D&D 5ª Edição: Conselho do Sábio: Dúvidas de Regras (Junho de 2016)

Conselho do Sábio é uma coluna mensal que dá clarificações oficiais das regras de D&D. Ela também, às vezes, fornece documentos de referência para ajudar o seu jogo de D&D a funcionar sem problemas.

Este mês, nós mergulhamos nos arquivos do meu Twitter e adicionamos um monte de questões e respostas ao Compêndio do Conselho do Sábio. Com a ajuda de Chris Dupuis, eu tenho mexido e estendido um número de respostas que foram escritas entre Julho e Agosto de 2015. Essas perguntas tocam em uma variedade de tópicos de regras.

Se você tiver perguntas para futuros artigos da nossa coluna, por favor, envie-as para sageadvice@wizards.com ou mande para o autor via o Twitter (@JeremyECrawford), onde o mesmo responde dúvidas entre as publicações dos artigos dessa coluna.

A Conselho do Sábio não se sobrepõe às decisões do Mestre de Jogo; as respostas e informações fornecidas aqui são destinadas a ajudar o Mestre a arbitrar o jogo.

CARACTERÍSTICAS DE CLASSES

O Sentido de Perigo do bárbaro funciona contra Armas de Sopro e habilidades especiais de inimigos? O Sentido de Perigo beneficia qualquer teste de Destreza contra um efeito que o bárbaro possa ver.

Um druida do Circulo da Lua pode falar em idiomas que ele conhece enquanto na forma de um elemental? Sim, pois os elementais listados para o druida na Forma Selvagem Elemental podem falar.

Se um druida em uma forma elemental pode falar, ele pode lançar magias? Um druida pode usar magias enquanto na Forma Selvagem apenas quando ganha a característica Magia Bestial no 18º nível.

Se um druida pega o talento Iniciado em Magia e escolhe detectar magia como uma de suas magias do talento, ele pode utilizá-la em forma de ritual? A característica Preparação de Ritual do druida requer que um ritual para ser preparado. A magia do talento Iniciado em Magia é uma que o personagem conhece, mas não é preparada.

O ataque bônus da característica Magia de Guerra do Cavaleiro Místico ocorre sempre após você lançar o truque mágico, ou ele pode acontecer antes? A intenção é que esse ataque bônus possa vir antes ou depois do truque. Você escolhe quando usar a ação bônus durante o seu turno, a não ser que a ação bônus especifique quando ela deverá ser usada (página 189 do Player’s Handbook).

Não existe uma opção de bolsa de componentes no equipamento inicial do patrulheiro. A classe não precisa de uma dessas e nem de um item de foco para suas magias? O patrulheiro segue as regras de lançamento de magias no capitulo 10 do Player’s Handbook, incluindo a regra dos componentes. Tipicamente, o patrulheiro utiliza uma bolsa de componentes para os componentes materiais da magia, mas não começa com um porque o patrulheiro não utiliza magias no 1º nível.

Um ladino pode utilizar Evasão se ele estiver surpreso? A regra diz: “Se você estiver surpreso, você não pode se mover ou realizar uma ação”. Desta forma, um ladino pego de surpresa pode utilizar a Evasão, pois essa característica não requer a realização de uma ação ou movimento.

As regras de metamagia dizem que você não pode utilizar múltiplas opções metamágicas em uma única magia. Mas você pode utilizar a mesma opção múltiplas vezes? A intenção é que o feiticeiro possa utilizar uma opção metamágica em uma magia que ele lance, e não a mesma opção mais de uma vez.

Utilizar uma ação bônus encerra a invisibilidade da invocação Um com as Sombras do bruxo? Usar uma ação bônus quebra a invisibilidade de Um com as Sombras. Uma ação bônus é uma ação.

A habilidade do 14º Nível do Ilusionista permite que você faça algo real toda rodada ou apenas uma vez? A habilidade Realidade Ilusória permite a criação de um objeto real por magia de ilusão.

Um mago abjurador ganha resistência contra dano mágico no 14º Nível. Essa resistência também se aplica para a Defesa Arcana do abjurador? O abjurador ganha a resistência no 14º nível e não a sua Defesa Arcana.

MULTICLASSE

Os aprimoramentos de valores de atributos são dependentes do nível de classe ao invés do seu nível total? Esses aprimoramentos de atributos são baseados no seu nível em uma classe particular, não no seu nível total se você fez multiclasse. Na tabela de sua classe é dito quando você recebe esse aprimoramento.

Tenho um personagem mago com multiclasse em feiticeiro de Magia Selvagem. As magias que ele lança de seu grimório acionam o Surto de Magia Selvagem se essa magia também estiver na lista de magias do feiticeiro ou ele tem que ganhar a magia pelo nível de feiticeiro para acionar o Surto? Nas regras de multiclasse está escrito: “Cada magia que você sabe e prepara está associada com uma de suas classes” (Player’s Handbook, página 164). Essa regra estabelece que apenas as magias adquiridas dos níveis de feiticeiro podem acionar o Surto de Magia Selvagem.

Quando fazendo multiclasse, você ganha todos os truques mágicos de todas as suas classes? Sim, se alguma dessas classes te dá acesso a truques mágicos você recebe eles normalmente.

Você ganha proficiência em mais testes de resistência quando faz multiclasse? Uma classe oferece diversas proficiências iniciais que você recebe quando ela é a sua primeira classe. Se essa classe não é a sua primeira, você apenas ganha as proficiências iniciais daquela classe que são listadas na tabela de Proficiências de Multiclasse (Player’s Handbook, página 163). Não existem testes de resistência nessa tabela.

Independente de se a classe que você ganhou um nível é a sua primeira ou não, você ainda ganha qualquer proficiência que sua classe permite através de suas características. Por exemplo, se você ganhar um nível de clérigo e escolhe o Domínio da Guerra, você se beneficia da Proficiência Bônus que a característica fornece, mesmo se clérigo não for sua primeira classe.

Posso fazer uma multiclasse na mesma classe para pegar mais de uma subclasse? Não. A multiclasse foi planejada para comportar apenas classes diferentes. Você pode ser um guerreiro/ladino, mas nunca um ladino/ladino

COMBATE

Uma criatura voadora sem a característica de flutuar pode permanecer em um único lugar enquanto estiver voando ou ela precisa se mover a cada turno? Um voador que carece da característica de flutuar pode permanecer em cima sem ficar se movendo todo turno.

Você pode se mover através de um inimigo derrubado? A condição de estar derrubado não sobrescreve a regra que impede você de se mover através do espaço de um inimigo, a não ser que o inimigo seja pelo menos duas categorias de tamanho menor ou maior que você. Se você se mover através do espaço de outra criatura, seja ela um amigo ou um inimigo, o espaço é um terreno difícil para você, e você não pode escolher encerrar seu movimento nesse espaço. Veja o Player’s Handbook, nas páginas 190 até 192, para mais informações sobre movimento em combate.

O ritmo de viagem é aplicável para o movimento em combate ou apenas quando em viagem? O ritmo de viagem (Player’s Handbook, páginas 181 e 182) não se aplica em combate.

Uma criatura com o efeito de cegueira pode realizar um ataque de oportunidade? Um ataque de oportunidade é acionado por “uma criatura hostil que você pode ver” (Player’s Handbook, página 195). Se você não pode ver um inimigo, você não pode realizar um ataque de oportunidade contra ele.

Um ataque de oportunidade pode ser utilizado para realizar uma ação de Agarrar ou de Encontrão? As manobras Agarrar e Encontrão são parte da ação de Atacar (Player’s Handbook, página 195), e não um ataque de oportunidade, portanto não. Mas você pode realizar uma dessas ações fora do seu turno através da ação Preparar, realizada no seu turno.

Um dano pode ser reduzido para zero por efeito de resistência ou outra forma de redução de dano? Não existe um dano minimo nas regras, então é possível que um ataque, uma magia ou outro efeito inflija zero de dano por redução.

O meu alvo de ataque à distância iniciou um combate corpo a corpo contra outra criatura, ele recebe algum tipo de cobertura ou eu recebo uma desvantagem? Seu alvo tem meia cobertura se outra criatura está entre você e seu alvo (Player’s Handbook, página 196).

LANÇAMENTO DE MAGIAS

Para preparar uma magia ou outra ação de preparo, o alvo tem que estar no meu alcance? O seu alvo precisa estar dentro do alcance quando você usa a ação preparada, mas não para preparar uma ação.

Como funciona a ação Preparar com uma magia? Você gasta seu espaço de magia se o lançamento nunca acontecer? O espaço de uma magia usada na ação Preparar é perdido se você não soltar a magia usando sua reação antes do começo do seu próximo turno.

ATAQUES MÁGICOS

Algumas magias, como rajada mística, tem uma criatura como alvo. Outras, como centelha de fogo, inclui como alvo objetos também. Isso significa que eu não posso atacar uma porta com rajada mística? As especificações de alvos, como criaturas e objetos, são intencionais.

Um “ataque mágico corpo a corpo” conta como um “ataque corpo a corpo” para o Toque da Morte? Um ataque mágico corpo a corpo é de fato um ataque corpo a corpo e pode se qualificar para a característica Toque da Morte do clérigo do Domínio da Morte.

TEMPO DE LANÇAMENTO

Se uma magia tem o tempo de lançamento maior, você tem que completar esse requerimento de tempo para lançar a magia com sucesso? Veja a seção “Tempos de Lançamento Maiores” no Player’s Handbook (página 202) para como essa categoria de tempo funciona.

MAGIAS ESPECÍFICAS

Efeitos de doença da magia contágio são acionados imediatamente ou quando o alvo falha os três testes de resistência? Os efeitos da magia contágio foram feitos para serem ativados após três falhas em testes de resistência.

Se dissipar magia tem como alvo o efeito mágico de uma benção lançada por um clérigo, ele remove o efeito de todos os alvos? Dissipar magia encerra a magia em um alvo. Ele não encerra a mesma magia em outros alvos.

A ação extra fornecida pela magia velocidade pode ser usada para ativar um item mágico? Não. Ativar um item mágico não é uma função da ação Usar um Objeto (Dungeon Master’s Guide, página 141).

O dano extra de uma maldição apenas se aplica se for realizada uma jogada de ataque? O dano extra em uma magia de maldição requer um ataque que acerte.

Um objeto criado com ilusão menor pode se mover? Por exemplo, uma parede deslizando por um corredor? Um objeto ilusório criado por uma ilusão menor não se move. Compare com magias como enganar que falam sobre ilusões com movimento.

Uma magia como bola de fogo pode exceder o raio de 6 metros de seu efeito se o ponto de origem for colocado em um espaço fechado? O fogo da magia bola de fogo pode se espalhar pelos cantos, mas é limitado pelos 6 metros de raio.

Uma criatura amigável sob o efeito de metamorfose tem que manter os atributos mentais de sua nova forma? Sim, essa é a intenção.

MONSTROS

O monstro ter a habilidade de lançar uma magia à vontade significa que ele pode lançar essa magia como uma ação padrão ou é uma ação bônus? Se o monstro tem a habilidade de lançar uma magia à vontade, essa magia é lançada usando o tempo normal dela.

O Monster Manual diz que os gnolls falam Gnoll, mas o Player’s Handbook não menciona esse idioma. Qual o correto? A tabela de idiomas do Player’s Handbook não lista todos os idiomas do multiverso de D&D. O Monster Manual inclui outros idiomas como o Sahuagin e o Gnoll.

O movimento da ação lendária Ataque com Asas de um dragão provoca ataques de oportunidade se ele se mover pra fora do espaço de ameaça? Nada no Ataque com Asas protege o dragão de ataques de oportunidade.

Um monstro é imune a dano de armas de concussão não mágicas. Ele ainda recebe o dano de cair de uma altura grande? Sim, o monstro ainda sente o ferimento da queda.

Se um monstro realiza um ataque corpo a corpo que utiliza o modificador de Destreza, é considerado que ele usou uma arma com a propriedade Ágil? Uma arma não tem a propriedade Ágil a menos que sua descrição diga isso, e utilizar a Destreza para um ataque não confere a propriedade Ágil. Se a arma tiver essa propriedade, você pode usar a Força ou Destreza com ela.

Como funciona a habilidade Liderança em um monstro? É uma única vez ou 1 vez por rodada para todas as ações dos aliados por 1 minuto? Uma criatura ativa a Liderança como uma ação. Até que o beneficio acabe, a criatura pode fornecer um dado extra sempre que um aliado visível ao alcance realizar um ataque ou fazer um teste de resistência.

Um vampiro é afetado pela magia imobilizar pessoas ou acalmar emoções? Um vampiro é uma criatura do tipo morto-vivo, e não do tipo humanoide, então ele não é afetado por nenhuma dessas magias.

ITENS MÁGICOS

Poções podem ser administradas em personagens inconscientes como uma ação? Sim, você pode aplicar uma poção em alguém como uma ação (Dungeon Master’s Guide, página 139).

Armas mágicas com a propriedade de arremesso (dardo e outros) retornam para o dono depois de arremessadas? A descrição da arma mágica explicita se ela retorna para você, como na arremessadora dos anões (Dungeon Master’s Guide, página 167).

Se um elfo for alvo de poção do amor, ele ganha um teste de resistência considerando ela como um efeito de encanto? A descrição indica que não há teste de resistência. A descrição da poção do amor implica que não existe um teste de resistência. Não há como resistir a poção do amor, o amor é forte demais.

Se uma poção não duplica a magia, ela requer concentração? O efeito de uma poção requer a concentração apenas se estiver em sua descrição ou se ela duplicar uma magia que originalmente requer concentração.

SOBRE O AUTOR

Jeremy Crawford é o designer-chefe adjunto da 5ª edição de Dungeons & Dragons. Ele foi o designer-chefe do novo Livro do Jogador e um dos designers-chefes do Guia do Mestre. Ele já trabalhou em muitos outros livros de D&D desde que chegou à Wizards of the Coast em 2007. Você pode encontrá-lo no Twitter (@JeremyECrawford).

Tradução: Gabriel Nascimento Novaes
Equipe da REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/rules-answers-june-2016

Article_DnD_BtS_Header

Share This Post

Leave a Reply