ATUALIZAÇÃO: Numenera 2: Descoberta & Destino – Financiamento foi prolongado!

O financiamento coletivo do Numenera 2: Descoberta & Destino, a segunda edição do aclamado cenário de Monte Cook, foi prolongado até o dia 9 de setembro! Se você ainda não está participando, esta é a sua chance! Confira a seguir!

Qualquer tecnologia suficientemente avançada, é indistinguível de magia.

– Arthur C. Clarke

NUMENERA é um jogo no qual os jogadores exploram as ruínas de eras passadas para reunir tesouros maravilhosos e ajudar na construção de um novo futuro para um mundo lutando na escuridão.

Esse é um jogo de exploração, de maravilhas, de descoberta. É um jogo que prioriza a narrativa, onde as ações do personagem são realizadas de acordo com o quanto de esforço o jogador decide colocar em cada tarefa realizada.

Mesclando fantasia e ficção científica, se inspirado na frase de Sir Arthur C. Clark: “Qualquer tecnologia suficientemente avançada, é indistinguível de magia”.

Além disso tudo, as histórias ocorridas em Numenera são ambientadas em um cenário daqui a um bilhão de anos, onde a Terra já viveu oito mundos. Cada “mundo” desses durou milênios, e cada um deles deixou seu legado e experiências, muitas desconhecidas, ainda por serem descobertas, ou ainda para encontrarem seu destino no Nono Mundo, onde se passam as histórias do jogo.

O Nono Mundo é sobre descobrir as maravilhas dos mundos que vieram antes dele, não por eles em si, mas como um meio de melhorar o presente e construir um futuro.

ATENÇÃO: Os PDFs de Descoberta & Destino já estão prontos e serão disponibilizados imediatamente, sem necessidade da meta ser alcançada, liberaremos sempre as segundas feiras, uma vez na semana.

Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o jogo, NUMENERA é um jogo escrito por Monte Cook, com o auxílio de Sean K. Reynolds, e teve sua primeira versão publicada em 2013 em inglês. Em português, o jogo foi lançado aqui no Brasil em 2015 por nós, da New Order Editora. E sua segunda versão, chamada de NUMENERA 2: DESCOBERTA & DESTINO, apresentando evoluções e expansões das regras, foi lançada em 2018 lá fora, e agora chega ao Brasil com seus dois livros básicos, Descoberta & Destino. Vale destacar que, devido ao sistema do jogo, o Cypher System, todo o conteúdo da primeira versão do jogo é totalmente compatível com o segundo e vice-versa. O material da versão anterior pode ser aproveitado por completo pelos jogadores e Mestres (embora alguns livros de opções de personagem possam se tornar menos relevantes com as melhorias apresentadas em Numenera 2).

E este projeto está sendo realizado justamente para financiar coletivamente a produção (impressa e digital) da versão em português dos dois livros básicos de NUMENERA 2: DESCOBERTA & DESTINO.

NUMENERA DESCOBERTA

Numenera Descoberta é um livro que cobre território familiar aos jogadores da primeira versão; ele é basicamente uma revisão do livro básico original de Numenera. Em Descoberta, você encontrará algumas revisões que tornam as coisas mais claras e divertidas, além de aumentar as opções disponíveis aos jogadores. Nanos, jacks e glaives foram retrabalhados. Muitos focos e outros descritores foram revisados. Você terá mais opções, regras mais claras e um pouco mais de expansão nas regiões de Baluarte e do Além.

Mas Numenera Descoberta não é uma nova edição. Não há virtualmente mudanças na forma mecânica de se jogar — e as mudanças ocorridas não afetam de forma alguma como PdMs, criaturas ou itens como cifras ou artefatos funcionam. O cenário também não mudou. Portanto, se você já jogou Numenera, seus bestiários, aventuras, cartas e demais livros não serão afetados. Esses títulos não receberão uma “segunda edição” — e se você não adotar Numenera Descoberta, os suplementos lançados futuramente continuarão funcionando perfeitamente com seu livro básico antigo. Sua campanha em curso funcionará normalmente, mas há opções novas em Numenera Descoberta!

NUMENERA DESTINO

Embora Descoberta ofereça uma melhor experiência de jogo, Numenera Destino nos empolga ainda mais! Este livro permite aos personagens se tornarem uma verdadeira parte do cenário — ajudando de fato a moldar o futuro do Nono Mundo. O povo do Nono Mundo está preso em um estado quase medieval, um mundo de luta e perigo, frequentemente sofrendo às sombras das maravilhas dos oito mundos anteriores. Numenera Destino lhe permite criar aventuras e campanhas nas quais os jogadores não simplesmente exploram as maravilhas do passado — eles as utilizam para emergir o Nono Mundo da escuridão.

Você pode tornar o mundo um lugar melhor. Ajudar a comunidade a se defender de abhumanos ou do vento de ferro. Criar centros de aprendizado ou comércio. Inovar, construir e proteger. Administrar uma comunidade inteira e ajudá-la a prosperar e a crescer — ou simplesmente criar uma base ou veículo legal para seu grupo de aventuras. Numenera Destino lhe permitirá usar o que você descobrir e deixar sua própria marca na história como alguém que elevou o Nono Mundo ao futuro.

Aventurar-se — explorar os restos estranhos e maravilhosos dos mundos anteriores — permanece, obviamente, o cerne do jogo de Numenera. Numenera Destino lhe dará novas formas do que fazer com suas descobertas, junto de maneiras inteiramente novas e épicas para estruturar suas campanhas. Você descobrirá materiais, fontes de energia e tesouros possíveis de utilizar em um novo sistema robusto e completamente novo de criação. E, talvez o melhor de tudo, Numenera Destino oferece três novos tipos de personagem – Arkus, Wright e Delve – e vários novos descritores e focos ligados a este inovador estilo de jogo.

O que está esperando? Para participar do financiamento, basta ir no link abaixo:

 

catarse.me/numenera2

 

Confira também o vídeo do financiamento, a minha vídeo-resenha do Numenera e a aventura em duas partes de Numenera 2 no canal Casa Velha RPG da qual participei interpretando o icônico Den:

 

 

 

 

 

Share This Post

Leave a Reply