D&D 5ª Edição: Conselho do Sábio: Dúvidas de Regras (Julho de 2016)

Conselho do Sábio é uma coluna mensal que dá clarificações oficiais das regras de D&D. Ela também, às vezes, fornece documentos de referência para ajudar o seu jogo de D&D a funcionar sem problemas.

Este mês, nós mergulhamos nos arquivos do meu Twitter e adicionamos um monte de questões e respostas ao Compêndio do Conselho do Sábio.

Se você tiver perguntas para futuros artigos da nossa coluna, por favor, envie-as para sageadvice@wizards.com ou mande para o autor via o Twitter (@JeremyECrawford), onde o mesmo responde dúvidas entre as publicações dos artigos dessa coluna.

A Conselho do Sábio não se sobrepõe às decisões do Mestre de Jogo; as respostas e informações fornecidas aqui são destinadas a ajudar o Mestre a arbitrar o jogo.

CARACTERÍSTICAS DE CLASSE

Em relação ao Ataque Imprudente do bárbaro, você dá vantagem para todos os inimigos ou só para o alvo do seu ataque? Se você usar o Ataque Imprudente do bárbaro, todas as jogadas de ataque têm vantagem contra você até o começo do seu próximo turno.

Quando um clérigo usa a característica Ira Destrutiva, ela maximiza todo o dano contanto que uma parte dele seja de relâmpago ou trovão? Ira Destrutiva é feita para maximizar apenas o dano de relâmpago e trovão.

Um guerreiro pode ter dois estilos de combate ativos ao mesmo tempo? Como Duelo e Defesa, por exemplo? Você pode se beneficiar de mais de um estilo de combate por vez, contanto que eles não sejam mutualmente exclusivos, como o são Duelo e Luta com Arma Grande.

O silêncio de um monge do Caminho da Sombra pode ser dissipado? Uma magia é uma magia, não interessa sua fonte. Quando você lança uma magia através de uma característica de classe, a magia é sujeita às regras normais de lançamento de magia, a não ser que a característica diga outra coisa.

A Técnica da Mão Aberta de um monge pode empurrar ou derrubar uma criatura Grande ou maior? A Técnica da Mão Aberta ignora intencionalmente o tamanho da criatura. O ki do monge serve de poder para efeitos extraordinários! Se uma característica é limitada pelo tamanho da criatura, ela te dirá.

O Sentido Divino do paladino registraria um tiefling devido à herança infernal dele? Um tiefling é um humanoide, não um abissal, e portanto não aparece no Sentido Divino. A característica detecta criaturas que tenham o tipo celestial, abissal ou morto-vivo.

Em relação à ativação da habilidade Assassinar do ladino, quando uma criatura para de ficar surpresa? Depois do seu turno na rodada ou no fim da rodada? A ideia é que uma criatura surpreendida para de estar surpresa ao final do seu primeiro turno no combate.

Se um feiticeiro lançar uma magia com apenas componentes verbais ou somáticos usando Magia Sutil, um oponente pode usar contramagia nela? Magia Sutil protege uma magia sem componentes materiais de contramagia, já que você não consegue vê-la sendo conjurada.

EQUIPAMENTO

Armadura pesada reduz os testes de resistência ou testes de atributo de Destreza que não sejam de Furtividade? Se você tem proficiência com ela, armadura pesada não afeta testes de resistência ou testes de atributo de Destreza que não sejam de Furtividade.

MULTICLASSE

Um aumento temporário de atributo preencheria um requisito de multiclasse, ou o valor base do atributo deve preencher os requisitos? A intenção é que seu atributo base, e não um valor temporário, tenha que preencher os requisitos de multiclasse.

Um bárbaro/clérigo pode usar arma espiritual para atacar enquanto está em Fúria, se a magia foi lançada antes dele entrar nesse estado? A Fúria do bárbaro deixa impossível a concentração em magias, mas não tem efeitos em magias que não requerem concentração, como arma espiritual.

Um bárbaro/guerreiro (Mestre de Batalha) pode usar manobras enquanto está em Fúria? Nada na Fúria do bárbaro impede o uso de manobras.

TALENTOS

Adept Elemental é o único talento que pode ser pego mais de uma vez? Adepto Elemental é o único talento no Livro do Jogador que você pode pegar mais de uma vez.

Características de classe e talentos às vezes influenciam um druida metamorfoseado. O talento Resistente tem efeito enquanto metamorfoseado? A proposta é que não. O talento Resistente afeta somente os pontos de vida do druida, que são trocados pelos pontos de vida do animal enquanto estiver usando a Forma Selvagem.

TESTES DE ATRIBUTO

É possível ter um acerto crítico num teste de atributo? Por exemplo, numa tentativa de agarrar, um crítico ganha ou o maior número ganha? Testes de atributos não têm acertos críticos. Jogadas de ataque têm.

Um resultado 1 em um teste de atributo é uma falha automática? O resultado 1 em um teste de atributo ou em um teste de resistência não é uma falha automática. O resultado 1 é um erro automático para um ataque.

AVENTURANDO-SE

Existe uma maneira de recuperar Inteligência perdida, como depois do ataque de um devorador de intelecto que zera ela? A magia restauração maior pode remover a redução de um atributo.

COMBATE

Um agarrão ou um encontrão acionam a Ira da Tempestade do clérigo da Tempestade ou o Riposte do guerreiro mestre de batalha? A resposta para as duas perguntas é não. As opções agarrão e encontrão (Player’s Handbook, pág. 195) não resultam em um acerto ou em um erro.

Eu tenho uma ação preparada. Posso parar de preparar ela para fazer um ataque de oportunidade? Ou preparar uma ação é um compromisso de turno completo? Se você tem uma ação preparada, você pode fazer um ataque de oportunidade, o que faz você parar de preparar uma ação.

Se um mago lançar uma magia como bola de fogo durante uma rodada surpresa, os inimigos têm desvantagem nos testes de resistência deles? Estar surpreso não afeta testes de resistência. Se você está surpreso, você não pode se mover ou tomar ações no seu primeiro turno no combate, e não tem reação até que aquele turno acabe (Player’s Handbook, pág. 189).

Ataques com rede são sempre feitos com desvantagem? A não ser que você tenha uma habilidade especial que diga de outra maneira, qualquer ataque com uma rede tem desvantagem porque ou você está a 5 pés do seu alvo (veja Player’s Handbook, pág. 149), ou você está atacando no alcance longo, que é entre 5 e 15 pés, para a rede.

LANÇAMENTO DE MAGIAS

Quem lança a magia pode lançar fora de um alvo, para minimizar o dano em aliados, como na magia despedaçar? Quem lança a magia escolhe onde será o ponto de origem de uma magia como despedaçar, e pode portanto escolher uma posição que seja vantajosa para os aliados.

Uma magia de alcance de toque é considerado um ataque corpo a corpo no propósito de render inimigos ao invés de matá-los? Ter um alcance de toque não significa que uma magia é um ataque corpo a corpo. Uma magia te diz se fizer um ataque desses.

Conjurar uma magia como ritual requer concentração se essa magia normalmente não requer? Concentração é necessária quando se conjura qualquer magia, incluindo a versão ritualística, com duração maior que 1 ação (veja no Player’s Handbook, pág. 202). Uma vez que a magia foi conjurada, ela só requer concentração se a sua duração assim o disser.

Efeitos mágicos permanentes podem ser dissipado? Ou eles não mais são considerados efeitos mágicos uma vez permanentes? Se um efeito de uma magia se tornar permanente, ele pode ser dissipado, a não ser que a descrição diga que não.

Quem lança a magia precisa aprender uma versão ritualística dela além da versão normal, ou elas são as mesmas? Para lançar a versão ritualística de uma magia que você conheça, você precisa de uma característica como Rituais, que te deixa lançar magias como ritual. Você não precisa aprender uma versão especial da magia para isso.

MAGIAS ESPECÍFICAS

Se o dano de desintegrar reduzir um meio-orc à 0 pontos de vida, Resistência Implacável previne o orc de virar cinzas? Se desintegrar reduzir você à 0 pontos de vida, você é morto instantaneamente, já que você vira pó. Se você é um meio-orc, Resistência Implacável não pode te salvar.

O que acontece se um druida usando Forma Selvagem for reduzido à 0 pontos de vida por desintegrar? O druida simplesmente volta da forma animal? O druida vira pó, já que a magia desintegra você no instante que você chega à 0 pontos de vida.

A magia banquete de heróis garante imunidade a dano de veneno ou só à condição de envenenado? A magia banquete de heróis garante imunidade a veneno de qualquer forma – dano ou condição.

Ilusão menor poderia criar uma neblina? Se sim, atirar uma flecha através dela cancelaria a ilusão? Um objeto ilusório feito por ilusão menor é um banco, uma pedra ou coisas do gênero, não um efeito atmosférico.

SOBRE O AUTOR

Jeremy Crawford é o designer-chefe adjunto da 5ª edição de Dungeons & Dragons. Ele foi o designer-chefe do novo Livro do Jogador e um dos designers-chefes do Guia do Mestre. Ele já trabalhou em muitos outros livros de D&D desde que chegou à Wizards of the Coast em 2007. Você pode encontrá-lo no Twitter (@JeremyECrawford).

Tradução: Felipe Savino de Oliveira Dias
Equipe da REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/rules-answers-july-2016

Article_DnD_BtS_Header

Share This Post

Leave a Reply