Entrar
Concurso Raças: Draconato
concurso-draconato>
Menu Principal
Sobre o site:
Administrador

RedeRPG
admin2.0

Mtelles

Adriana

Devir
Devir
Na Moonshadows:
Promoção na Moonshadoes
O Raças: Draconato e a aventura H2 Labirinto da Espiral do Trovão (imagem acima) estão em promoção na Moonshadows por apenas R$ 37,98 com o frete grátis! Confira!
Eventos
Setembro 2010
Add event Submeta evento
M T W T F S S
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Postagens recentes

Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

Criando um sistema e suas regras
Escudeiro
Cadastrado em:
2009/1/17 1:49
Level : 1
HP : 0 / 21
MP : 3 / 104
EXP : 86
Olá pessoal... i need a help.

Estou a algum tempo desenvolvendo um sistema de jogo de RPG, misturando uma série de elementos de outros sistemas de jogos... a maior influência vem de jogos de tabuleiro e card games, porém sempre desejei incrementar um pouco mais, ao mesmo tempo simplificar algumas linhas do RPG, permitir até que o jogador possa jogar sem um Master (impossivel? talvez...), simplificar os combates (sem perder a essência) e por ai vai.
O desenrolar do jogo evolue, além da tradicional interpretação de situações apoiadas tanto na imaginação quando por ilustrações (cenários e etc.), por meio de um sistema de cartas e custos, que em partes (olha lá, em partes!) substitui o sistemas apoiados pelos dados e a ordem dos acontecimentos que geralmente é narrada pelo Master.
Só para que vcs entendam um pouco, o sistema usa um tabuleiro grande com todo o universo (ou mundo), já com discretos demarcadores de movimento que o jogador anda conforme valores sorteados no dado (falei que ainda usava o dado, lembra?), com atributos especificos o jogador pode andar casas a mais, ou a menos, ou não andar, conforme a sua vontade. Por exemplo, um personagem com especialidade em cavalaria pode andar duas casas a mais ou a menos do que ele sorteou no dado, porém, se o personagem estiver ferido e pode recuperar parte de sua "vida" (curando os ferimentos) usando a opção "ACAMPAMENTO", onde o personagem abre mão de seguir em frente, usando os pontos do dados como valores de recuperação... ou seja ... "passa a rodada".
Cada caminho (ou trilha) é demarcada, como eu mencionei acima, porém cada qual com sua cor... por exemplo... para as florestas a cor é verde, deserto a cor é marrom e por ai vai... cada cor é assistida por uma quantidade de cartas... as CARDS QUEST que são sorteadas para dizer o que o aventureiro encontrou naquela região - pode ser um combate, um NPC, um item, entre outros... LÓGICO que pelas cartas controlo a probabilidade de regiões mais hostis (mais inimigos e etc.), bem como de regiões pacíficas, profanas e etc.

O jogo fez tanto sucesso no meu trabalho e no curso que frequento que enquanto desenvolvo a versão em tabuleiro e suas cartas (personagens e etc), um colega de uma agência me propos desenvolver uma versão comercial em flash...
enfim... to correndo atráz... vamos ver o que vai dar.

Mas uma duvida ainda me percorre... depois de quebrar a cabeça interpretando regras e etc tenho ainda algumas dificuldades em determinar regras dos combates multiplos...
Veja bem, parte do enredo da história é vivida por Necromancers, que invocam mortos vivos para atacar oponentes. Vamos supor que como necro, lutando contra um oponente, eu conjurei 3 guerreiros esqueletos, que possuem pouco valor de dano e defesa, mas alta resistencia, afinal de contas são mortos.
O que define a habilidade do oponente em lutar contra mais de um oponente? Concordam que o primeiro dano é mais potente, o segundo pode ser comprometido pela força dispendida no primeiro e o terceiro ainda mais penalizado... o quarto talvez não ocorra...
É defesa... será que por mais deztreza que o personagem tenha ele será capaz de se defender de uma horda de mortos vivos?
Então criei um atributo adicional ao personagem, usando cálculos matemáticos em cima dos atributos de Dz e St, mais a Hb (habilidade de combate) e Rs (Resistencia em combate), os personagens podem atacar multiplos inimigos, sendo que os danos possuem diferença de 25% entre eles: Por exemplo
O dano do personagem para ataque é 14+d6...
Para ataques multiplos seriam : 14+d6 / 10+d6 / 7+d6 / 3+d6
Sempre arrendondo para baixo...
A sequencia é de acordo com que o jogador quiser, atacar o primeiro com 3+d6 e o ultimo com 14 ou 10... a critério estratégico do jogador, é como atacar com dano menor um oponente mais fraco e deixar o dano mais critico para o oponente mais poderoso...
A defesa também usaria a mesma lógica.
No jogo existem atribuito mágicos e itens que proporcionam diferença nos danos multiplos. Existem também habilidades especificas para atender ataques multiplos e estes mesmos ataques .

Vejam que a idéia é simplificar, mas não perder a essência, e prezar também pelo teor estratégico.
O uso do ataque multiplo possue um custo dentro do jogo, que pode levar o personagem ao estado de "FADIGA" e ter seus atques e defesas penalizados...

O que acham??

Enviado em: 2009/1/28 22:49
"... e Erbory valeu-se dos magos das trevas e seus conjurados, lado a lado de seus puros Paladinos cujo escudos refletian a decadência de Thanizia. Nunca imaginei que meus olhos contemplariam esta aliança profana...
Transferir mensagem para outros aplicativos Transferir

Re: Criando um sistema e suas regras
Escudeiro
Cadastrado em:
So mais uma coisa que havia esquecido...
Pensei em algo parecido para ataques com duas armas... pois a grande vantagens das duas armas é a combinação de golpes multiplos... ou seja ataques multiplos... só que desta vez considero apenas 2 sequencias

Enviado em: 2009/1/29 0:11
"... e Erbory valeu-se dos magos das trevas e seus conjurados, lado a lado de seus puros Paladinos cujo escudos refletian a decadência de Thanizia. Nunca imaginei que meus olhos contemplariam esta aliança profana...

Escudeiro
Cadastrado em:
2009/2/1 13:24
De São Paulo
HP : 0 / 8
MP : 1 / 39
EXP : 34
Eu gostei, achei novo e legal!
Com o ataque com duas armas você poderia considerar dois ataques:
o jogador realiza um ataque e outro ao mesmo tempo e o inimigo joga duas tentativas de esquiva.
Mas você precisa ver se o personagem atacante num toma penalidade pela mão inata ou se ele tem uma habilidade que o permita fazer isso sem penalidades.

Enviado em: 2009/2/3 12:26

Escudeiro
Cadastrado em:
2009/1/25 15:48
HP : 0 / 18
MP : 2 / 87
EXP : 73
Cara... é um esquema complicado analisar tua proposta via fórum. Ja vieram à minha cabeça várias referências de jogos de RPG via GURPS ou D&D...

Em D&D o personagem pode comprar talentos que lhe concederíam ataques extras quando em ataque total...

Em GURPS existem as vantagens que permitem que o jogador utilize duas armas sem que sejam descontados os pontos de NH referente à mão inapta...

E por aí vaí...

Acho que isso só tem a complicar um pouco o esquema do jogo.

Aparentemente esse esquema de ataques que vc organizou parece funcionar.

Qualquer coisa...

Estamos aqui!!

Enviado em: 2009/2/5 18:12

...

Escudeiro
Cadastrado em:
Pois é Rapsodia...

O meu maior medo é complicar demais... O uso de cartas está sendo testado, principalmente por pessoas que nunca tiveram contato com RPG. Tive um retorno que eu não imaginava.
Como eu trabalho com impressão digital fiz uma versão de teste das cartas, impressas em papel cartão e com acabamento fosco (Utilizei imagens da net mesmo, era apenas uma versão de "brincadeira"). O mapa eu fiz com um editor de mapas de um jogo de computador. Daí juntei amigos e convidados para testar a dinamica dos combates e do jogo. O que era mais importante para mim era ver se as regras funcionavam adequadamente, percebi algumas falhas, corrigi o que pude até o momento, e sei que falta muito. Se o Gurps demorou 5 anos para evoluir, e ainda existem adaptações, eu não sou pretensioso de achar que do dia para a noite vou criar algo... mesmo assim o termo criar soa estranho, pois já tenho o "caminho das pedras" através dos inúmeros sistemas que existem, só estou "otimizando" o que pessoalmente gosto de ver em um RPG. Na verdade comecei fazendo algo para mim, para meus amigos... e daí vim parar aqui...

Logo mais vou disponibilizar parte das regras.

Obrigado pelas opiniões e tudo mais.

Enviado em: 2009/2/5 21:20

Escudeiro
Cadastrado em:
2009/3/27 11:49
HP : 0 / 0
MP : 0 / 2
EXP : 2
Bom eu fasso do meu jeito e nunca ouve conflitos

Enviado em: 2009/3/27 17:54

Escudeiro
Cadastrado em:
2009/5/9 13:34
De São Paulo SP
HP : 0 / 0
MP : 0 / 2
EXP : 2
Oi, Escudeiro.. Eu tenho um sistema de jogo já criado. Poderia entrar em contato com vc pra tirar umas dúvidas?? E de repente também posso ajudar em alguma coisa. Flw

Enviado em: 2009/5/9 13:38

Você pode exibir os tópicos.