Games: grandes lições para toda a vida

Você se amarra quando chega até aquele cantinho especial em de_dust, na espreita, e consegue um Headshot atrás do outro? Vibra quando os CTs falham em desarmar a bomba? Morre de rir quando mata aquele soldado nazista com aquela pá ridícula que mais parece feita pra tomar sorvete?

Então você já deu seu primeiro passo em um importante aprendizado na sua vida.

Calma! Não se trata de uma mensagem poética ou religiosa, mas sim uma ‘abertura de olhos’, os seus olhos, para o fato de que, esse tempo todo, você esteve aprendendo sem nem mesmo perceber.

Não se trata de Matemática, Química ou mesmo Física, mas sim de puro e simples planejamento e estratégia.

Pois é! Pense comigo: você tem um objetivo (plantar uma bomba; passar no vestibular); analisa os recursos que tem em mão (grana para comprar uma pistola e alguma munição; livros e um bom cursinho pré-vestibular); decide que caminho tomar (pega o túnel por baixo, usando as caixas como cobertura; dá mais atenção às matérias que tem mais dificuldade, pede ajuda no que não entende); planeja contingências (se encontrar muitos inimigos no caminho, uso uma granada e recuo; se perceber que não consigo entender a matéria mesmo assim, faço uma lista e tiro dúvidas com o professor); aprende a trabalhar em equipe (junta-se à outros aliados e enfrenta os inimigos restantes com força em massa; forma grupos de estudo e ajudam uns aos outros no que têm dificuldade); ganha coragem para arriscar e acertar (corre para o alvo e planta a bomba; presta vestibular e passa para a faculdade).

E essa teoria não se aplica só a Counter Strike ou o vestibular, mas também para outros jogos e outras situações na vida. Imagine que você tem uma certa quantidade limitada de recursos. Para sobreviver, você tem de gerar uma infra-estrutura que o suporte, pesquisar avanços tecnológicos, avaliar o que o oponente tem à sua disposição, planejar como sobrepujá-lo e tomar a posição de liderança. Tem que gerar novos recursos, saber o que é preciso para alcançar seu objetivo e produzir.

Poderia falar de uma sessão de StarCraft, mas os mesmo termos se encaixam perfeitamente em uma empresa.

É uma pena que poucas empresas aceitem experiência em jogos como referência em um currículo, mas a verdade é que alguém que se empenha nessa forma de entretenimento e se torna realmente bom nela, pode saber bem mais sobre como liderar um projeto do que muitos recém-formados de universidade que jamais tiveram contato com um processo qualquer do início ao fim. É claro que você mesmo tem de perceber esse potencial.

O desafio é alcançar seu objetivo com os recursos que tem disponível. Qual seria a graça do jogo se você já começasse com todas as armas? Depois de se divertir por alguns minutos matando todo mundo, a brincadeira cansa. Por que não existe desafio.

Mas e se o desafio for difícil demais?

Se existe uma coisa que todo jogador gostar é de ter controle. E controle é algo que você tem. Bem mais do que possa imaginar. Nunca se diga que não pode fazer alguma coisa porque parece que os recursos são escassos. Você não tem informações suficientes ou não tem material ou pessoal para aquilo. Se você não fosse capaz, não teriam colocado esse desafio na sua frente. Pode ser difícil, mas nunca impossível. Basta observar a situação, planejar com calma e mandar ver.

Cá entre nós, uma vez consegui terminar uma fase cascuda de Alien Vs Predator com o Marines quase morto e um pente de balas. Como? Com cuidado, analisando que caminho seguir, usando meus escassos recursos apenas quando preciso e com uma dose saudável de medo.

Também já tive uma situação semelhante no trabalho. Saber que um projeto tinha de estar no ar funcionando na segunda-feira, mas sem ter todos os recursos que seriam ideais para aquilo. Planejei, usei os escassos recursos disponíveis naquele momento, tomei uma decisão e meti as caras. O medo estava lá para me lembrar que aquilo tinha de estar pronto na segunda-feira. E sabe o que mais? Naquela semana, o projeto estava no ar. Sobrevivi aos meus aliens na vida real também.

Não ache que o medo não vai existir. O medo de tentar. Todos nós temos isso, claro! Somos humanos, não é? (mesmo que alguns acreditem que não!). Pois esse medo é natural, e é essa adrenalina que sentimos quando estamos imersos em uma batalha virtual, na porta da sala de aula antes da prova, diante da diretoria da empresa para mostrar o projeto ou mesmo segundos antes de chamar uma garota para sair. É ela que nos faz prosseguir.

Meta as caras! Você TEM controle sim. Basta saber como usar o que você tem disponível. E se não tem, vai aprender! Além do mais, o aprendizado é um recurso, não é? E aprender pra que? Ora, você não espanca dezenas de monstros no Diablo e no Ultima pra ganhar novos equipamentos e novas habilidades? E elas servem pra que mesmo? Ah, sim, claro! Pra você ir mais longe e atacar monstros ainda maiores (e poder gozar da cara dos newbies, é claro, mas isso faz parte do jogo).

Você não saca nada de química e sabe que vai estar ferrado na prova? Tem como fazer um cursinho ou pedir ajuda de algum amigo? Então tá esperando o quê? Recursos! Faça amigos, faça aliados. Aprenda! E perceba que, esse tempo todo, você esteve aprendendo sem estar ficando entediado, rabiscando no caderno ou pensando em como a praia deve estar boa.

Aprender não precisa ser chato, nem precisa ser rígido. Você pode aprender física de vetores lendo um livro ou jogando GTA. Não sei quanto a você, mas eu pessoalmente prefiro ter o controle e ver uma bela animação do que ler textos e gráficos enquanto tendo manter meus olhos abertos. A internet está ai para te ajudar como o recurso mor. As ferramentas de busca são praticamente oráculos. É tão bizarro que até te corrigem se você escrever errado. Então use esse recurso e meta as caras. Aproveite que você vive em uma era em que a multimídia está ai para facilitar a sua vida. Longe de um bicho de sete-cabeças. Já viu o conceito de cadeia alimentar ser explicado na forma de desenho animado e, ainda assim, você perceber que saiu aprendendo?

Então, da próxima vez que seus pais entrarem no seu quarto e te pegarem jogando alguma coisa, antes que reclamem que você nunca será alguém na vida com esses joguinhos, encha o peito e diga com todo orgulho: “Estou aprendendo a lição mais valiosa da minha vida. Estou aprendendo a planejar, a trabalhar em equipe, a avaliar e usar meus recursos. Estou APRENDENDO!”

Caso isso não dê certo, pelo menos eles vão dar uma boa risada, balançar a cabeça e deixar você em paz com seus estudos por mais algumas horas.

João Marcelo
diretor de criação da Eschola.com
autor do livro de ficção Véu da Verdade
Share This Post

Leave a Reply