D&D Next: Legends & Lore: Criando Aventuras

D&D Adventure League

Se você é sortudo o bastante para viver perto de uma loja da Wizards Play Network, que participa de nosso programa de lançamento antecipado para D&D, você provavelmente já tem suas mãos no Starter Set. Se você é louco como eu, você pode até mesmo já ter completado a aventura do Starter Set, Lost Mines of Phandelver. O que há a seguir para você? Bem, nós temos ouvido muitos apelos de Mestres por uma prévia das diretrizes para desenvolver e balancear encontros, então vamos dar uma olhada nessas regras essa semana. Você pode usar essas diretrizes com os monstros no apêndice B de Lost Mines of Phandelver para continuar sua campanha ou criar outras aventuras.

Aviso: Essas não são regras definitivas. Apesar de terem sido cuidadosamente testadas em jogo, você pode esperar alguns ajustes antes de seu lançamento no Dungeon Master´s Guide, em Novembro.

A bit more D&DPara começar, lembre-se que essas são diretrizes, e não regras fixas e rígidas. Níveis de desafio e estimativas de XP são ferramentas para ajudar os Mestres a decidir sobre a dificuldade de um encontro de combate ou de uma aventura inteira. Mas há tantas variáveis envolvidas em D&D que é impossível equilibrar tudo perfeitamente. Mestres experientes normalmente conduzem suas campanhas simplesmente equilibrando a dificuldade com base no que estão vendo, ou inserindo criaturas e ameaças baseados unicamente nas necessidades do cenário ou da aventura.

Em outras palavras, trate esse artigo como qualquer outro conselho sobre conduzir a mesa de jogo que nós oferecemos. Use, se melhorar o seu jogo. Ignore, se atrapalhar o caminho.

Nível de Desafio: O nível de desafio de um monstro é um guia para o seu poder total. Como regra genérica, monstros com um ND mais alto que o nível do grupo apresentam-se como uma ameaça significativa. Eles podem ter habilidades que facilmente excedem as dos personagens, ou tantos pontos de vida que eles podem enfrentar os personagens mesmo em uma batalha franca.

A não ser que você esteja procurando criar um encontro difícil – ou mesmo mortal – intencionalmente, é melhor focar em criaturas com um nível de desafio menor ou igual ao nível médio dos personagens do grupo.

Valor dos Pontos de Experiência: você pode julgar a dificuldade de uma batalha comparando o total do valor dos pontos de experiência dos monstros com o nível do grupo. Aqui está o estado atual da tabela de estimativas de pontos de experiência. Multiplique o valor de XP listado na tabela pelo número de personagens no grupo para determinar a estimativa total. Essa estimativa dá a você uma diretriz para o valor total de XP das criaturas no combate.

valor_xpNível de Desafio Versus Pontos de Experiência: é importante lembrar que nível de desafio e pontos de experiência trabalham em conjunto para ajuda-lo a equilibrar um encontro de combate. Uma criatura com um ND mais alto que o nível do grupo pode facilmente encaixar na estimativa de XP, mas essa criatura pode apresentar-se como uma ameaça mortal para o grupo. Por exemplo, um ogro gera uma recompensa de 450 XP e é uma ameaça de ND 2. Um grupo de 5 personagens de nível 1 devem esperar em torno de 500 XP de recompensa pelos monstros em uma luta. Parece que o ogro se encaixa, certo?

Entretanto, o ogro é uma criatura de ND 2 porque seu dano é suficiente para derrubar a maioria dos personagens de nível 1 em um só sucesso. Isso não significa que você nunca deva jogar um ogro sobre um grupo de nível 1. (Em um dos jogos mais memoráveis que eu joguei houve uma batalha entre personagens de nível 1 e um ogro.) Mas isso significa que você deve estar preparado para uma luta difícil – uma que requer uma mistura de boa sorte e jogadas inteligentes para que os heróis saiam dela vitoriosos.

A Horda Monstruosa: Algumas vezes exceder em número os personagens dá aos monstros uma grande vantagem tática. Se você está criando um encontro com monstros que tem um valor de XP relativamente baixo com relação à estimativa para o nível do grupo, você pode terminar com duas vezes mais monstros do que personagens. Entretanto, se você deu uma olhada em nossa prévia do hobgoblin, você viu que mesmo monstros com ND baixo podem se tornar mais perigosos quando lutam em grupo. Sendo assim, números grandes de monstros podem alterar o equilíbrio de um encontro.

Para considerar isso, multiplique o valor de XP de um encontro por 1,5 se o número de monstros excede o de personagens em 2 para 1. Se o número de monstros excede o de personagens em 3 para 1, multiplique o total de XP por 2. Para uma vantagem de 4 para 1, multiplique o total de XP por 2,5, e assim por diante.

O Dia de Aventuras: Como regra de ouro, o jogo assume que personagens de um determinado nível podem derrotar um número total de criaturas com valor de XP equivalente a dois encontros difíceis antes de precisarem de um descanso prolongado. Essa não é uma medida perfeita, levando em conta que o dia de aventura está sujeito a considerações estratégicas que podem transformar encontros difíceis de esmagadores em banais, e vice-versa. Como diretriz, contudo, é uma boa maneira de calcular quando você pode esperar que o grupo comece a esgotar os seus recursos.

Usando o sistema: Esse sistema é desenvolvido para ajudar os Mestres a calcular a dificuldade do combate. Não é uma suposta parte do jogo, no sentido de que nós não esperamos que os Mestres sigam essas regras para criar aventuras da mesma maneira que os jogadores sigam certas regras quando criam seus personagens.

Nos meus próprios jogos, eu tendo a usar apenas nível de desafio para calcular o poder dos monstros, partindo então daí quando desenvolvo encontros. Jogadores com alguma experiência com o jogo sabem evitar lutas onde os personagens são menos numerosos, e tentar não chamar atenção de criaturas que sabem estar além da sua capacidade. Eu também já converti aventuras simplesmente substituindo os blocos de estatística originais com as suas versões da quinta edição, usando o número indicado de criaturas e não me preocupando com ND ou estimativa de XP. Eu conduzi com sucesso A Forja da Fúria dessa maneira, e descobri que a ação espelhava em grande parte a minha experiência ao conduzir a aventura na terceira edição.

Você pode achar útil usar esse sistema de nível de desafio e estimativas de XP para se familiarizar com os encontros e os combates na quinta edição, e depois lentamente abandoná-lo, conforme seu sentido intuitivo sobre as forças do grupo e seu próprio estilo de conduzir o jogo ganha espaço. E, como qualquer ferramenta, você pode acabar usando essas diretrizes de maneiras que seus criadores jamais poderiam ter previsto. Divirta-se, e faça suas as regras.

Agora, vejamos se alguém administra o uso desse artigo e do material do Starter Set para atingir o 20º nível na GenCon

Mike Mearls
Mike Mearls é o senior manager da equipe de pesquisa e design do D&D. Ele liderou o design da 5º edição de D&D. Seus outros créditos incluem o Castle Ravenloft board game, Monster Manual 3 para a 4º Edição, e o Player’s Handbook 2 para a 3º edição.

Tradução: Eduardo Carvalho
Equipe REDERPG

Link para o artigo original:
http://dnd.wizards.com/articles/features/building-adventures-0

 

Share This Post

Leave a Reply