Alienígena entre Nós

Alienígena entre Nós é um jogo de salão criado por Daniel Solis, o mesmo criador de Do: Pilgrims of the Flying Temple, e o primeiro jogo que traduzimos da parceria feita com esse excepcional designer. A tradução e editoração do PDF é de Evandro Campos da Silva  e a revisão de Gilvan Gouvêa.  Confira a seguir as regras e baixe em seguida o .PDF para jogá-lo com os seus amigos.

 

Alienígena entre Nós

Um alienígena se esconde em uma pequena cidade ártica perto de uma escavação arqueológica. Ele está passando de hospedeiro para hospedeiro, transformando arqueólogos e moradores em servos traiçoeiros. Até mesmo os soldados chamados para conter a situação podem já estar infectados. Será que a cidade ruirá perante a paranoia? Poderão os humanos derrotar a ameaça do alienígena hostil? Ganhe a confiança dos outros. Ache o alienígena. Não aja de maneira suspeita.

  • Status de desenvolvimento: Dormente, mas comentários são bem vindos.
  • Inspirados por “O Enigma de outro Mundo” (The Thing) de John Carpenter e os jogos  “Werewolf/Mafia”.
  • Originalmente criado como parte do projeto Luchacabra.
  • Ressuscitado a pedido de Luca Ricci.

 

O que você vai precisar:

Uma sala com 15 a 25 jogadores.

Uma pessoa para ser o moderador.

Uma carta de função por Jogador:

Metade das cartas escreva: “Você é um MORADOR. Você tem um voto e um marcador de confiança.”

Um quarto diz: “Você é um SOLDADO. Você tem dois votos.”

Um quarto diz: “Você é um ARQUEÓLOGO. Você tem dois marcadores de confiança.”

 

Preparação

Antes de jogar, o Moderador escolhe uma das cartas secreta e aleatoriamente. Nesta carta, escreva: “… e você é o ALIENÌGENA ENTRE NÓS.”

O Moderador lê a introdução acima.

Cada Jogador compra uma carta aleatoriamente para saber sua função.

O Moderador guia o grupo em cada rodada.

 

Jogo

Etapa 1: O Alienígena escolhe um novo hospedeiro.

O Moderador pede a todos para fecharem os olhos. O Moderador diz para o Alienígena e quaisquer Servos despertarem. O Alienígena anda pela sala o mais silenciosamente possível e escolhe o novo hospedeiro tocando em seu ombro. Servos podem ajudar a escolher o novo hospedeiro, mas decisão final é do Alienígena. Depois de ser tocado, o Hospedeiro mantêm seus olhos fechados. No próximo turno, o Hospedeiro vai assumir a função de Alienígena. O Alienígena da rodada atual se torna um Servo no próximo turno.

Etapa 2: Os Humanos ficam paranóicos.

O Moderador diz para os Alienígenas e Servos cobrirem seus olhos. O Moderador pede a todos para abrirem seus olhos. Começam as acusações. Após discutir o comportamento suspeito, os MORADORES e SOLDADOS secretamente escrevem no voto quem eles acreditam ser o Alienígena. O Moderador lê os votos. Se, neste ponto, metade ou mais dos jogadores forem acusados, o Alienígena ganha o jogo.

Etapa 3: Os Humanos testemunham um pelo outro.

Os MORADORES e ARQUEOLOGISTAS podem usar seu(s) marcador(es) de confiança em jogadores acusados a fim de cancelar os votos contra eles. Um marcador cancela um voto. É permitido usar marcadores de confiança em si mesmo, mas isso é muito suspeito. O Moderador recolhe qualquer marcador de confiança usado.

Etapa 4: Os acusados são testados.

Qualquer jogador acusado que tenha um voto contra ele revelará se ele é Humano, Servo ou o Alienígena. Se os marcadores de confiança cancelarem todos os votos, o jogador que tiver sido mais votado é testado. (Independente de quantos marcadores de confiança foram gastos para livrá-lo.)

Se o jogador acusado é Humano, qualquer um que usou marcadores de confiança para livrá-lo, ganha estes marcadores de confiança de volta e um marcador de confiança adicional como recompensa. O jogador acusado escolhe sua recompensa: Um marcador de confiança ou um voto.

Se o jogador acusado é um Servo, qualquer um que tenha usado marcadores de confiança para livrá-lo não recupera os marcadores utilizados e é automaticamente acusado no próximo turno.

Após descobrir um Servo, os Humanos usam esta oportunidade para decidir se o elimina. Se eles não aceitarem, o Servo pode participar de discussões e ajudar os humanos a achar o alienígena, mas ele não possui marcadores de confiança ou votos. Ele pode, de fato, simplesmente tentar encobrir o Alienígena.

Se os humanos decidirem eliminá-lo, ele se distancia e fica ao lado do Moderador. Ele ainda pode ajudar o Alienígena a escolher o próximo hospedeiro durante a etapa 1.

Nota: esta é a única chance de um Humano eliminar um Servo descoberto. O Servo não pode ser eliminado após o turno em que foi descoberto.

Se o jogador acusado é o Alienígena, os Humanos ganham!

Se o Alienígena não for descoberto, a próxima rodada continua da Etapa 1.

Vitória

Os Humanos ganham se eles descobrirem o Alienígena na Etapa 4.

O Alienígena ganha se metade ou mais jogadores forem acusados na Etapa 2.

 

Notas

Caramba! Este é um jogo muito, muito velho, de alguns anos atrás. Luca Ricci perguntou sobre ele, então decidi limpar o pó do texto, Limpar alguns termos de jogo e reescrever algumas regras para ter maior clareza. Este jogo não está em desenvolvimento ativo, mas ficarei feliz ao receber comentários.

***

Faça agora mesmo o download da tradução de [download id=”97″ format=”3″]

[download id=”97″ format=”2″]

Criação: Daniel Solis
Tradução e Editoração: Evandro Campos da Silva
Revisão: Gilvan Gouvêa

***

Share This Post
1 Comment
  1. onde está o link para o jogo?
    :(

Leave a Reply