D&D 5ª Edição: Juiblex: O Lorde Sem Face

A conquista destrutiva procurada por Juiblex, o Senhor da Gosma, tece o seu caminho através da saga Rage of Demons e na aventura Out of the Abyss.

Era chegada a hora de Juiblex ter sua devida deixa em uma aventura de D&D, uma vez que o repugnante Lorde Sem Face tem sido um dos Lordes Demoníacos mais evocativos.

ORIGENS VISCOSAS

Juiblex fez sua estréia no Manual dos Monstros de AD&D em 1977. Lá, ele foi descrito como “Lorde Sem Face” e “o mais nojento e repugnante de todos os demônios” – o que realmente quer dizer muita coisa. Não só foi Juiblex um “vasto conjunto de gosma”, ele também tinha servos gosmentos incluindo pudins pretos, limos cinzas, gosmas verdes e geleias ocres.

Os limos são uma das famílias mais emblemáticas dos monstros de D&D, destacando o ambiente mortal de exploração de masmorras da primeira era do jogo. Cinco deles apareceram no D&D original em 1974: o pudim preto, o cubo gelatinoso, o limo cinza, a gosma verde, e a geleia ocre. Novos limos começaram a proliferar desde a edição 5 de The Strategic Review (a precursora da revista Dragon) em 1975, que contou com o rastreador deslizante. No entanto, foi o Manual dos Monstros II (1983), que começou a organizar os limos. Esse livro o fez ao imaginar variações desagradáveis, como o limo de cristal, os pudins mortais (marrom, pardo e brancos), a geleia mostarda, a gosma verde-oliva, e a criatura gosma. Muitos mais limos apareceram em anos posteriores, com o Monstrous Compendium Volume One (1989) agrupando primeiramente essas criaturas como “limos/gosmas/geleias.” Em 2000, a terceira edição de D&D utilizou “limo”, como um tipo de criatura, enquanto a quarta edição fez do tipo uma palavra-chave.

A conexão de Juiblex com os limos fez uma ligação fácil entre o Lorde Sem Face e as aventuras de masmorras dos dias de AD&D primeira edição. Ele tomou o centro do palco no final de 1980, começando com o Manual dos Planos (1987), que revelou que ele tinha a sua própria camada do Abismo feita “de fungos e apodrecimento vivo”.

Em 1988, o Lorde Sem Face fez aparições menores em dois diferentes módulos de AD&D. Castelo Greyhawk (1988) foi a menos notável das duas devido à sua natureza falsa. Lá, Juiblex era um colecionador e um parente indesejável, mas o seu lar foi numerado pela primeira vez como a 528ª camada do Abismo. O reino do Juiblex, em seguida, fez uma aparição real na aventura The Throne of Bloodstone (1988), que contou com um misterioso tour mágico pelas casas de muitos Lordes Demoníacos. Mapas e tabelas de encontros aleatórios deram o melhor entendimento até então do reino de Juiblex.

O CENTRO GELATINOSO

Durante os dias da segunda edição de AD&D, Juiblex continuou a ser uma presença emblemática do jogo, mesmo com suas aparições sendo cortadas. Embora nunca tenha sido citado como um monstro da segunda edição, o suplemento Monster Mythology (1992) fez algo mais quando revelou Juiblex como um “deus perdido.” O Lorde Sem Face recebeu novos servos – os aboleths gosmentos e igualmente sem face, introduzidos no Monster Manual II – e também um novo mestre, o Deus Elemental Ancião.

Embora Juiblex também tenha sido mencionado na linha Planescape, ele recebeu surpreendentemente pouca atenção, dada a sua importância nos dias da primeira edição de AD&D. Apenas um livro é de particular importância: Planes of Chaos (1994), que afirmou que sua residência eram os Fossos Gosmentos na camada 222 do Abismo. Esta foi também a camada atribuída a Zuggtmoy em The Temple of Elemental Evil (1985) – criando uma fundação para a animosidade entre os dois Lordes Demoníacos que viria à tona nos anos mais recentes.

LIMO MODERNA

Juiblex finalmente ganhou um papel de protagonista no jogo com o advento da Terceira Edição de D&D. O Book Vile Darkness (2002) foi o primeiro suplemento desde o Manual dos Monstros original a dar ao Lorde Sem Face uma completa descrição de monstro. O Nível de Desafio 20 o fez ser categorizado como um dos “mais fracos Lordes Demoníacos”, mas como uma monstruosidade compleição feita de limos, gosmas, e geleias, ele permaneceu uma figura aterrorizante. Fiendish Codex I: Hordes of the Abyss (2006) fez cair o Lorde Demoníaco para ND 19, ao mesmo tempo em que reconheceu sua guerra em curso com Zuggtmoy.

Juiblex2

Foi nas revistas de D&D que Juiblex recebeu a maior atenção durante a era da Terceira Edição. Dungeon 132 (março de 2006) apresentou “Cavernas do Lorde Limo”, uma aventura em cavernas lodosas contendo um santuário para Juiblex. Embora o Lorde Sem Face não fizesse uma aparição na aventura, ela apresentava uma abundância de gosmas e limos – muitos dos quais novos para a terceira edição.

Juiblex voltaria à Dungeon na era da Quarta Edição, mencionado na série de artigos “The Demonomicon de Iggwilv” na edição 188 (Março de 2011). Esse artigo foi a descrição mais completa do Lorde Demoníaco até essa data, e incluiu tanto sua história quanto informações sobre a sua Shedaklah, a sua camada abissal em disputa.

Juiblex é mencionado em alguns outros suplementos da Quarta Edição. O mais notável deles é Demonomicon (2010), que promoveu o Lorde Demoníaco para se tornar controlador de duas camadas do Abismo: a camada 528 original e a disputada 222ª camada. Se essa história vai se tornar parte do novo conhecimento sobre o Lorde Sem Face na era da Quinta Edição, ainda resta ser visto.

Out of the Abyss marca a aparição de Juiblex no enredo da saga de Rage of Demons (e sutilmente transforma o Lorde Sem Face de “ele” para “ela”, como convém à sua natureza sobrenatural). Essa aventura ecoa do passado, dando a Juiblex uma série de assistentes gosmentos – incluindo o memorável Rei Pudim e os servos de um “Templo Gosmento” que ameaçam esmagar os aventureiros. Algumas coisas em D&D nunca mudam!

Sobre o Autor

Shannon Appelcline tem jogado RPG desde que seu pai o ensinou com a Caixa Básica de D&D no início da década de 1980. Ele é o editor-chefe da RPGnet e autor de Designers & Dragons, uma publicação de quatro volumes sobre a história da indústria do RPG, contando sobre uma companhia de cada vez.

Tradução: Caio Cobra
Equipe REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/juiblex-faceless-lord

Juiblex_Mosaic_Thumb

Share This Post

Leave a Reply