Space Dragon Mini – Adaptação do Pocket Dragon

O usuário UtarefsoN, do fórum do Old Dragon, criou uma adaptação do Pocket Dragon, a versão lite do OD, para aventuras espaciais que foi elogiada pelos próprios criadores desse retroclone de D&D feito no Brasil. Confiram a seguir.

Olá pessoal! Venho postar aqui uma adaptação que fiz para o Pocket Dragon voltada para aventuras espaciais, que chamei de Space Dragon Mini.

A inspiração veio das histórias de ficção científica das revistas pulp, muito populares nos EUA nas décadas de 1930 a 1950 aproximadamente. Um dos meus autores favoritos (Isaac Asimov) escrevia constantemente, e isso me motivou a bolar essa adaptação. Outras influências foram Arthur C. Clarke, Philip K. Dick e obras que remetam à ficção científica espalhafatosa e “brega” da época, como Flash Gordon, Buck Rogers (e Duck Dodgers!), Jornada nas Estrelas, Perdidos no Espaço, e mesmo Space Ghost.

Optei por adaptar o Pocket Dragon pela simplicidade e rapidez, e para testar o conceito. Planejo adaptar o Old Dragon (pelo menos o manual Fast Play) completo, caso esta adaptação funcione bem e tenha bom feedback. Este é, portanto, uma espécie de beta público.

Mudanças nas Regras

Vou listar apenas o que mudou, para não me estender muito.

Classes: Homem Espacial, Gatuno, Cientista e Mentálico

O Homem Espacial equivale ao Homem de Armas, mantendo seu DV e bônus, mas recebendo uma penalidade para resistir a poderes mentais (equivalentes a magias).

Gatunos permanecem quase inalterados dos ladrões, mas seu TdP diário para esconder-se pode ser usado para sabotar algum equipamento eletrônico.

Cientistas são análogos aos clérigos, e a expulsão de mortos-vivos foi mudada para conserto e operação de máquinas. Nota: Pela simplicidade do Pocket Dragon, optei por deixar os cientistas como únicos a operar mecanismos corretamente, embora tenha planos de usar a tabela de expulsão do OD completo para reprogramação de robôs.

Mentálicos, equivalentes aos magos, mudaram pouco. A arma que sabem utilizar mudou para a pistola, refletindo o predomínio de armas de fogo. A parte que mais mudou foram suas magias, chamadas de poderes mentais, que abordo mais abaixo. O conceito da classe foi baseado nos mentálicos da série de livros Fundação, de Asimov.

Raças (Espécies): Humano, Androide e Mutante

Humanos permanecem iguais, adicionando um bônus de +1 em TdP de cunho social.

Androides têm movimentação igual a humanos, e podem rolar novamente um TdP uma vez por dia e usar o melhor resultado. Têm uma penalidade de -2 em qualquer teste social, emulando a incapacidade de reprodução do comportamento humano.

Mutantes são humanos de raças que se adaptaram a certos ambientes, visto que preferi deixar o papel dos vilões para os alienígenas. Há uma tabela com 6 aprimoramentos e 6 degenerações para o jogador rolar ou escolher, criando 30 combinações distintas.

Atributos: Pouca coisa mudou, como a CA sendo chamada de Proteção e não mais necessitanto da soma de 10+armadura, já que estars já trazem seu valor total de Proteção numa tabela. Cada classe também recebe bônus de +1 e +2 em níveis distintos, eliminando a necessidade da divisão do nível por 4.

Combate: Nada muda além das armas disponíveis (Pistola Laser, Pistola de Projéteis, Rifle de Plasma, etc.) e vestes (armaduras).

Poderes Mentais (Magias): São a maior mudança, visto que os mentálicos têm poucas magias ofensivas e até mesmo utilitárias, sendo a grande maioria voltada a leitura, manipulação, comunicação e controle mentais. O acesso a elas permanece o mesmo dos magos do Pocket Dragon, mas foi incluído o sexto círculo (chamado de Força), com uma magia apenas, para mutantes com o aprimoramento Evolução, que os permite atingir o nível 11.

Experiência e Evolução: Mantém-se igual, mas é adicionada uma tabela para referência rápida do XP necessário para atingir cada nível, e é sugerido o uso d6 como DV de inimigos alienígenas, com uma coluna da tabela dedicada a mostrar uma faixa quantos PV um alienígena de certo nível teria.


Em suma, gostaria de saber suas opiniões sobre essa pequena adaptação. Planejo incluir informações da ambientação e quem sabe um cenário próprio caso uma versão mais completa chegue a ser feita.

Lista de Atualizações
v1.1 – Adicionado o DV do Cientista, que estava faltando
v1.0 – Primeira versão

Podem realizar o download aqui:
http://www.4shared.com/document/tWZr8PAw/Space_Dragon_Mini_v_1_1.html

Abraços a todos!

Fonte: Old Dragon
http://www.olddragon.com.br/forum/?mingleforumaction=viewtopic&t=99

***

Share This Post
2 Comments
  1. Foi uma grata surpresa.

    O PDF esta muito bem feito, e as ilustrações ficaram ótimas.

    Um cenário seria muito bem-vindo, e também algumas sugestões de naves no melhor estilo foguete.

    Acho que a classe gatuno merecia ser chamado por outro nome.

    Parabéns pela ideia, faltava algo do gênero no RPG nacional.

    Sem dúvida vale a pena baixar.

    Abraços.

  2. Excelente idéia, e eu adorei as ilustrações.

Leave a Reply