão rules.

for_japan__strength_and_honor

Naramel em geral são os arabes, o povo Oriente Médio e a África setentrional. São mestre de negociações e normalmente muito ricos… Caminho das Índias provou que isso é verdade (risos). Em Naramel temos muito areia, muitas dunas, cimitarras, tribos e mais tribos vagando pela nação… precisa de mais? A tradição de guerra deles é bem forte, algo bem sarraceno, mas com uma pitada de honra samurai.

Para dar mais enfase, veja os nomes Suhail, Sadira, Amari… Como não amar?

A_print_from_1845_shows_cowry_shells_being_used_as_money_by_an_Arab_trader

Túyang deixa clara suas evidências chinesas. Os tuyanganos são inquisitivos e inteligentes, algo que se refere ao sistema educacional avançado da China, referência mundial. A ligação deles em buscar a perfeição em tudo que fazem, ser o melhor em uma área, algo que exprime o espirito e significado do Kung-fu. Eles serem ligados a alquimia tem tudo a ver com a alquimia chinesa, uma vem do Tao e é ligada aos elementos, representados aqui pelas Jades. A rivalidade deles com Kaiyun lembra muito a dos japoneses e chineses, ninguém mais nem lembra o motivo, mas são rivais mesmo assim. Para finalizar, o mundo selvagem de Túyang é compatível com as belezas exuberantes da natureza quase intocada da China.

Não existem dúvidas depois que olhamos os nomes, Bolin, Bao-yu, Xiang. É muita referência.

Chinese_astronomer_1675

Os Povos Menores

Estes são mais difíceis de encontrar refencias, seus textos são menores e isso acaba dificultando, mesmo assim,vamos dar uma olhada.

Ahlmac pode ter alguma referência extraída de povos extremistas do Oriente Médio ou Índia, principalmente pelos seus ritos sangrentos.

Gahul me faz lembrar muito os mongóis ou persas, afinal são grandes guerreiros conquistadores.

Kushmet me lembra sobre a migração dos povos bárbaros, como Hunos e Godos.

Nottila, essa foi uma pancada no ego, procurei e não consegui encontrar nada que me desse alguma referência direta. Continuo a conectá-los aos Hunos e Godos, talvez pegando um pouco da honra e tradição marítima viking.

Concluindo, Jadepunk lhe permite brincar, extravasar e ir fazer um jogo épico, incrível e memorável usando culturas do nosso mundo em um mundo fantastico.

Garanta já o seu acessando a loja da Pensamento Coletivo no link abaixo:

pensamentocoletivo.com.br/loja/r-p-g/jadepunk-contos-da-cidade-de-kausao

Por Rafão Araujo
Equipe REDE
RPG

Jadepunk-Cover

jadepunknew3

Share This Post

Leave a Reply