D&D 5ª Edição: Escolha seu Caminho: Ladino

Ladinos se fiam em perícia, furtividade e nas vulnerabilidades dos seus inimigos para obter superioridade em qualquer situação. Eles possuem uma aptidão especial para encontrar a solução de praticamente qualquer problema, trazendo engenhosidade e versatilidade aos seus grupos de aventureiros.

Toda vila e cidade tem sua parcela de ladinos. A maioria deles encarna os piores estereótipos da classe, vivendo como assaltantes, assassinos, batedores de carteiras e vigaristas. Muitas vezes esses patifes são organizados em guilda de ladrões ou famílias do crime. Uma profusão de ladinos opera de forma independente, mas mesmo eles, por vezes, recrutam aprendizes para ajudá-los em seus golpes e roubos. Uns poucos ladinos levam uma vida honesta como chaveiros, investigadores, ou exterminadores, o que pode ser um trabalho perigoso em um mundo onde ratos atrozes – e homens-ratos – assombram os esgotos.

Como aventureiros, ladinos se colocam nos dois lados da lei. Alguns são criminosos endurecidos que decidem buscar sua fortuna em tesouros escondidos, enquanto outros entram em uma vida de aventura para escapar da lei. Outros aprenderam e aperfeiçoaram as suas perícias com o propósito explícito de se infiltrar em ruínas antigas e criptas ocultas em busca de tesouros.

Ladinos dedicam muito esforço tanto para dominar o uso de uma variedade de perícias, quanto para aperfeiçoar suas habilidades de combate, o que lhes dá uma especialização que poucos outros personagens podem igualar. Muitos ladinos concentram em furtividade e enganação, enquanto outros refinam as perícias que os ajudarão em um ambiente de masmorra, como escalar, encontrar e desarmar armadilhas, e abrir fechaduras.

Quando se trata de combate, ladinos priorizam perícia sobre a força bruta. Um ladino prefere fazer um ataque preciso, colocando-o exatamente onde vai prejudicar mais o alvo, do que derrubar um oponente com muitos golpes menos efetivos. Eles têm uma habilidade quase sobrenatural para evitar o perigo, e alguns ladinos aprendem truques mágicos para complementar suas outras habilidades.

Um Breve Olhar no Passado

Uma descrição do conceito da classe do Livro do Jogador da 2ª Edição:

“A profissão de ladrão não é honrada, ainda que não seja inteiramente desonrosa também. Muitos heróis populares famosos são dados a roubar – Reynard a Raposa, Robin Goodfellow, e Ali Baba, entre outros. Em seu melhor, o ladrão é um herói romântico impulsionado por um propósito nobre, mas um pouco carente de força de caráter. Tal pessoa pode realmente se esforçar para fazer o bem, mas continuamente entra em conflito com a tentação.”

Tradução: Marcelo Telles
Coordenador da REDE
RPG

Fonte: dnd.wizards.com/dungeons-and-dragons/what-is-dnd/classes/rogue

classes_rogue_header

Share This Post

Leave a Reply