CHOPSTICK: RPG de artes marciais e gangues em financiamento coletivo!

CHOPSTICK: Violência e Corrupção em Chinatown é um RPG do estúdio Flying Ape, de autoria de Guilherme Nascimento e Igor Moreno, que está em um financiamento coletivo a caminho de ser bem sucedido! Sua temática é inspirada nos filmes de ação orientais de artes marciais, brigas de gangues e criminalidade, daí o seu nome (CHOPSTICK é o nome em inglês dos famosos “pauzinhos” usados como talheres na culinária oriental, chamados hashi).

A ideia de desenvolver um RPG com esta temática veio do apreço que os autores têm pelas obras de ficção orientais que tratam da influência (e violência) de gangues e sindicatos criminosos como as tríades chinesas ou organizações yakuza japonesas.

O conjunto de regras é baseado no aclamado sistema Fate, em especial sua versão simplificada, o Fate Acelerado. As mecânicas prezam a imersão no cenário, a criatividade e versatilidade dos personagens através de descritivos textuais de suas habilidades e características. Ações são resolvidas através de contagem de sucessos.

Trata-se de um jogo completo e autossuficiente. Não é necessário ter qualquer conhecimento prévio do sistema Fate e nem o uso de outros livros para consulta de regras.Chopstick capa

Em CHOPSTICK, os personagens se encontram no submundo de Chinatown, onde devem usar suas habilidades para sobreviver. Organizações criminosas como a Yakuza (ヤクザ), as Tríades chinesas (三合會) e as Gangpae da Coreia (깡패) dominam a cidade. As autoridades são corruptas e coniventes, enquanto a população comum sofre com violência e exploração. Os jogadores são aqueles que lutarão contra a opressão em nome da paz e da amizade… ou não.

Embora use o Fate Acelerado como base, CHOPSTICK difere bastante do mesmo em certos pontos, especialmente na criação de personagens, rolagens de dados e combate.

Chopstick fichaNa criação de personagem é necessário considerar os três pilares das artes marciais – Corpo, Mente e Espírito – para distribuir as Abordagens de cada protagonista. A ficha é rebatizada de “dossiê criminal de personagem” e não traz informação numérica qualquer, visando aumentar a imersão.

Outra inovação do CHOPSTICK está nos dados rolados. No lugar dos quatro dados Fate/Fudge utilizados tradicionalmente no sistema entram os dados orientais. Estes possuem os numerais 4 e 1 pintados de vermelho e por conseguinte trazem mecânicas diferenciadas inspiradas em jogos de azar, especialmente o dado mentiroso (吹牛) e o sic bo (骰寶).

Os jogos de azar estão enraizados nas culturas orientais. Desde o pachinko (パチンコ) no Japão ao dado mentiroso (吹牛 ou 色子) na China continental ou o dai siu (大小) em Macau, apostar é parte do cotidiano. As regras originais do Fate foram adaptadas para dar ao CHOPSTICK a sensação de um autêntico jogo de azar oriental.

Chopstick dadosA tetrafobia é um fenômeno existente no leste e sudeste asiático, envolvendo China, Taiwan, Singapura, Malásia, Japão, Coreia e Vietnã. Nos idiomas desses países, o número 4 é pronunciado de forma similar ou idêntica à palavra morte. É possível que prédios não tenham os andares terminados neste número ou que empresas não utilizem códigos de computador com esse número de caracteres. Em CHOPSTICK há regras especiais para quando o número da morte aparecer nas rolagens.

Os pontos de destino são rebatizados de “moedas da sorte” visto que moedas têm sido usadas como amuletos de sorte em países asiáticos por séculos. O furo de formato quadrado no centro das moedas em contraste com o formato de círculo representam tanto o céu quanto a terra, simbologia também compartilhada pelas sociedades secretas conhecidas como tríades. Além disso, a moeda de 5 ienes – que tem formato similar – é homófona à palavra “destino” no idioma japonês. Mais temático impossível!

Existem três modos diferentes de jogo, emulando maior e menor taxa de letalidade de acordo com a preferência dos jogadores. Deste modo é possível ter uma história com pessoas comuns sem habilidades especiais, com veteranos perigosos e capazes, ou mesmo mestres das artes marciais como os grandes astros de filmes de ação. O cenário é igualmente maleável, sendo tão sério ou cômico quanto for interessante.

O que está esperando? Ajude a financiar agora mesmo esse fantástico jogo, que com certeza irá bater sua meta básica em breve! Para isso basta ir no link abaixo do financiamento coletivo e aproveite para conferir os outros vídeos, além do site do estúdio e de sua fanpage no Facebook. De quebra, trazemos o vídeo de apresentação do financiamento coletivo de CHOPSTICK!

catarse.me/pt/chopstick

flyingape.com.br/chopstick/

facebook.com/Flying-Ape-317390368357713/

Chopstick kit incenso

Share This Post

Leave a Reply