Petição Pública contra a distorção do RPG na TV

A novela Rebeldes da Rede Record esteve veiculando informações sobre o RPG que podem ser consideradas, no mínimo, distorcidas. Em suma, há um grupo que joga RPG na novela, no entanto esse grupo apresenta o jogo de forma bem diferente do que realmente é, o que está fazendo o público que assiste o programa a ter uma visão bem deturpada de nosso querido hobby.

Por isso, um grupo de entusiastas do RPG criou uma Petição Pública em repúdio ao que está sendo veiculado. Trata-se de um abaixo assinado do qual você também pode participar. Veja abaixo:

Abaixo-assinado em repúdio as cenas distorcidas sobre o RPG veiculadas na novela REBELDES da rede RECORD

Para:Rede Record, Poder Público e a União

Nesta semana a rede Record de televisão veiculou em sua novela adolescente Rebeldes cenas deturpadas do jogo conhecido como RPG – Role Playing Game – com o claro objetivo de passar ao seu público uma imagem distorcida da realidade. 

Os jogos de RPG são foco de estudos científicos e existem diversas pesquisas que apontam inúmeros benefícios do jogo para o desenvolvimento de esferas de conhecimento mesmo quando praticados pura e simplesmente como lazer. 

Sendo assim, cabe a nós jogadores de RPG, comunidade acadêmica, pais, professores, pessoas esclarecidas em geral que entendem de fato do que se trata o RPG REPUDIAR a veiculação de cenas tão distorcidas da realidade capazes de criar muito mais danos do que benefícios a sociedade. O público alvo da novela, crianças e adolescentes podem acreditar que aquilo que é mostrado na novela é um jogo de RPG, levando-os a praticar algo muito diferente do que realmente o é. 

Seguem algumas das distorções apresentadas: 

1-) Na novela o jogo acontece o tempo todo, não existe separação entre o real e a fantasia. Quando se joga RPG de verdade se joga por um determinado tempo e num determinado espaço, toda criança sabe quando está brincando ou não. Esta é a uma das principais premissas do RPG. 

2-) Novamente na novela o GM (Game Master), Mestre de Jogo ou Narrador aparece como um soberano que dita ordens e estas devem ser cumpridas sem questionamento algum. Na verdade quando se joga RPG o GM é um mediador que atua nas regras do jogo para resolver disputas e conduzir a trama do jogo, não se trata de um ditador absoluto com poderes ilimitados como é retratado. A trama é construída em conjunto, com regras claras e dispostas nos livros de RPG ou previamente combinadas entre todos os jogadores. 

3-) Um dos pontos mais graves na novela, a primeira “missão” dada pelo GM para os jogadores é sair na rua e assustar a primeira pessoa que passar, um absurdo. RPG não tem nada disso e não envolve não jogadores no jogo. Os participantes tem a clara noção de que o jogo se passa num universo imaginário e não numa mistura entre realidade e fantasia. Muito menos envolvendo pessoas alheias ao jogo com comportamentos de gosto tão duvidoso. 

4-) Na novela está sendo retratado um jogo de vampiros, novamente outro esteriótipo negativo, o jogo de RPG não acontece apenas com temas como vampiros, lobisomens ou criaturas sobrenaturais, existem muitos jogos ambientados em cenários históricos ricos em referências culturais e conhecimentos gerais. A mídia insiste em retratar apenas como um jogo onde os participantes vestem capas pretas, dentes de vampiros e saem por aí assustando pessoas. 

Estas são alagumas das distorções claramente identificadas, desta forma vamos recolher o máximo de assinaturas possíveis para uma ação de REPÚDIO a estas cenas de gosto duvidoso que causam muito mais danos que benefícios, tratando o espectador, em sua maioria adolescentes, como marionetes acéfalas. 

Queremos um basta a esse tipo de mídia irresponsável e tendenciosa, um basta a ignorância em tempos de acesso a informação e esclarecimento. Que as autoridades tomem providências contra esse tipo de posicionamento altamente prejudicial a infância e adolescência em nosso país, invertendo claramente a realidade para propósitos mesquinhos como aumento da audiência ou desinformação. 

Assim convidamos a todos que apóiam este movimento, que expressem seu posicionamento e o repúdio ao acontecido! 

Assina Mateus de Souza Rocha um jogador de RPG, pesquisador e professor universitário e todas as pessoas, associações e movimentos que concordam com estas palavras assinadas abaixo.

Os signatários

Para assinar basta clicar aqui e preencher os dados. Participe!

Share This Post
6 Comments
  1. Ótima iniciativa.
    Ao inves de ficar na reclamação dentro somente da comunidade de jogadores, uma ação madura e correta, uma petição publica.

    isso só reforça que o hobby é tão sério quanto qualquer outro, e que os jogadores não tem medo de se expor para defender aquilo que acredita.

  2. Cara esse petição é antiga pra cacete se nao me engano do começo do ano, a novela nem passa mais nada relacionada a RPG alias teve tao baixa audiencia quando colocaram isso q tiverem q terminar essa parte muito mais rapida do q esperado.

    So pra deixar claro aqui nao sou contra a petição tanto é q assinei ela quando ela saiu.

  3. Salve Myneyro,

    Realmente a petição é antiga. Mas não custa reforçar e ter ainda mais assinaturas. Isso demonstra o quanto nosso hobby pode ser forte!

    Abraço!

  4. Seria legal se o Mateus de Souza pudesse fazer alguns comentários de como isso andou, dado que é antiga.

    Mais legal do que participar de uma iniciativa desta, é poder repassar a quem assinou que ela teve efeito

  5. De toda a forma, mesmo que o abaixo assinado seja antigo, mesmo as cenas de RPG não passem mais na TV, fica como reforço social para que outras mídias não cometam a mesma bobagem.

    E pensar que no início da década de 90 o RPG aparecia no 2º Caderno do Jornal O Globo super conceituado…

Leave a Reply