Regras de Maturação: evoluindo entre as histórias

Um problema comum que vi e ainda vejo em muitos grupos de Vampiro: A Máscara e seus derivados, são as eternas perguntas: de uma aventura para outra, passaram-se 20 anos, e agora? Como o personagem evoluiu nesse período? Quanto de XP os players podem receber sem desbalancear o jogo? Dou XP para eles evoluírem ou peço para me dizerem o que estão fazendo e decido o que eles conseguiram?

Essas perguntas geram, em 99% das vezes, algumas discussões e problemas dentro dos grupos. Existe uma alternativa simples, direta e oficial para essas perguntas, se chama sistema de Maturação, existente no Dark Ages: Vampire Storyteller’s Companion. Esse sistema permite observar a progressão em anos e tipos de atividade, facilitando enormemente para o narrador definir a pontuação para que seus jogadores possam ser felizes evoluindo seus personagens.

Dark Ages Vampire Companion

Apresentarei uma versão resumida e simplificada do conteúdo desse sistema, e caso achem o sistema interessante, tenho certeza que será fácil encontrar versões mais completas em sites de busca, agora que vocês sabem exatamente o que procurar.

MATURAÇÃO

Idade do Vampiro = Pontos de Maturação

Primeiros 5 anos = 1 para cada ano
Próximos 25 anos = 1 para cada 5 anos
Próximos 100 anos = 1 para cada 10 anos
Após 130 anos = 1 para cada 20 anos
Em Torpor = 0 Pontos

Atributos: 05 pontos por ponto de atributo enquanto seu personagem tiver menos do que (Força de Vontade) séculos de idade; 10 pontos por atributo após isso.

Habilidade: 02 pontos por ponto de Habilidade. Especializações e áreas de especialização (como por exemplo as áreas de Ofícios) um ponto cada.

Disciplinas: O custo para aprender Disciplinas aumenta conforme seu personagem envelhece. Custo de 03 pontos nos primeiros DOIS séculos, aumente o custo em 01 para cada DOIS séculos após os DOIS primeiros. Esses custos provém 02 pontos em vez de 01 quando seu personagem está estudando uma Disciplina multinível, como Taumaturgia ou Necromancia. Adicione 01 ao custo caso a Disciplina não pertença ao Clan do personagem.

Virtudes: 02 pontos por ponto de Virtude.

Trilha: 01 ponto por ponto de trilha até se igualar a pontuação de Força de Vontade do personagem, 02 pontos por ponto de trilha caso seja maior que a Força de Vontade do personagem.

Força de Vontade: 02 por ponto de Força de Vontade.

Esta tabela se encontra originalmente no endereço virtual:
http://www.infinitycg.com/Vampire/index.php?title=Maturation_Points

Espero que essa matéria ajude os pobres narradores que sofrem com seus grupos quando surgem os entreatos longos e há discussão sobre o quanto um personagem consegue evoluir nesse período. Lembro a todos que esse material apresentado é a versão resumida, não contém todos os parâmetros e cálculos relacionados a esse processo. Caso tenham interesse em ler sobre o sistema completo, ele se encontra no livro Dark Ages: Vampire Storyteller’s Companion.

Daniel “Maverick”
Equipe REDERPG

Share This Post

Leave a Reply