Personagens Nacionais (Savage Worlds, Storyteller e GURPS)

Recentemente, Marcelo Telles, Coordenador aqui da REDERPG “re-postou” um de meus artigos como colaborador da REDERPG. Tratava-se da proposta de uma aventura pronta chamada Todos Querem o Malandro, envolvendo polícia, malandragem e crime nos anos 1940. A postagem resultou em excelente repercussão tanto agora como em 2011, ano de sua primeira publicação.

Um ano depois, a aventura Arames Farpados também teve excelente recepção sendo, inclusive, postada em outros sites e blogs de RPG.

Considerando os pedidos, a curiosidade aguçada entre os jogadores e mestres, e o empenho em incentivar o uso de personagens e cenários brasileiros, a REDERPG está criando a série temática Personagens Nacionais!

Estes são alguns personagens encontrados nas mesas de jogo de meu grupo e/ou nos romances por mim produzidos, e trabalhados já há alguns anos no blog RPG Nacional. Alguns deles são readaptações literárias de personagens criados por jogadores (nestes casos, os créditos serão dados). Outros são NPCs ou mesmo criações literárias diretas.

O objetivo é mais que divulgar como temos trabalhado as temáticas e possibilidades nacionais em nossas mesas, mas aguçar os demais jogadores de RPG e incentivá-los a fazer o mesmo.

Esta série de artigos terá fichas para o Savage Worlds, Storyteller, GURPS e, quando for o caso, Desafio dos Bandeirantes. Outros sistemas podem ser utilizados conforme o caso. Mas o mais importante são os conceitos e traços gerais aqui descritos, e nada impede de você adaptar tais personagens a seus próprios cenários, bem como quaisquer características destas fichas.

E, já que começamos com Todos Querem o Malandro, um de nossos primeiros personagens será a mais perigosa cafetina do Rio de Janeiro nos anos 1940: Daniela Peccado!

Daniela Peccado

Eixo Temático: Boêmios & Decaídas.

Aparência: Peccado (evidente que este não é seu nome verdadeiro…) é uma morena jambo de cabelos negros encaracolados, 1,70 m e 52 kg.

Papel: Daniela Peccado é uma das maiores proxenetas do Rio de Janeiro, e sem dúvida a mais perigosa, na virada dos anos 1940-50.

Seu passado é obscuro. Sabe-se ter sido prostituta e escrava sexual de uma misteriosa mulher da Boemia, chamada Marqueza (com “z” mesmo). Por motivos que ninguém jamais descobriu, o Palácio de Sade – prostíbulo da Marqueza – foi fechado há anos. Livre para vagar pela noite carioca, Daniela comprou um palacete em Santa Tereza, onde ergueu o Cabaré Peccado e iniciou seu próprio baronato de luxúria.

Até hoje não se sabe de onde veio o dinheiro para este investimento…

Víbora da noite: O real perigo que ela representa está em seus jogos de sedução e tramas na noite carioca. De uma beleza agressivamente provocante, aliadas à fleuma e aparente falta de moralidade para obter o que deseja, Daniela transformou seu Cabaré num espaço neutro da Boemia, onde políticos, bicheiros, empresários e outros patifes obtêm prazer ao mesmo tempo em que podiam negociar suas rixas e fazer acordos com segurança e total privacidade.

Além de garantir a privacidade destas negociações, Daniela atua como intermediária. Conhece segredos e tem na palma da mão alguns dos homens mais poderosos da cidade.

Fleuma no agir e no falar: Daniela fala bem e articula as palavras de forma elegante. Não parece ter tido educação formal, mas é inteligente, perspicaz e sutilmente ardilosa.

Sabe se defender: Como fora mulher da vida, ainda que não seja páreo para adversários mais combativos, Daniela sabe se defender. Atacaria agressivamente se fosse necessário com lâminas e objetos cortantes improvisados. Contudo, e desde sempre, ela usa da persuasão, sutileza e negociação para obter o que deseja.

Inimigos: O misterioso Príncipe da Lapa está na sua cola, e o novo Delegado Titular da Delegacia de Jogos e Diversões, Leônidas, conhecido pela honestidade e competência, não está nem em sua lista de pagamento nem na de amantes.

Rumores e Boatos
• Daniela Peccado é a única pessoa que sabe o que aconteceu com a Marqueza e o que acarretou no fechamento do Palácio de Sade.
• Netto da Lapa, o maior bicheiro do Rio de Janeiro, tem algum tipo de acordo secreto com ela.
• Corre boato de que não há nenhuma amante como Daniela Peccado, mas ela somente se entrega aos clientes mais abastados.
• Da mesma forma, corre boato que toda a sensualidade da Srta. Peccado é meramente encenação, e que ela não sente prazer ou excitação sexual. 
• Diz-se que ocorre algum tipo de perversão sexual no penúltimo andar do Cabaré. Daniela mora no último andar.

personagens-nacionais-1-2

Savage Worlds

Atributos: Agilidade d4, Astúcia d10, Espírito d10, Força d4, Vigor d6.
Perícias: Atirar d4, Conhecimento (Política) d6, Dirigir d4, Intimidar d8, Lutar d4, Manha d12, Persuadir d12, Provocar d12.
Vantagens: Muito Atraente, Conexões, Rica, Seguidores.
Complicações: Gananciosa, Hábito menor: Hedonismo, Peculiaridade: Narcisismo, 

GURPS

Atributos: ST: 11, DX: 12, IQ 15, HT: 11.
Vantagens: Bonita, Camaleão Social, Contatos (Boemia e marginalidade, NH 18), Rica (além do Cabaré Peccado, tem vultuosa quantia em banco e aluguel de imóveis por meio de laranjas).
Desvantagens: Insensível, Segredo (seu passado com relação à Marqueza e o Palácio de Sade).
Perícias: Administração 16, Armas de Fogo 11, Arte Erótica 21, Assuntos Atuais 20, Boemia 20, Condução 11, Dissimulação 17, Finanças 16, Intimidação 17, Manha 18, Política 14, Sex Appeal 19, Trato Social 18.
Peculiaridades
• Gosta de cigarrilhas longas francesas.
• Fala sempre em tom sedutor e sarcástico.

Storyteller

Natureza: Diretor.
Comportamento: Esperto.
Conceito: Cafetina.
Atributos: Força 2, Destreza 2, Vigor 2; Carisma 3, Aparência 4: Manipulação 5; Percepção 2, Raciocínio 3, Inteligência 3.
Habilidades: Briga 1, Empatia 2, Intimidação 3, Manha 5, Lábia 5, Condução 1, Etiqueta 4, Armas Brancas 1, Finanças 2, Política 4.
Antecedentes: Recursos 4, Influência 3, Contatos 4, Fama 1, Lacaios 5.
Virtudes: Consciência 1, Autocontrole 4, Coragem 3.
Força de Vontade: 8.
Humanidade: 5.

Por Silva Pacheco
Doutor em História (PPGHC-UFRJ) e Pesquisador nas áreas de religião, História do Brasil, polícia e inteligência.

Imagens: Imagens geradas pelo programa Heromachine – www.heromachine.com
All images and text on this site are ©AFD Studios, LLC and Jeff Hebert.
You can use the character images you create however you like in your personal work, though a credit to heromachine.com would be appreciated. For commercial use, please contact us.

personagens-nacionais-1-1

Share This Post

Leave a Reply