Universos RPG em financiamento coletivo!

Um novo sistema de RPG que virá acompanhado de dois fantásticos cenários!

Já imaginou jogar RPG sem ter que ficar consultando o livro de regras a todo momento? E jogar RPG com regras lógicas, intuitivas e balanceadas?

É a premissa do Universos, um sistema robusto, com uma boa mecânica de combate e de construção de personagem, mas que não é um sistema difícil, pois traz regras simples e lógicas. E além das regras, o Universos também trará dois cenários de RPG para agradar a todos os gostos.

Tudo começou há 21 anos, quando eu, Victor M. Leão, comecei a jogar RPG. Eu ainda era um moleque, tinha 11 anos. E foi amor à primeira vista: começou ali uma longa história minha com o RPG. Mas uma coisa me incomodava: as regras eram muito complicadas. Como se não bastasse isso, muitas regras não faziam o menor sentido.

Alguns anos depois, quando eu tinha cerca de dezesseis anos, eu e meu irmão decidimos fazer então o nosso próprio sistema de regras. E fizemos. Por anos usamos somente ele na nossa mesa que tínhamos com os amigos, e todos gostavam da simplicidade das regras. Uma simplicidade que não limita, isso é importante ressaltar, porque há sistemas que são tão simples que acabam limitando o jogo ou deixando a desejar na mecânica. Então foi assim que nasceu o que seria o precursor do Universos.

Quatorze anos depois, eu decidi publicar esse sistema. Dei um nome a ele: Universos (justamente por ser universal). Então comecei a revisar todas as regras e refazer todo o sistema. A diferença é que agora eu tinha muita experiência com RPG e game design (desenvolvimento de jogos). Muita coisa daquele antigo sistema foi aproveitada e melhorada, mas muita coisa foi reconstruída.

E agora queremos levar o Universos até as mesas de todo o Brasil através desse financiamento coletivo. Realmente é uma experiência que todo RPGista veterano deverá ter, pois é um sistema que alia a tradição à inovação. Além disso, é perfeito para jogadores novos, que queiram aprender a jogar RPG agora, pois as regras são simples, lógicas e fáceis de entender (além do sistema ser universal, o que permite jogos em qualquer cenário e estilo de jogo).

Além do livro básico de regras, haverá dois cenários de estilos diferentes. Azálor, cenário criado por Jonas R. Nascimento, uma fantasia medieval diferente, onde diversas raças lutam pelo poder enquanto seres com dons especiais tentam manter a ordem. Terra de Dante é um cenário pós-apocalíptico criado por Inácio Fantino, num estilo bastante inspirado pela saga Mad Max e pela série The Walking Dead (imagina o mundo destruído por uma grande guerra e assolado por uma doença que torna as pessoas zumbis).

E não pense que Universos é um simples sistema de RPG. Ele está sendo testado e aprimorado há anos. Já foi narrado em diversos eventos, como Covil do RPG, RPG Caucaia, Vila do RPG, Calango Lúdico, etc. Estou escrevendo o livro de regras desde dezembro de 2015, mas muita coisa ainda será reformulada. Os escritores dos cenários também já começaram a escrever.

É importante destacar que todo o conteúdo que estamos desenvolvendo é original, ou seja, o Universos não é variação de nenhum RPG já existente. Estamos realmente escrevendo os livros, não é simplesmente uma tradução de algum RPG do exterior. Todas as artes também estão sendo feitas.

Os livros terão capa colorida e miolo em preto em branco. Serão no formato A4. Segue abaixo uma breve descrição do material que será produzido:

Livro Básico: é onde estarão contidas todas as regras do sistema. Com esse livro, você poderá jogar Universos. Poderá adaptar qualquer cenário ou criar o seu próprio. Também poderá criar personagens, mundos, criaturas, monstros etc. Atualmente, o livro está com cerca de 130 páginas, porém nem tudo irá para a versão final. O planejado é que o número de páginas fique entre 60 e 100. Na versão física do livro, será capa dura, costurado e colado, o que garantirá durabilidade ao material. Apesar de já ter escrito bastante coisa para o livro básico, ele ainda será todo revisado e reformulado, além de diagramado e ilustrado.

Azálor: é o livro do cenário Azálor. É um cenário de fantasia medieval, embora tenha suas particularidades (confira logo abaixo). Com este livro você poderá ler todos os detalhes sobre esse cenário: os personagens, os lugares, as raças, o contexto político, a história, etc. Assim, você poderá se aventurar nessas terras inóspitas, sendo um elfo, humano anão ou o que quiser ser. A versão impressa irá ter entre 30 e 60 páginas e será no formato livreto grampeado.

Terra de Dante: livro do cenário pós-apocalíptico. Após a destruição quase completa do mundo, os humanos tentam sobreviver em meio ao caos completo: sem eletricidade, com fome e tendo que combater os organismos cibernéticos e pessoas que se tornaram uma espécie de zumbis (vítimas de experiências científicas). Seja um sobrevivente nesse mundo futurista. A versão física de Terra de Dante será terá entre 30 e 60 páginas e será no formato livreto grampeado.

SISTEMA

Universos é um sistema universal para RPG de mesa. Ou seja, é um sistema com regras que podem ser usadas para jogar qualquer estilo de RPG, em qualquer cenário. A principal característica do sistema é sua mecânica lógica e bem trabalhada, onde cada atributo pode influenciar de diversas formas o personagem. Também é um sistema de poucas regras, além de ser universal e genérico (pode ser utilizado em qualquer estilo de cenário e de jogo).

O sistema também se destaca pelo balanceamento entre a simplicidade e a coerência. Isso significa que você não precisará decorar uma pilha de regras, nem muito menos ficar consultando regras complicadas a todo momento nos livros, pois poderá entender e decorar facilmente as regras.

Embora suas regras sejam fáceis, Universos não é um sistema extremamente simples, pois sua mecânica é bem trabalhada. Quando as regras são simples demais, a mecânica do jogo (seja no combate ou na construção dos personagens) acaba ficando comprometida. No Universos nós balanceamos isso: nem simples demais a ponto de enfraquecer a mecânica, nem complexo demais a ponto de ficar difícil de entender.

Os personagens possuem 8 atributos, sendo 3 físicos (Força, Agilidade e Vigor), 3 mentais (Inteligência, Raciocínio e Vontade) e 2 mistos (Percepção e Carisma). Esses atributos irão definir o nível de atributos secundários, que são Pontaria, Reação e Atletismo. A mecânica do sistema é trabalhada de forma que os atributos estão interligados e que cada alteração irá influenciar em diversas coisas. Por exemplo, ao aumentar a Força, o dano do ataque poderá aumentar, assim como a velocidade ao atacar com armas pesadas. Ao aumentar a Agilidade, os golpes do personagem se tornam mais rápidos, o que permite que ele realize mais ataques por turno, aumenta a dificuldade para outros personagens se defenderem dos ataques dele e aumenta as chances do personagem se esquivar e bloquear ataques. São apenas alguns exemplos.

Nos links a seguir temos a página do financiamento coletivo de Universos, um livreto com as regras simplificadas além do site oficial e mais downloads:

Você pode baixar um livreto com as regras simplificadas em um AQUI e também assistir alguns vídeos abaixo onde falo um pouco sobre as regras:

catarse.me/universosrpg

Regras Simplificadas

universosrpg.wixsite.com/inicio

universosrpg.wixsite.com/inicio/downloads

 

 

Share This Post

Leave a Reply