Dragon Age 2: O que a Bioware estava pensando?

Algumas empresas conseguiram desenvolver uma aura de qualidade e empatia com os jogadores durante os anos. Após muito trabalho duro e bons lançamentos elas são recompensadas com o voto de confiança dos players. São poucas as empresas que você não precisa esperar review, pode comprar que o jogo é bom. Então porque jogar tudo fora: O que a Bioware estava pensando quando desenvolveu Dragon Age 2?

DA2 conta a lenda de Hawke, o Campeão de Kirkwall, um nobre de Ferendel (reino do primeiro jogo) que foge com sua família após a batalha de Ostagar para a cidade estado de Kirkwall. A cidade está tomada por refugiados de Ferendel e Hawke precisa criar um nome para subir de vida. Nos anos que vive em Kirkwall ele acaba se envolvendo na política da cidade e na guerra entre magos e Templários.

Hawke e seus amigos se metem em diversas e divertidas confusões. A história de DA2 é bem clichê, o que não é surpresa. Inicialmente a Bioware anunciou que a história contaria 30 anos da vida de Hawke, mas o jogo mostra apenas 7 anos de sua vida, que se passam em 3 semanas no máximo. O prólogo é o ano 0, o ato 1 o primeiro ano na cidade, o ato 2 o quarto e o ato 3 e sétimo. A passagem de tempo fica só no papel.

Porém o que o jogador vai perceber ao iniciar sua missão é o tamanho do mundo de DA2: minúsculo. É a primeira vez que uma seqüência é menor que o original. Toda trama de DA2 se concentra na cidade de Kirkwall. E só. Algumas missões acontecem em mapas fora da cidade, mas eles são pequenos. Em Dragon Age 1, tínhamos a área dos elfos, a área dos anões, a área humana e a capital. Todo mapa de DA2 é do tamanho de uma área de DA1 (Só Deep Roads tinha 3 mapas em DA1, em DA2 é um mapa e olhe lá). Pior é o trabalho porco com os mapas: só existe uma caverna. Todas as cavernas do jogo têm a mesma arte. Todo subterrâneo é igual… Visivelmente a Bioware não teve tempo e recurso para desenvolver os mapas e arte de DA2.

Outra limitação de DA2 é a criação do personagem. Você pode escolher a classe e o rosto de Hawke e só. Toda interatividade de história, background de DA1 foi jogada de lado. A Bioware afirmou que pretendia contar a história épica de Hawke por isso acabou com a customização. Tendo apenas um protagonista ela poderia desenvolver uma história mais grandiosa. Não funcionou. Os jogadores perderam sua customização e ganharam uma história mediana, limitada pela falta de áreas e personagens.

Mas os cortes não terminaram em Hawke. O jogador encontra diversos companheiros em Kirkwall que se unem a Hawke em suas peripécias. São 8 companions ,mas só 7 chegam em Kirkwall (eram 10 em DA1). Se você gostava dos longos bate papos com Sten esqueça. Agora só há conversa se houver uma quest. Nada de pedir um beijo ou sexo para seu pretendente. Sexo só uma vez em 7 anos… As milhares de linha de conversa de DA1 agora são 30 frases. Também não existe mais a opção de expulsar um companion. Eles têm uma barra que reflete o nível de amizade ou rivalidade com Hawke. Alta rivalidade ou amizade, garantem bônus ao personagem, mas eles nunca vão deixar Hawke (apenas em quests especiais).

Para piorar os companions têm uma armadura e só. Você encontra upgrades para elas, mas o visual do companheiro só muda em casos especiais (romance ou quests). Isso é, toda a customização dos personagens (colocar Oghren com full plate) não existe em DA2. Toda armadura de rogue que você pegar se Hawke for Mago vai para o vendedor. Você pode trocar apenas a arma dos personagens. Não faz muito sentido trocar a arma e não a armadura. Fica um gosto de falta de tempo para implementar as armaduras nas animações…

O combate em DA2 é a única parte similar ao original. São 3 classes: Rogue, Mage e Warrior. Os personagens tem 6 trilhas de talentos para seguir, sendo que uma é sempre especial. Ex: Varric, o anão rogue que usa um crossbow tem uma trilha que bufa seus ataques com Bianca (o crossbow) além das cinco trilhas padrões de Rogue. Já a trilha de Isabela bufa seus ataques com adagas. Mas os companions não podem pegar especializações, só Hawke. Hawke tem as 6 trilhas básicas da classe e três trilhas de especialização, disponíveis no 7, 14 e 21 nível.

O combate é bem mais rápido que DA1. Todos têm um ataque básico bem eficiente, porque os personagens têm menos habilidades que no original.  Dificilmente você terá mais de 10 poderes no 20 nível. É mais fácil de controlar, mas rápido, mais action, porém menos tático. O jogador vai passar grande parte do combate com danos brancos, ataques básicos. Quatro companions participam dos combates. Uma dica importante: só há um tank e um healer entre os companions de Hawke. Em dificuldades mais altas é impossível vencer sem um tank (Aveline) e um healer (Anders) cuide bem desses personagens, se Hawke não for tank ou healer.

DA2 pode ser finalizado em 15 horas de jogo. Muito, muito pouco para um RPG. Jogos de ação têm 8 a 10 horas de jogo. RPGs têm no mínimo 30 horas. A história é pequena e tudo acontece apenas em Kirkwall. Por tudo isso, o gosto que fica e de um jogo rushado: a Bioware não teve tempo para terminar DA2 e foi cortando conteúdo.

Fica bem forte a estranha sensação que: alguém na Bioware teve a idéia de criar um jogo que mostrasse toda a história de um herói, do início ao fim de sua carreira, anos de aventuras no lugar de uma grande missão. A Bioware gostou e aproveitou para usar a idéia em Dragon Age, mesmo que isso não tivesse nada a ver com Dragon Age nem fosse o desejo dos fãs. O resultado é um jogo mediano, que não tem ligação alguma com os famosos RPGs da Bioware é um retrocesso para Dragon Age e para o RPG.

DA2  é um jogo muito inferior, muito menor que o primeiro e formou uma legião de fãs decepcionados. Nem mesmo as bizarras resenhas de sites famosos com notas altas conseguiram enganar dessa vez. Dragon Age é fraco e a Bioware ficou devendo.

Dragon Age 2

Nota Final: 3

História: 3 – Quem gosta de escutar uma historia, vê um filme ou lê um livro. Em um jogo eu quero criar a minha história. Por isso é RPG e não Call of Duty.

Gráficos: 3 – O jogo tem alguns glitchs bem ruins de animação e a repetição de mapas em cenários diferentes é inaceitável para um grande titulo como DA.

Jogabilidade: 2 – Cortaram tudo que fez de Dragon Age (e todos os antigos RPgs da Bioware) um sucesso.

Site Oficial: http://dragonage.bioware.com/da2/

OS: Por isso não foi surpresa o adiamento de Mass Effect 3, próximo jogo da empresa. Ela sabe que errou feio e tem que caprichar em Mass Effect.

Por Fabiano Silva

***

Share This Post
10 Comments
  1. Finalmente uma opinião verdadeira!; como disse varios site gringo deram no 10! fazendo a maior firula e ficou epic fail.

  2. Cenários que se repeten a exaustão; impossibilidade de customizar por completo os companheiros.; ausência da visão estratégica; tudo limitado a praticamente uma única cidade; ausência de outras rças que não a humana para constituir deu personagem; gráficos menos realistas e mais cartunescos; menus (para PC0 claramente desenvolvidos para consoles. Fora isso sem é um jogo não ruim. O problema é a fabulosa “quebra de espectativa” de quem jogou o primeiro e esperava uma continuação. E Dragon Age 2 não o é.

    Se fosse vendido como stand alone e enxugassem 60% das missões (pura encheção de linguíça e nada de épico, pois é focada não no mundo, mas no personagem principal) seria mais palatável ao público.

    Minha opinião pessoal.

    Abraço a todos!

  3. Ah, quem comprou para PC, para não perder a viagem (como eu) fica adica do site nexus: http://www.dragonagenexus.com/index.php

    Esse site traz um bocado de melhorias em forma de MODs, modificações efutuadas por fãs, que vão de melhorias gráficas à modificações na jogabilidade.

  4. Bem, permitam então que eu seja a voz do desacordo :).

    Eu não achei DA2 tão ruim assim. Concordo em gênero, número e grau que não é um “jogão”, mas acho que vale um “6” ou “7” (e nesse sentido, concordo com o Fabiano e sua nota “3” em “5”).

    Talvez seja porque eu não esperava muita coisa do mesmo. Dragon Age: Origins também é um jogo mto chifrim, e eu daria um sólido “7” pro mesmo.

    Em vários aspectos gritantes DA2 não faz jus ao seu predecessor (e de fato, a qualquer RPG de PC), com seu uso repetido dos mesmos gráficos, falha em transmitir a idéia da “passagem do tempo” e falta de novos modelos e -aparente- diminuição nos diálogos.

    Em outros pontos entretanto acho que foi uma melhora substancial – voz para o protagonista principal (algo que fez uma falta tremenda no Origins), um sistema de combate mais envolvente, personagens com menos clichês e uma história mais próxima do objetivo original de Dragon Age – ser “dark fantasy”.

    Claro, é minha opinião, e tem tanto peso quanto a de vocês :). Sei inclusive que quem não gostou do jogo pode não concordar com alguns dos pontos que citei como melhora – como personagens e o combate.

    Ainda assim, deixo aqui o “comment” para eventuais leitores! ^^

  5. COmprei esse jgo apenas por causa do combate dinamico, infelizmente, tal como fiz com o primeiro, se joguei duas horas foi muito.

  6. Acredito que as empresas de jogos estejam precisando renovar seus profissionais, não vejo mais jogos legais há muitos anos. Parece que eles descobrem uma formula de jogo bom e então ficam presos à essa formula, criando bizarrismos e mais bizarrismos.

    MMORPGs que o digam, eu ainda vejo pela internet gente falar que a 3a geração dos MMOs está chegando, há até um post aqui na Rede dizendo que Rift é a 3a geraçaõ de MMORPGs. Eu discordo completamente! Só existe duas gerações de MMOs e elas se dividem da seguinte forma: Antes de WoW e depois de WoW. Ponto! Se haverá uma 3a geração de MMOs, com certeza não é nenhum jogo anunciado para os proximos 5 anos.

    Com relação aos demais jogos, compre uma duzia de jogos, terá sorte de conseguir um bom, com carisma e que realmente te prenda de forma agradável. Jogos eletronicos são como jogos de RPG de mesa, se não tiver seu carisma, tá falido já. DA é exemplo de um jogo derrotado.

  7. Obrigado pelos comentarios.

    A Divisão de gerações de MMOs é feito por todo mercado. WoW é o melhor MMO já feito mas chupou muita coisa de outros MMOs e não se dah o valor a eles, principalmente os pioneiros.

    Rift muda o paradigma, porque é o primeiro MMO, grande em 6 anos que é lançado e funciona. War, Aion, FF XIV… Todos tiveram um lançamento ruim. Até WoW. Rift mostra uma das caracteristicas que se espera da nova geração.

  8. Então para vc é considerado 3 geração um MMO grande que funcione? Champions Online funciona. Com relação a ser grande, poderia definir? Rift não teve mais jogadores que Warhammer online em seu lançamento. E ainda vem perdendo uma boa quantidade de jogadores. O pvp de Rift é muito fraco e o pve é tão entediante quanto de Aion. Só uma coisa funciona no Rift, ele não tem tantos bugs, isso é um ponto positivo, outra coisa, ele não inova em nada e falar de MMO de 3 geração é falar de inovações.

    Talvez o MMO de Vampiro possa trazer alguns conceitos inovadore, mas sabe-se lá quando será lançado. Acredito que inovações possam vir de conceitos simples, mas bem trabalhados, diferente do que vejo hoje no mundo dos jogos “pesados”, Angry birds tem mais carisma que Rift.

Leave a Reply