Arquivo REDERPG: O que é d20 e OGL? – História do RPG, parte I

Em 24 de fevereiro de 2004, foi publicado no antigo portal o primeiro de dois artigos escritos por Fabiano Silva sobre a então história recente do RPG, da década de 1990 em diante. O primeiro artigo foi “O que é d20 e OGL?” (1.507 leituras) e vocês podem conferi-lo a seguir.


O que é D20 e OGL – História do RPG – parte I

O D20 já está no mercado há três anos. Nos Estados Unidos e Europa ele já se estabeleceu, já é conhecido por jogadores e empresas. No Brasil a expansão do D20 acontece de maneira mais lenta, mas não as informações. Os jogadores são bombardeados por informações, opiniões por todos os lados. É bom, mas também pode ser negativo… Os jogadores são bombardeados por informações incompletas e até mesmo erradas… Exatamente o que está acontecendo com o D20 no Brasil.

Essa matéria surgiu depois de inúmeras conversas, discussões, onde foi possível notar que muitos jogadores ainda estavam confusos com o D20 e principalmente com a licença aberta. Muitas pessoas estavam dando opiniões apaixonadas contra, em favor do seu sistema, sem conhecer a licença aberta. O jogador estava pouco informado e mal informado. Não será feita uma defesa do D20, mas uma análise da licença aberta, as verdades e mentiras.

Mercado de RPG
Para começar é necessário lembrar como estava o mercado antes do D20. É particularmante importante para aqueles que acham que o D20 vai acabar com o mercado ou acabar com a criatividade. Vamos voltar para a década de 90, é preciso lembrar não de quando o D20 foi lançado, mas dos anos anteriores. Nos anos 90 a TSR havia falido e foi comprada pela Wizards, na época uma empresa de Cards Games. Mesmo sem lançar novos livros o AD&D continuava como líder do mercado mundial com mais da metade dos jogadores. A Wizards começou a lançar livros para suportar seu novo ramo de RPG e novos suplementos surgiram. Mas não foi bem como eles esperavam. Alguma coisa estava errada, e não era só com o AD&D. As vendas estavam ruins, e não era só com AD&D.

Crise dos anos 90
Os cálculos da Wizard mostravam que o mercado mundial de RPG havia diminuído entre 50% a 60% entre 1993 e 1997. Metade dos jogadores haviam sumido. De todos os sistemas. Lembrem das crises que assistimos todos os dias na TVs motivadas pela retração de 20% a 30% de um mercado. Agora imaginem como uma queda de 50% nas vendas afetou o mercado do RPG. Escritores, artistas, redatores… Todos passavam por problemas. A pesquisa da Wizards mostrava outros dados importantes, o motivo da queda nas vendas. Os motivos principais eram dois: os jogadores estavam insatisfeitos com os livros que estavam sendo lançados e os diversos sistemas. Os diversos sistemas estavam criando pequenos e fracos mercados dentro do mercado. Eram grupos pequenos que se desfaziam com muita facilidade e dificultava uma maior integração do mercado: você gastava tempo, dinheiro para fazer um livro, uma revista, que só poderia ser usado por um pequeno número de jogadores. Não era compensador, dava prejuízo. Essa conclusão não é minha, e não é uma opinião, foi a constatação depois da pesquisa de mercado. Alguma coisa precisava ser feita. E a Wizards fez.

A luz no fim do Dungeon
Como uma grande empresa a Wizards sabia que precisava fazer alguma coisa e também sabia que ela, como a líder do mercado, era quem deveria fazer, pois só uma ação dela poderia mexer com todos. A estratégia da Wizards nos já conhecemos: foi o D20 e a licença aberta. A Wizards sabia que o mercado e ela não conseguiriam sobreviver se continuassem com tantos sistemas, se os jogadores e empresas não pudessem conversar, não pudessem trabalhar juntos. E a sua estratégia deu certo. Hoje estamos aqui, após o lançamento do D20. Os números oficiais não foram divulgados, mas as informações indicam um crescimento do mercado de RPG mundialmente. Empresas que antes estavam com problemas financeiros hoje já estão em melhores situações. O Mercado não acabou. Empresas não fecharam. A Criatividade continua solta. Mas o mercado mudou, como todos os mercados mudam. O mercado mudou para sobreviver, e ele sobreviveu.

O novo RPG
Deixando as opiniões de lado, o que o D20 fez foi apenas adaptar o mercado a um novo jogador. E esse parece ser o grande “crime” da Wizards e do D20: ter mudado o mercado. Não da para continuar com as mesmas estratégias de 15 anos atrás, não da para tratar o mercado como ele era na época de ouro do RPG. É preciso se adaptar para sobreviver, porque no final do dia, depois que os jogadores vão para suas casas, as empresa continuam lá. As contas continuam lá. As empresas precisam pagar as suas contas, as empresas precisam vender seus livros. O RPG não é um movimento: é um mercado como sempre foi que precisa sobreviver. E ele sobreviveu, graças ao D20. Muitas pessoas não aceitam as mudanças do mercado, querem que ele seja como era quando eles começaram a jogar. Querem os dias de glória do seu sistema de volta. Mas o mercado não é mais assim. Você, como jogador, não precisa mudar, mas as empresas, profissionais, precisam para sobreviver. Os jogadores podem ajudar o seu sistema, ajudá-lo a não desaparecer, mas não podem querer que as coisas sejam como antes e sim tentar entender como ele se encaixa no novo RPG. O Mercado muda, o RPG muda.
Se ele é um bom sistema, são os jogadores que têm que dizer. Que ele ajudou a salvar o RPG a historia já disse.
Na próxima semana o que é D20 e OGL.

Autor: Lordmon
Equipe RedeRPG

***

Share This Post

Leave a Reply