D&D Next: Talentos no Desenvolvimento do Jogo

Quando estávamos ainda desenvolvendo a quinta edição de D&D, era muito mais difícil escrever essas colunas. Se eu quisesse falar sobre talentos, eu teria que analisar a direção que estávamos tomando, encontrar os tópicos que eram interessantes ou em mudança, e então construir um artigo que oferecesse alguma coisa sem oferecer muito. Hoje, eu posso apenas abrir meu Player’s Handbook e descrever o que eu vejo. Muito mais fácil.

Se você tem acompanhado o playtest, você já conhece a ideia básica por trás dos talentos. Eles são uma parte opcional do jogo – um caminho de customização que você pode tomar em lugar de aumentar seus valores de atributo. Eles servem como características alternativas de classe que qualquer um pode obter para construir um personagem mais distinto, único.

Art_StarterSetComparados a edições anteriores, talentos são muito mais encorpados no novo jogo. No passado, cada talento oferecia um único benefício ou bônus. Talentos podiam impulsionar seu personagem em uma direção única, mas usualmente isso acontecia apenas depois que você conectava vários deles juntos.

Na quinta edição, cada talento é como uma objetiva opção de multiclasse. Ele vem com tudo que você precisa para tornar real uma nova dimensão para o seu personagem. A maioria dos talentos dão a você um número de pequenos upgrades oferecidos juntos, uma nova e importante característica de classe que você vai usar bastante, ou um benefício menor junto com um bônus de +1 para um único valor de habilidade.

O conceito por trás dessa abordagem é simples. Se alguém na mesa está jogando com um personagem com um talento, você deve ter condições de identificar isso ao final de uma sessão. Talentos fazem coisas óbvias e interessantes aos personagens, que os fazem se destacar.

Por exemplo, em minha atual campanha eu estou jogando com Kel Kendeen, um mago caótico e neutro dedicado ao caos e a anarquia. Eu escolhi o talento Sortudo, que me dá a habilidade de rolar um d20 adicional quando fizer uma jogada de ataque, um teste de atributo, ou um teste de resistência, e escolher qual resultado usar. É extremamente útil para sair de situações difíceis, como quando eu estou com desvantagem ou realmente preciso ter sucesso em uma rolagem. Retratando Kel, o talento Sortudo cai como uma luva. Como um adepto do caos, ele constantemente se põe em situações perigosas – como usando uma coroa do mal definitivo ou exigindo uma audiência com o senhor tirânico de uma cidade. – apenas para ver as coisas caminhando do seu jeito. A sorte favorece os tolos, pelo menos no caso de Kel.

Em termos de conceito de personagem, talentos agem em dois campos: ou representando treinamento especializado, ou um benefício mecânico vinculado a algum aspecto específico do seu personagem. O primeiro tipo de talentos representa coisas que seu personagem aprende. O segundo representa traços inatos que se tornam habilidades peculiares. Pense na diferença entre a perícia de Robin Hood com o arco – algo aprendido através de treinamento e prática – e a sagaz astúcia de Odisseu – uma parte inata do personagem que ele usa com efeitos lendários.

Para embalar você até o lançamento do Player’s Handbook, aqui está uma lista de todos os talentos no livro.

Alerta
Atleta
Ator
Investida
Especialista em Besta
Duelista Defensivo
Ambidestro
Explorador de Masmorra
Durável
Adepto Elemental
Agarrador
Mestre em Arma Pesada
Curandeiro
Adepto da Armadura Pesada
Mestre em Armadura Pesada
Líder Inspirador
Mente Afiada
Adepto da Armadura Leve
Linguista
Sortudo
Matador de Magos
Iniciado em Magia
Adepto Marcial
Mestre em Armadura Média
Ágil
Adepto da Armadura Média
Combatente Montado
Observador
Mestre em Armas de Haste
Resiliente
Conjurador de Ritual
Agressor Selvagem
Sentinela
Atirador de Elite
Mestre em Escudo
Hábil
Furtivo
Atirador de Magia
Brigão de Taverna
Durão
Conjurador de Guerra
Mestre em Armas

* * *

Mike Mearls
Mike Mearls é o senior manager da equipe de pesquisa e design do D&D. Ele liderou o design da 5º edição de D&D. Seus outros créditos incluem o Castle Ravenloft board game, Monster Manual 3 para a 4º Edição, e o Player’s Handbook 2 para a 3º edição.

Tradução: Eduardo Carvalho
Equipe REDERPG

Link para o artigo original:
http://dnd.wizards.com/articles/features/feats-game-design

 

Share This Post

Leave a Reply