D&D 5ª Edição: Conselho do Sábio: Dúvidas de Regras (Fevereiro de 2016)

Conselho do Sábio é uma coluna mensal que dá clarificações oficiais das regras de D&D. Ela também, às vezes, fornece documentos de referência para ajudar o seu jogo de D&D a funcionar sem problemas.

Se você tiver perguntas para futuros artigos da nossa coluna, por favor, envie-as para sageadvice@wizards.com ou mande para o autor via o Twitter (@JeremyECrawford), onde o mesmo responde dúvidas entre as publicações dos artigos dessa coluna.

A Conselho do Sábio não se sobrepõe às decisões do Mestre de Jogo; as respostas e informações fornecidas aqui são destinadas a ajudar o Mestre a arbitrar o jogo.

Características de Classe

Um ladino pode usar o Ataque Furtivo mais de uma vez por rodada? Sim, mas não mais que uma vez por turno. No combate, uma rodada tem o turno de todos os combatentes (veja no Player’s Handbook, p. 189). Muitas habilidades no jogo, como o Ataque Extra, especificam que eles funcionam apenas no seu turno. A descrição do Ataque Furtivo especifica que você pode usá-lo uma vez por turno, mas não está limitado ao seu turno. A habilidade também não limita o número de vezes que você pode usar por rodada.

Essa regra é relevante pois algumas vezes você tem a chance de usar o Ataque Furtivo no turno de outra pessoa. A maneira mais comum disso acontecer é quando um inimigo provoca um ataque de oportunidade. Se os requisitos do Ataque Furtivo forem cumpridos, seu ataque de oportunidade pode se beneficiar dessa habilidade. Similarmente, um guerreiro poderia usar Golpe do Comandante para te dar um ataque no turno do guerreiro, e se o ataque se qualificar, ele pode usar o Ataque Furtivo. Ambas opções dependem da sua reação, então você só poderia usar uma delas numa rodada.

Por você só ter uma reação por rodada, é improvável que você use o Ataque Furtivo mais que duas vezes na mesma rodada: uma vez com sua ação e outra com sua reação.

Combate

Como eu sei qual modificador de atributo usar nas jogadas de ataque e de dano? O Player’s Handbook (Livro do Jogador) especifica qual modificador de atributo usar em uma jogada de ataque (p. 194) e qual usar na jogada de dano correspondente (p. 196). Aqui está um resumo:

Tipo de Ataque Jogada de Ataque Jogada de Dano
Ataque de arma corpo a corpo Modificador de Força* Modificador de Força
Ataque de arma à distância Modificador de Destreza* Modificador de Destreza
Ataque de magia Modificador do atributo de lançar magia** Depende do efeito

*adicione seu bônus de proficiência se você estiver usando uma arma que for proficiente.
**adicione seu bônus de proficiência. Seu atributo de soltar magias é determinado pela sua classe ou qualquer que seja a característica que tenha dado a habilidade de fazer um ataque mágico.

Por exemplo, se você fizer um ataque com uma arma corpo a corpo com uma espada longa, você adiciona seu modificador de Força na jogada de ataque e na jogada de dano do ataque. Em contraste, se você fizer um ataque mágico com o truque centelha de fogo, você adiciona seu modificador do atributo de lançar magia. Se você é um mago, Inteligência é seu atributo mágico, então adicione seu modificador de Inteligência. Centelha de fogo não diz para somar o seu modificador na jogada de dano, então você não soma.

Várias características do jogo fazem exceções explicitas à regra. Por exemplo, uma arma que tem a propriedade acuidade, deixa você escolher se vai usar seu modificador de Força ou Destreza. Outro exemplo: quando você usa a opção de lutar com duas armas no Player’s Handbook (p. 195), você não soma seu modificador de atributo no dano do ataque feito com a ação bônus, a não ser que ele seja negativo. Você no entanto, ainda soma seu modificador de atributo no ataque, já que essa opção não diz para não somar. Em outras palavras, você segue a regra geral até que uma exceção do jogo te diga para não seguir.

E sobre casos não usuais como a magia lâmina de fogo verde? A magia, que aparece no Sword Coast Adventure’s Guide, diz para você fazer um ataque de arma corpo a corpo com uma arma. Olhe na tabela acima, e você vê que, em circunstâncias normais, você usa o seu modificador de Força quando você faz um ataque com uma arma corpo a corpo. Não importa se a magia disse para você atacar. Se uma magia espera que você faça um ataque de magia, a descrição da magia vai dizer. Para exemplos, dê uma olhada em centelha de fogo e em raio de gelo. Ambas dizem – “ataque mágico.”

Monstros

O sopro de um dragão é mágico? Se você conjurar campo anti-magia, vestir uma armadura da invulnerabilidade, ou usar alguma outra habilidade do jogo que te dê proteção contra efeitos mágicos e não mágicos, você pode se perguntar, “Isso vai me proteger contra a sopro de um dragão?” O sopro de um típico dragão não é considerado mágico, então campo anti-magia não vai funcionar, mas a armadura da invulnerabilidade vai.

Você deve estar pensando, “Dragões parecem bem mágicos pra mim.” E sim, eles são extraordinários! A descrição deles até diz que eles são mágicos. Mas o nosso jogo faz uma distinção entre dois tipos de magia:

1. A magia de fundo, que faz parte da física do multiverso de D&D e da fisiologia de várias criaturas de D&D
2. A energia magica concentrada que está contida num item mágico ou que é canalizada para criar uma magia ou outro efeito mágico focado

Em D&D, o primeiro tipo de magia é parte da natureza. E é tão anulável quanto o vento. Um monstro como um dragão existe por causa dessa natureza aumentada pela magia. O segundo tipo de magia é sobre o que as regras se preocupam. Quando uma regra se refere a algo sendo mágico, ela está se referindo a esse segundo tipo de magia. Determinar se algo do jogo é mágico é bem simples. Pergunte a si mesmo essas questões sobre a característica mágica.

– É um item mágico?
– É uma magia? Ou te deixa criar os efeitos de uma magia que é mencionada na descrição?
– É um ataque mágico?
– A descrição diz ser algo mágico?

Se sua resposta para alguma dessas perguntas é sim, então a característica é mágica

Vamos olhar o Sopro de Frio de um dragão branco e nos perguntar essas perguntas. Primeiro, Sopro de Frio não é um item mágico. Segundo, na sua descrição não é mencionado nenhuma magia. Terceiro, ele não é um ataque mágico. Quarto, a palavra “mágico” não aparece em parte alguma de sua descrição. Nossa conclusão: Sopro de Frio não é considerado um efeito mágico do jogo, mesmo sabendo que dragões são seres incríveis e sobrenaturais.

Itens Mágicos

Armas mágicas dão bônus nas jogadas de ataque e de dano? Uma arma mágica dá um bônus nas jogadas de ataque e dano apenas se sua descrição assim o disser. Toda arma mágica pode passar resistências e imunidades a dano de ataques não mágicos, mas apenas certas armas são mais precisas e mais danosas que suas versões não mágicas. Por exemplo, tanto uma espada longa +1 quanto uma matadora de gigantes (giant slayer) dão um bônus de +1 nas jogadas de ataque e dano, mas nem uma língua flamejante (flame tongue) nem uma marca do frio (frost brand) dão esse bônus. Todas as quatro armas no entanto, podem ignorar a resistência a dano concussivo, perfurante ou cortante de um elemental de terra contra ataques não mágicos.

Em resumo, o bônus em jogadas de ataque e dano numa arma mágica é considerado uma propriedade especial, e não algo que todas as armas mágicas têm automaticamente.

SOBRE O AUTOR

Jeremy Crawford é o designer-chefe adjunto da 5ª edição de Dungeons & Dragons. Ele foi o designer-chefe do novo Livro do Jogador e um dos designers-chefes do Guia do Mestre. Ele já trabalhou em muitos outros livros de D&D desde que chegou à Wizards of the Coast em 2007. Você pode encontrá-lo no Twitter (@JeremyECrawford).

Tradução: Felipe Savino Dias
Equipe da REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/rules-answers-february-2016

D&D Rules Answers Feb

Share This Post

Leave a Reply