D&D 5ª Edição: Conselho do Sábio: Dúvidas de Regras (Abril de 2016)

Conselho do Sábio é uma coluna mensal que dá clarificações oficiais das regras de D&D. Ela também, às vezes, fornece documentos de referência para ajudar o seu jogo de D&D a funcionar sem problemas.

Se você tiver perguntas para futuros artigos da nossa coluna, por favor, envie-as para sageadvice@wizards.com ou mande para o autor via o Twitter (@JeremyECrawford), onde o mesmo responde dúvidas entre as publicações dos artigos dessa coluna.

A Conselho do Sábio não se sobrepõe às decisões do Mestre de Jogo; as respostas e informações fornecidas aqui são destinadas a ajudar o Mestre a arbitrar o jogo.

CARACTERÍSTICAS DE CLASSE

Se você utiliza o Combate com Armas Grandes com uma característica como Destruição Divina ou uma magia como maldição, você pode jogar novamente qualquer dado com resultado 1 ou 2 para infligir dano extra? A característica Combate com Armas Grandes – a qual é compartilhada por guerreiros e paladinos – existe para beneficiar apenas a jogada de dano da arma utilizada com essa característica. Por exemplo, se você usar uma espada grande com essa característica, você pode jogar novamente qualquer um dos dados com resultado 1 ou 2 dos 2d6 de dano da arma. Se você é um paladino e estiver usando Destruição Divina com uma espada grande, a característica Combate com Armas Grandes não permite você jogar novamente os resultados 1 ou 2 dos dados de Destruição Divina.

O motivo principal dessa limitação é para prevenir o tédio de jogadas de dados excessivas. Muitos dos limites do jogo foram feitos visando à inibição de ações que atrasariam o ritmo de uma sessão. A ausência de um limite para a aplicação dos benefícios da característica Combate com Armas Grandes, iria também abrir portas para fornecer mais bônus de dano do que foi a nossa intenção, mesmo que as chances para que isso ocorra sejam mínimas se comparadas às numerosas novas jogadas que tornariam o jogo mais lento.

Se um bruxo utiliza o Pacto da Lâmina para criar laços com uma arma mágica, essa arma precisa ser uma arma de combate corpo a corpo? O bruxo pode modificar a forma dessa arma? O Pacto da Lâmina é uma característica do bruxo (Player’s Handbook, 107-8) e permite a você criar uma arma de combate corpo a corpo a partir do nada. Sempre que o fizer, você determina a forma da arma, escolhendo entre as opções de armas de combate corpo a corpo na tabela de armas no Player’s Handbook (P. 149). Por exemplo, você pode criar um machado grande e então usar novamente essa façanha para criar uma azagaia, fazendo com que o machado grande desapareça.

Você também pode usar o Pacto da Lâmina para criar um laço com uma arma mágica, transformando ela em sua arma do pacto. Essa arma mágica não precisa ser uma arma de combate corpo a corpo, então você pode utilizar essa característica em um arco longo +1, por exemplo. Uma vez que esse laço é formado, o item mágico aparece sempre que você chamar sua arma do pacto. Por padrão, você não pode modificar a forma da arma mágica quando ela aparecer. Por exemplo, se você criar o laço com uma língua de fogo (espada longa) e enviar a arma para o espaço extra dimensional dessa característica, a arma volta com a forma de espada longa quando você a invoca. Você não pode modificá-la para que se apareça como uma clava. Similarmente, se você criar laços com uma adaga de veneno, você não pode invocá-la na forma de um malho; ela sempre será uma adaga.

A característica inicialmente permite a conjuração de uma arma de combate corpo a corpo, mas nós permitimos uma versatilidade maior quando se trata de uma arma mágica. Nós não quisemos dar um foco maior à característica para fazer com que um bruxo fique insatisfeito quando uma variedade de armas mágicas aparecerem na campanha, mas essa versatilidade não ultrapassa a temática de combate corpo a corpo dessa característica? Com toda a certeza, mas nós estamos propostos a ocasionalmente ajustar os conceitos das regras se com isso aumentarmos a felicidade dos jogadores.

MAGIAS

Você pode utilizar as magias lâmina do fogo verde e lâmina explosiva com Ataque Extra, ataques de oportunidade, Ataque Furtivo e outras opções de ataque com arma? Desde que foram introduzidas no Sword Coast Adventurer’s Guide, as magias lâmina do fogo verde e lâmina explosiva são alvos de diversas questões, pois ambas fazem algo nada usual: têm como pré-requisito a execução de um ataque corpo a corpo com arma como parte da conjuração da magia.

Primeiro, cada uma dessas magias envolvem um ataque normal com arma corpo a corpo, não um ataque mágico, então você utiliza qualquer modificador de habilidade que normalmente você utilizaria com aquela arma. (Uma magia diz pra você se ela inclui um ataque mágico, e nenhuma dessas magias fazem isso.) Por exemplo, se você utilizar uma espada longa com a lâmina do fogo verde, você utiliza o modificador de Força para as jogadas de ataque e de dano com a arma

Segundo, nem a lâmina do fogo verde nem a lâmina explosiva funcionam com Ataque Extra ou qualquer outra característica que requer o uso da ação Atacar. Como outras magias, esses truques mágicos requerem que ocorra a ação Lançar Magia, e não a ação Atacar, e eles não podem ser usados para realizar ataques de oportunidade, a não ser que uma característica especial permita isso.

Terceiro, esses ataques com arma funcionam com um Ataque Furtivo se todos os pré-requisitos normais para essa característica forem cumpridos. Por exemplo, se você tem a característica Ataque Furtivo e você utiliza a lâmina do fogo verde com uma arma de acuidade, você pode infligir o dano de Ataque Furtivo no alvo do ataque com arma se você tiver vantagem nessa jogada de ataque e conseguir acertar.

A magia raio lunar causa dano quando você a lança? E quando o efeito dela se move para uma criatura? A resposta para ambas as perguntas é não. Aqui estão algumas elaborações sobre essa resposta.

Algumas magias e outras características de jogo criam uma área de efeito que faz algo com a criatura que entre nessa área pela primeira vez em um turno ou quando a criatura começa o seu turno naquela área. O turno que você utiliza tal magia, você está primariamente planejando afetar os seus alvos em turnos seguintes. Raio lunar por exemplo, cria um raio de luz que pode causar dano a uma criatura que entrar no raio ou que começar seu turno no raio.

A seguir uma lista de magias com o mesmo tempo de funcionamento para suas áreas de efeito:

– barreira de lâminas

– guardiões espirituais

– nuvem de adagas

– nuvem mortal

– proibição

– raio lunar

– tempestade de neve

– tentáculos negros de Evard

Ao ler a descrição de tais magias, você pode se perguntar se a criatura é considerada como entrando na área de efeito da magia se a magia for criada no espaço em que a criatura já estiver. E se a área de efeito puder ser movida – da mesma forma que o raio gerado pela magia raio lunar pode – para o espaço em que a criatura estiver, se isso também conta como se a criatura estivesse entrado na área da magia? Nossa intenção de design para essas magias é: a criatura entra na área de efeito quando a criatura passa por lá. Criar a área de efeito na criatura ou mover a área de efeito na criatura não contam como disparador. Se a criatura ainda estiver na área no começo do turno dela, então sim ela sofre os efeitos da magia.

Entrar em tal área de efeito não precisa ser de forma voluntária, a menos que a magia diga ao contrário. Por conta disso, você pode, por exemplo, arremessar uma criatura dentro de uma área de efeito de uma magia como onda trovejante. Nós consideremos isso como uma jogada inteligente e balanceada, portanto está aberto a temporada de arremesso de goblins! Mas mantenha em mente que a criatura está sujeita a tal efeito em área somente a primeira vez que ela entra na área em um turno. Ou seja, se você tirar e colocar a mesma criatura diversas vezes em um efeito de área no mesmo turno, ela só receberá o dano uma única vez.

Resumindo, uma magia como raio lunar afeta uma criatura quando essa passa pela área de efeito e quando ela começa o turno naquele lugar. Você está essencialmente criando um terreno perigoso no meio do campo de batalha.

SOBRE O AUTOR

Jeremy Crawford é o designer-chefe adjunto da 5ª edição de Dungeons & Dragons. Ele foi o designer-chefe do novo Livro do Jogador e um dos designers-chefes do Guia do Mestre. Ele já trabalhou em muitos outros livros de D&D desde que chegou à Wizards of the Coast em 2007. Você pode encontrá-lo no Twitter (@JeremyECrawford).

Tradução: Gabriel Nascimento Novaes
Equipe da REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/rules-answers-april-2016

April Rules Article_Subsection_Hero_Image

Share This Post

Leave a Reply