D&D: Demogorgon: Príncipe dos Demônios

Um dos monstros mais terríveis, Demogorgon também é um dos lordes demoníacos mais conhecidos em D&D.

A saga desta temporada, Rage of Demons, e a aventura Out of the Abyss são um grande retorno para este clássico adversário.

SUPREMACIA INICIAL

Demogorgon foi um dos dois primeiros lordes demoníacos, estreando ao lado de Orcus em 1976. Ambos apareceram em Eldritch Wizardry, o terceiro suplemento para a caixa branca original de D&D, e Demogorgon era um inimigo espetacular desde o começo. Embora devotos de Orcus possam discordar, Eldritch Wizardry sugeria que Demogorgon possa ser “supremo” entre demônios. Ele definitivamente era supremamente esquisito, com um corpo reptiliano, membros tentaculares, e um par de cabeças de babuíno! Quando ele retornou em 1977 no Manual dos Monstros do Advanced Dungeons & Dragons, ele foi agraciado com o título “Príncipe dos Demônios” e o ódio de Orcus, criando uma longa rivalidade entre os dois.

Demogorgon era frequentemente mencionado em suplementos de AD&D, mas sempre em um contexto pequeno. O Manual dos Planos (1987) estabelecia que ele governava diversas camadas do Abismo, e que cada uma delas era “uma selva cheia de dinossauros, símios selvagens e monstros semelhantes a pássaros”. Esta paisagem medonha seria melhor definida quando Demogorgon ganhou uma maior proeminência nas edições seguintes do jogo.

Nos anos 1980, a única aparição no jogo do Demogorgon ocorreu na aventura Throne of Bloodstone (1988), que trazia uma variedade de lordes demoníacos em breves aparições. Demogorgon era um dos poucos lordes que podia ser induzido a agir contra o vilão principal do suplemento – seu arqui-inimigo Orcus.

Como a maioria dos lordes, Demogorgon foi praticamente exilado da cosmologia Grande Roda durante os primeiros anos da segunda edição de AD&D. A maior exceção foi o suplemento Monster Mythology (1992), que revelou ele como um dos poucos lordes demoníacos que haviam ascendido a um status divino menor. Seus adoradores? Os ixitxachitl, que se parecem com arraias.

Com a vinda do cenário de campanha Planescape em 1994, referências a Demogorgon e o conhecimento sobre ele tornaram-se mais frequentes. Seu lar no Abismo foi formalmente definido como a 88ª camada, conhecida como a Gaping Maw. No entanto, não havia menção alguma sobre o que acontecera às outras partes do Abismo que ele aparentemente controlava.

Em termos gerais, Demogorgon era uma presença icônica na época AD&D, mas não uma figura de destaque. Isto mudaria com a publicação da terceira edição de D&D, quando ele realmente se tornou um dos maiores vilões do jogo.

DO BASTIÃO À MARÉ

A grande chance de Demogorgon veio no Bastião das Almas Perdidas (2002), o fim da primeira trilha de aventuras da terceira edição. Embora o infame dragão vermelho Ashardalon fosse o verdadeiro vilão da aventura, Demogorgon agia no pano de fundo, e, surpreendemente, conspirando contra si mesmo! Bastião das Almas Perdidas revelou que as duas cabeças de Demogorgon tem personalidades independentes, levando a uma tentativa de unir a psiquê fragmentada do lorde demoníaco.

Depois disso, Demogorgon estava em suplementos tal qual o Book of Vile Darkness (2002) e o Fiendish Codex I: Hordes of the Abyss (2006). Juntas, estas aparições da terceira edição trouxeram alguns acréscimos ao conhecimento sobre o Príncipe dos Demônios. O seu lar no Abismo era chamado Brine Flats, e seu grande palácio era detalhado como um local chamado Profundidade. Também mostrava que foi durante este período que Demogorgon enfrentou os lordes demoníacos Orcus e Graz’zt pelo domínio do Abismo.

A maior aparição de Demogorgon na terceira edição ocorreu nas páginas da Dungeon Magazine. As edições 139 a 150 (outubro de 2006 a setembro de 2007) continham a trilha de aventura Maré Selvagem, dividida em doze partes. Contando sobre a mais recente tentativa de Demogorgon em reunir a sua mente fraturada, Maré Selvagem permitia que jogadores eventualmente guerreassem contra o lorde demoníaco na Gaping Maw. Mestres de Jogo que quisessem saber mais sobre o Príncipe dos Demônios poderiam olhar na Dragon 357 (julho de 2007), que revelava as origens de Demogorgon como o primeiro dos Tanar’ri.

O PRÍNCIPE RECENTE

Um ano após o lançamento da quarta edição de D&D, o Príncipe dos Demônios conseguiu uma posição cobiçada na capa do Manual dos Monstros 2, em 2009. Aquele livro detalhava um lorde demoníaco focado em destruição sem sentido, servido por kuo-toa, trogloditas e outros seres selvagens. Esta força brutal era aliada ao intelecto frio de outro lorde, Dagon. A quarta edição também refez Demogorgon como um primordial, trazendo outra mudança à história do clássico vilão. No entanto, depois desta aparição inicial incrível, Demogorgon voltou às sombras.

Em Out of the Abyss, Demogorgon é mais uma vez um monstro irracional, descrito como “a personificação do caos, loucura e destruição”. Para a surpresa de ninguém, ele também demonstra ser um dos lordes demoníacos mais perigosos a invadir o Subterrâneo, e um arauto da destruição total. Aventureiros, tenham cautela!

Sobre o Autor

Shannon Appelcline tem jogado RPG desde que seu pai o ensinou com a Caixa Básica de D&D no início da década de 1980. Ele é o editor-chefe da RPGnet e autor de Designers & Dragons, uma publicação de quatro volumes sobre a história da indústria do RPG, contando sobre uma companhia de cada vez.

Sobre o Tradutor

Bruno Kopte é membro da Equipe da REDERPG e duvida que os aventureiros terão cautela.

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/demogorgon-prince-demons

Demogorgon

Share This Post

Leave a Reply