Encontro Internacional de RPG – EIRPG 2014

Diferente dos “antigos” encontros que fui, este EIRPG acontece junto com a maior festa de Anime do Brasil, o ANIME FRIENDS.

Desnecessário dizer que o evento em si ganha e muito com tudo isso, já que há um volume muito maior de pessoas que não ligadas diretamente ao RPG, também devemos contabilizar o enorme “Boom” dos jogos de tabuleiro que no último ano vem crescendo a passos largos!

Nessa área onde antes tínhamos 2 ou 3 editoras trabalhando exclusivamente com RPG passamos hoje a ter várias que além de trabalhar com o RPG (como Devir e Conclave) também estão voltadas aos Jogos de Tabuleiro, desnecessário dizer que nós do Opiniões Desinformativas e mais exclusivamente eu sempre apontei esse crescimento dos jogos de tabuleiro como também um crescimento do RPG, pois ambos fazem parte do que considero como jogos de mesa (ou tabletop games), e para mim jogo de tabuleiro é um RPG sem “compromisso”, onde em uma única “seção” (pelo menos na maioria das vezes, pois há jogos com mais de 6 horas de duração!) o jogo tem começo meio e fim.

Além disso o que mudou no EIRPG é que o espaço em si, ficou melhor e muito mais atrativo, são estandes e mais estandes de assuntos, que embora não relacionados, sempre foram área de interesse de todos que curtem RPG, como animes, action figures, jogos digitais e muito mais.

Voltando ao “mundo do RPG e jogos de tabuleiros”, temos lá novas editoras e estúdios que vem recheados de lançamentos;

gekidoACE STUDIO com os seus jogos quase que “exclusivos”, como Gekido – um jogo em que Dragões lutam na barriga do seu pai para ver quem é o mais forte! Feito em parceria com uma artista plástica que esculpiu os pequenos e muito “maneiros” dragões.

DEVIR que trouxe vários lançamentos com direito a vinda de Mark Rein Hagen com seu jogo de RPG/Card Game/Jogo de Tabuleiro – I am zombie, que já foi anunciado que teremos a versão traduzida para português pela própria Devir,

ascensionFunbox Jogos também recheadas de lançamentos, com o Flash Point um jogo de tabuleiro cooperativo onde os jogadores são bombeiros que devem resgatar os civis de um prédio em chamas! Neuroshima Hex (um jogo de combate entre exércitos) e o Ascension (considerado um dos melhores “deck building” do momento).

Conclave Editora com seu recém-financiado Nosferatu um “party game” além do campeonato de midgard e seu lançamento DOMINION (um card game onde as pessoas têm que “construir” o seu reino).

Level Up Games veio também com lançamentos na área do TCG/MMO com o HEX – Shards of Fate, um card game digital com direito a MMO que bateu recordes no seu plano de financiamento coletivo!

dofuskrosmaster_arenaAinda tive o prazer de falar com o pessoal do Ankama Games que estão apresentando o Dofus e Wakfu (ambos MMORPG), mas o que me chamou a atenção foram as minis de Krosmaster Arena um jogo de tabuleiro de combate de miniaturas onde as mesmas podem ser “transportadas” via código digital para Dofus! Esse tipo de interação tabuleiro / digital é o que acredito ser o próximo passo para os jogos de tabuleiro e digitais.

Tudo isso em um único dia na EIRPG no Anime Friends!

Aguardem muito mais surpresas!

Por Fábio Ribeiro
Equipe REDERPG

 

Share This Post

Leave a Reply