Os Lusíadas RPG – Uma nova forma de se ver e ensinar a literatura

Não é de hoje que se ouve, conhece ou sabe da existência de artigos comprovando a eficácia do RPG quando usado dentro da educação. A maior prova disso foram os simpósios acerca dessa temática que culminaram no livro Anais do I Simpósio de RPG & Educação. Aqui mesmo na REDERPG tivemos a colaboração de alguns autores com suas pesquisas sobre essa temática. Porém, pouquíssimas pessoas se dedicaram a usar o RPG especificamente na Literatura.

Os jogadores do nosso querido hobby sabem da importância da leitura de inúmeros livros para a criação de personagens, campanhas e mundos. Mas e o aluno padrão das escolas brasileiras? Será que eles leriam as obras se o RPG lhes fosse apresentado?

Pensando nisso decidimos utilizar das regras do 4D&T – devido ao preço, agilidade e facilidade do manual – para criar um outro jogo de RPG baseado nesse. Mas qual seria o tema ideal?

Como sabemos que os adolescentes em geral têm uma forte preferência pelas aventuras, escolhemos a obra Os Lusíadas, de Camões, que por ser um poema épico poderia trazer a tona esse lado aventureiro do RPG. Além de, é claro, existir aí um desafio – de nível épico, com o perdão do trocadilho – a ser superado: fazer um aluno gostar de um texto de cinco séculos atrás.

Para isso, foram feitos dois playtests, um com jogadores de RPG, e outro com universitários a fim de encontrar possíveis erros e adaptar melhor a obra ao jogo. Por fim, foi feito um jogo com alunos do Ensino Médio de um colégio particular.

O resultado? Ah! Isso é algo que vocês lerão nas páginas finais do nosso trabalho. Aproveitamos para agradecer ao Marcelo Telles pela divulgação do material e para informar a todos vocês mestres e jogadores que ainda estudam o seguinte:

Usem o RPG em sala de aula, vocês vão se surpreender.

Para baixar o nosso trabalho, cliquem nos links a seguir.

Link para a Capa:
http://www.megaupload.com/?d=CJCGOAZ0

Link para Sumário:
http://www.megaupload.com/?d=8LVY9U97

Link para o Texto:
http://www.megaupload.com/?d=0WPV6TYF

Link para a Bibliografia e Anexos 1:
http://www.megaupload.com/?d=5P5QS0KW

Link para anexo 2:
http://www.megaupload.com/?d=62O62VCU

Link para anexo 3:
http://www.megaupload.com/?d=EUMAY0FL

Link para anexo 4:
http://www.megaupload.com/?d=5E6MTT6Z

Por Santiago Minetti e Cristiane Souza

***

Share This Post

Leave a Reply