Não tenha medo: Use campanhas prontas a seu favor!

De Mestre de Jogo para Mestre de Jogo.

Lok’tar, galera! Eu me chamo Thexuga, sou uma das novas escritoras deste site e também Mestra de Jogo veterana. Venho através desse post ajudar com algumas ideias, espero que gostem.

Quem é Mestre sabe que às vezes a falta de tempo torna complicada a preparação de nossas aventuras, então buscamos ajuda das campanhas prontas, isso acaba sendo algo crucial na hora de narrar e vem aquela antiga pergunta: clichê ou não clichê?

A resposta é simples, não é clichê aquilo que torna um ambiente divertido e, muito bem usado, se torna uma carta na manga! Se você é um Mestre novato e ainda não sabe lidar com as campanhas prontas ou tem medo dos jogadores fugirem da história, aqui vai umas dicas que vão te ajudar muito, confira a seguir:

– Primeiro passo, pegue um papel e lápis.
– Anote os ganchos da história e principais PdMs.
– Distribua os mapas da campanha, isso vai ajudar muito.
– Problemas com PdMs? Faça em um papel encontros aleatórios.
– Caso dos jogadores fujam da história, é simples: conforme surgir a oportunidade, vá colocando em seu caminho aquilo que era para ser usado caminho principal.
– Modifique como quiser a história, pois você tem todo direito de improvisar como desejar.
– E mais importante de tudo: DIVIRTA-SE! Afinal um jogo sem diversão não é um jogo.

Problemas em encontrar alguma campanha pronta e legal? Aqui vai algumas dicas sobre as que já usei, algumas estão disponíveis aqui na REDERPG, outras ainda são possíveis de serem compradas de segunda mão e as demais podem ser achadas com uma busca:

GURPS

Assalto ao Mestre da Morte: Os PJs tem que salvar uma vila de um grande perigo.

A Entrega: Os pc’s tem que entregar uma mercadoria a um lugar e eles nem sabem o que os aguarda.

O Retorno do Mestre da Morte: O maléfico mestre da morte volta e quer eliminar quem o venceu anteriormente.

D&D 3.5

O Senhor da Fortaleza de Ferro: O Senhor da Fortaleza de Ferro habita uma estrutura planar, e apresenta regras que serão discutidas com mais detalhes no suplemento Manual dos Planos.D&D - A Cidadela sem Sol-CAPA

A Cidadela Sem Sol: É uma aventura de RPG clássica, onde os heróis devem investigar as lendas sobre uma antiga cidade que foi atingida por uma catástrofe, afundou na terra e atualmente é controlada por monstros.

*Abaixo caso goste de pegar uma sequência.

Alvorada de Sangue – Livro 1 Nível 8°

Guardião de Zentar – Livro 2 Nível 1°

A Torre de Yonat – Livro 3 Nível 3°

O Templo do Homem Cobra – Livro 4 Nível 5°

Amaldiçoados – livro 5 Nível 1°

Parasitas Assassinos – Livro 6 Nível 3°

Uivo na Noite – Livro 7 Nível 5°

Febre Escarlate – Nível 1°

Costa dos Náufragos – Nível 1°

Negra Noite Tempestuosa – Nível 1°

2D6

Uma noite em RAVENLOFT: esta aventura é estilo vampiro. Foram usados os mapas do Heroes of Horror e do Expedition to Castle Ravenloft.

Aventura Herança Maldita CTHULHU: Essa é uma adaptação de uma aventura clássica para Call of Chtulhu, que saiu em 1979 no livro do Lovecraft.

Vampiro: A Máscara

Presas da Noite: A ideia inicial do jogo é para neófitos recém-abraçados ou recém-chegados na cidade, é uma ideia de Crônica.

Espero ter ajudado. Até a próxima, pessoal.

Por Thexuga
Equipe REDE
RPG

 

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