Ira de Ashardalon: tirando da caixa e analisando

Para aqueles de nós que estiveram jogando e curtindo o jogo de tabuleiro Castle Ravenloft, a antecipação só vem crescendo por um lançamento rápido do outro jogo de tabuleiro que vai utilizar o D&D Adventure System, o Wrath of Ashardalon! Tivemos sorte o suficiente de obter uma caixa antecipada para fazermos uma avaliação e, dessa forma, o que eu gostaria de fornecer para você hoje é um artigo breve sobre a caixa e seu conteúdo, e também uma prévia do que esperar do jogo baseado numa olhada básica das regras e seus componentes.

Wrath of Ashardalon é apresentado de maneira quase idêntica ao Castle Ravenloft: a caixa é exatamente do mesmo tamanho, assim como a divisão dos componentes. Se você não está familiarizado com o Castle Ravenloft, então você pode conferir o vídeo de “unboxing” (tirando da caixa) que Dave e eu fizemos na GenCon 2010 para entender do que eu estou falando. As peças que vêm com Wrath of Ashardalon foram claramente concebidas com compatibilidade em mente e fica parecendo que o objetivo foi fornecer um conjunto de novas regras, miniaturas, masmorras montáveis e cartas que podem ser utilizadas nos dois jogos com incrível facilidade. Para ver uma versão maior de qualquer imagem deste artigo, basta clicar sobre ela!

Enquanto o primeiro jogo era focado em explorar as criptas de Ravenloft que estavam cheias de vampiros, lobos e mortos-vivos, o jogo Wrath of Ashardalon foca nas masmorras sob o Firestorm Peak, e inclui mais criaturas aberrantes e naturais para desafiar o grupo.

Aqui está o que você vai encontrar dentro da caixa:

O jogo vem com 5 miniaturas de heróis, 30 miniaturas de monstros e 7 miniaturas de vilões que são todas diferentes daquelas que vimos no Castle Ravenloft e incluem alguns modelos excelentes que eu estou contente de ver, como o Dragão Vermelho, Otiugue, cultistas, e Abocanhadores Matraqueantes. Ele também inclui 200 novas cartas, incluindo 50 novas cartas de poderes, 53 cartas de encontro, 30 cartas de monstros, 33 cartas de tesouro, e 6 cartas de prêmios (e todas podem ser facilmente combinadas com as do Castle Ravenloft, com exceção das cartas de prêmios, que são novas).

O jogo vem com cinco novos heróis, mas na verdade estou um pouco decepcionado que algumas classes novas como o Senhor da Guerra, o Bruxo ou o Druida não tenham sido introduzidas (especialmente para fazer mais uso das impressionantes miniaturas de Ursos que vêm com o jogo). Em vez disso, as classes são todas as mesmas, exceto o fato de que há um Paladino em vez de um Patrulheiro. Ainda assim, as diferentes raças fazer as classes parecerem muito diferentes, então eu consigo prever que muita gente vai se divertir combinando os heróis desse jogo com aqueles que já tínhamos disponíveis. Os heróis de Wrath of Ashardalon são Vistra (Guerreira Anã), Quinn (Clérigo Humano), Heskan (Mago Draconato), Keyleth (Paladina Elfa) e Tarak (Ladino Meio-Orc) e uma adição importante é que vários dos personagens não-humanos têm cartas de poder racial que podem usar, além de seus cartões de poderes de classe.

Você pode ver também as cartas de vilões para o Dragonete Raivoso, Orc Xamã da Tempestade, e o Otiugue na última foto. No geral, as miniaturas e as masmorras montáveis parecem ser da mesma qualidade daquelas no Castle Ravenloft.

As masmorras montáveis parecem incluir muitos mais corredores e passagens estreitas, e elas também mostram uma das novas regras: as portas. Quando uma masmorra montável com uma porta é virada, retira-se um marcador de porta fechada de uma pilha (de 8) e esta só se abre quando alguém tenta passar pela porta. Algumas portas estão destrancadas e não atrasam o grupo, mas outras estão bloqueadas ou contém armadilhas, que podem realmente acabar com os planos do grupo quando eles estiverem tentando explorar rapidamente.

Vocês podem perceber que algumas das salas usam um layout amarelo nas masmorras montáveis, essas são outra nova regra que envolve masmorras montáveis chamadas de Câmaras. A entrada para uma câmara pode ser embaralhada na Pilha de Masmorras Montáveis, e se em algum momento ela for retirada, você irá colocar a entrada da câmara e outras 4-5 masmorras (há duas, a Câmara de Horrores e a Câmara de Atrocidades) serão colocados em torno das bordas da masmorra montável da entrada. Geralmente, cada câmara vem com um encontro aleatório que precisa ser superado antes que você possa seguir em frente para explorar o resto da masmorra.

Como mencionei anteriormente, as cartas de poderes disponíveis para os jogadores inclui alguns novos poderes raciais (Sopro de Dragão para draconatos, etc) que adiciona uma camada agradável de novas opções para os jogadores. Os decks para as classes que apareceram antes no Castle Ravenloft também apresentam novos poderes para essas classes, e todas as novas cartas de Tesouro, Monstros e Encontros parecem ser bons complementos para o que tínhamos anteriormente. Alguns dos novos tipos de cartas são os cartas de Aventura de verso roxo, que apresentam vários PDMs para uso em cenários diferentes, e um punhado de cartas de Câmaras de verso vermelho que trazem terríveis encontros que são utilizados em conjunto com as novas masmorras montáveis de câmaras que descrevi acima. O último tipo de carta nova são as de Prêmios, que podem ser usadas antes do jogo começar para colocar automaticamente uma masmorra do topo do deck ou para cancelar cartas de monstros específicas, além de poderem ser usadas como parte de alguns cenários específicos para introduzir uma experiência de “campanha” para múltiplos jogos em sequência.

O livro de regras apresenta todas as regras do D&D Adventure System, juntamente com as novas adições que não estavam presentes no Castle Ravenloft. Eu ainda não tive tempo suficiente para olhar todas as regras e ver se houve alguma revisão nas regras originais, mas até agora, tudo o que eu vi parece ser o mesmo. O Livro de Aventura também está no mesmo formato, e apresenta uma aventura solo mais outras doze aventuras, para 2 a 5 heróis. A última aventura inclui também algumas regras para executar uma série de jogos que funcionam como uma campanha (como foi mencionado acima), aumentando a tensão até culminarem num combate climático contra Ashardalon, o Dragão Vermelho.


Aqui vocês podem ver todas as peças depois de elas terem sido preparadas para o jogo (as pilhas de masmorras montáveis diferentes, todos os marcadores de HP, monstros e masmorras montáveis de tesouro, etc.) Espero que tenham gostado deste artigo de “unboxing”, e se você tiver alguma dúvida, não hesite em me perguntar e eu vou tentar responder da melhor forma possível! Eu cheguei a gravar um vídeo abrindo a caixa pela primeira vez, mas devido a alguns problemas de iluminação e do terrível fato de que eu falei durante a gravação, optei por usar fotos e texto – se um número grande de pessoas realmente quiser ver o vídeo para sentir aquela sensação única de retirar o plástico de um novo jogo de tabuleiro, então talvez eu o publique no futuro.

Por Danny Rupp
Tradução:Vinicius Alvim
Equipe REDERPG
Fonte: Critical-Hits
***
Share This Post
Written by ViniciusZoio
I'm just a simple man trying to make my way in the universe.

Leave a Reply