Undying RPG, próximo lançamento da Fabrica Editora

Undying é um RPG de vampiros sobre predação e intriga, um RPG que não usa dados. Você é o predador – um monstro da noite sugador de sangue. Seu mundo gira em torno de quatro coisas: sangue, humanidade, status e dívida. Essas quatro características estão estreitamente interligadas com o jogo.

Undying é um jogo para maiores de idade que contém linguagem explícita e ilustrações que apresentam nudez e violência gráfica.

O jogo se desenvolve entre períodos de ação intensa e drama, onde os conflitos chegam ao clímax, e períodos de aparente calma, onde as feridas são lambidas e as tramas são incubadas. Durante o curso de uma ou duas sessões, os PJs experimentam eventos tumultuados iniciados pelo desmoronamento de uma fachada. A história se desenrola hora a hora, noite a noite, até o conflito se resolver com um novo status quo. Este é o modo jogo noturno. Quando um novo status quo é alcançado, a escala de tempo do jogo muda para meses, anos, décadas ou mesmo séculos. Este é o modo tempo de inatividade. Quando o caos é mais uma vez desencadeado, os predadores fazem seus gambitos; depois de uma ou duas sessões de jogo noturno, vemos quem chega no topo e como a comunidade de predadores é alterada.

Sangue é a sua grande paixão. É o objetivo de seus desejos mais profundos e necessidades primordiais. O seu livre arbítrio, a sua autodeterminação – embora você escolha olhar para isso – são uma fachada: um folheado profundo de civilidade que enfeita o sugador de vida em seu interior. Você pode enganar a presa e pode se enganar, mas você não pode enganar o animal assassino dentro de você.

Humanidade é simpatia, compaixão, autocontrole, decência e compreensão. Sua humanidade é manchada para sempre pela mácula de sua maldição e segurar seus pedaços esfarrapados é crucial.

Status é seu lugar na sociedade predadora. Entre os predadores há uma hierarquia e você tem um lugar nela, provavelmente não perto do topo e, idealmente, não no fundo. Predadores manobram por uma melhor posição, envolvendo você em suas maquinações sombrias.

Dívida é a única medida de riqueza que realmente importa para os predadores. É o que você deve a um predador e a sua promessa de reembolsá-lo. Um predador é poderoso, mas um predador apoiado por outros predadores tem poder. Esse poder tem um custo e a dívida é sua moeda.

Conhecimento de Predador é uma ferramenta direcionada para ajudar você a obter exatamente o que você quer do jogo. Undying dá-lhe uma excelente estrutura e, em seguida, ajuda você a marcar a configuração exata e a mitologia que deseja para sua história.

O jogo sem dados é conseguido através do sangue, dívida, status, humanidade e movimentos de “bola de neve”. Por exemplo: a caça leva à alimentação, a alimentação leva ao sangue, a alimentação revela a sua humanidade por causa das escolhas difíceis que você faz quando se alimenta e compromete a sua humanidade. Então gastar sangue leva à necessitar de sangue, a necessidade de sangue leva à caça e alimentação, e então sua humanidade enfraquecida tornam ainda mais difíceis as suas escolhas.

Para movimentos como Interferir ou Lutar você aposta sangue. Apostar e blefar tornam esses movimentos um excitante jogo de diplomacia arriscada ao invés de um jogo maçante de contagem de sangue. Interferir funciona como o pôquer – a cada rodada você cobre a aposta, aumenta ou passa e o vencedor leva tudo. Lutar torna conflitos violentos entre predadores decisivos e letais – todo mundo aposta sangue em segredo e quando as apostas são reveladas, o vencedor decide quem vive ou morre. O combate na mesa de jogo é resolvido tão rápido quanto o combate entre predadores na ficção

Os movimentos em Undying funcionam todos conjuntamente para focar o jogo em sangue, dívida, humanidade e status.

Undying foi lançado gratuitamente pela Enigma Machinations em uma versão apenas com texto e depois em uma edição luxo por financiamento coletivo.

A Fabrica Editora (Don’t Rest Your Head RPG) lançará aqui no Brasil essa edição mais luxuosa. Em breve daremos mais detalhes, enquanto isso, confiram os links abaixo com mais informações sobre o jogo em inglês:

Fonte: kickstarter.com/projects/892039034/undying

enigmamachinations.com/2015/08/21/undying-game-design-philosophy/

enigmamachinations.com/2016/02/13/undying-update-4/

Share This Post