Midgard: The Card Game – Reporte de Produção #3

Como dissemos anteriormente, o jogo trilhou um caminho e diversos playtests foram feitos para compreender seu funcionamento. Mas, chegou um momento em que percebemos que o Midgard deveria ser mais. Percebemos que todos aqueles jogos de testes serviram, fundamentalmente, para compreendermos melhor a dinâmica de alocação e distribuição das cartas e, principalmente, como se comportariam cada um dos elementos do jogo dentro de uma mecânica de montagem de tropas e administração de cartas na mão. E, partindo dessa compreensão, decidimos dar uma guinada no jogo.

Mas, antes disso, nasceu o conceito da Batalha, ou seja, a possibilidade de jogadores atacarem jogadores. Midgard não é um jogo cooperativo. Cada um dos jogadores representa um Jarl em busca de Renome. O mais renomado vence o jogo! Por isso, era importante que os jogadores pudessem batalhar entre si. Afinal, uma maneira de ganhar Renome é mostrando que suas forças são superiores as de seu adversário em combate.

A mecânica de Batalha passou por diversas modificações e foi exaustivamente estudada. Desejávamos que os jogadores pudessem batalhar entre si, mas que isso não fosse algo supervalorizado no jogo (há diversas outras mecânicas de interação entre os jogadores). No fim, a Batalha ficou como um “algo mais” bastante divertido e que pode ser determinante para a vitória, mas que não é o elemento crucial de uma partida. Voltaremos a falar da Batalha num próximo Reporte.

Algumas cartas de Desafios

Algumas cartas de Desafios

A grande mudança e melhoria do Midgard veio com a introdução dos Desafios. Como o próprio nome diz, tratam-se de Desafios que podem ser vencidos por cada Jarl. E, ao vencê-los, o Jarl acumula pontos de Renome. Quanto mais difícil o Desafio, mais Renome vale o Desafio. Cada Desafio está associado a um ou mais mundos místicos do universo de Vikings. A Hel, por exemplo, é um desafio de Niflheim e Muspellsheim. Isso significa que os jogadores devem estar em um desses dois mundos para poder enfrentá-la. Além disso, cada desafio possui seus próprios requisitos e uma dificuldade, que deve ser batida pelo Jarl com suas Tropas para derrotá-lo. São os Desafios, também, que controlam o tempo de jogo, pois alguns fazem girar o calendário nórdico… Ou seja, vencer Desafios é o grande mote do Midgard. E, para vencê-los, os jogadores precisam saber arregimentar suas Tropas, usá-las de forma inteligente e viajar para os mundos certos ao redor da Yggdrasil.

Como isso se desenrola no jogo? Falaremos a respeito no próximo Reporte… Fiquem atentos!

Cristiano Cuty
Editor Executivo – Conclave Editora

P.S.: Acompanhe mais notícias do Midgard em nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/conclaveeditora

Share This Post

Leave a Reply