Reia: Notas da Criação do Cenário VIII

Réia – Cenário de Campanha: O LIVRO!

Saudações, heróis! É com imensa alegria que eu apresento a vocês Réia – Cenário de Campanha, o livro do cenário que venho desenvolvendo e mostrando aos poucos nesta coluna.

Após um ano e seis meses de interrupção de desenvolvimento do cenário, por conta do trabalho à frente da Dragão Brasil, que consumiu todo tempo que eu tinha e o que eu não tinha, em janeiro deste ano, aproveitando as minhas férias, retomei o trabalho com o Réia, incluindo esta coluna mensal.

No momento em que escrevo este artigo, estou finalizando o livro e, até final de março, calculo que o arquivo final estará pronto e indo para a revisão.

Eu tenho um problema sério como escritor: sou muito sucinto. Contudo, este “defeito” é uma qualidade para o mercado brasileiro, onde os jogadores possuem baixo poder aquisitivo e as editoras são em sua maioria de pequeno porte.

Com isso e sabendo do momento difícil que o hobby passa aqui no Brasil, consegui descrever o cenário em um formato viável para as editoras nacionais, e acessível para o jogador brasileiro.

Réia – Cenário de Campanha será um livro de 64 páginas, capa colorida e interior preto & branco, ricamente ilustrado pelo espetacular Gláucio Marcos(*), o mesmo artista que ilustrou o capa da Dragão Brasil 117 e o preview do cenário que foi mostrado nessa edição da revista.

O livro terá as seguintes divisões e capítulos, em uma organização comumente usada nos produtos para o sistema d20:

  • Apresentação: breve explicação sobre a criação de Réia.
  • Introdução: ao cenário em si, uma visão geral sobre ele.
  • Capítulo 1 – Personagens: as regras para criação de personagens, com as diferenças nas descrições e na mecânica em relação ao Livro do Jogador.
  • Capítulo 2 – O Continente de Eurone: geografia, a descrição dos reinos e de como é a vida no continente onde são ambientadas as aventuras em Réia, a versão alternativa da Europa Carolíngia.
  • Capítulo 3 – A História de Eurone: a história do continente, das civilizações mais antigas, passando pelo antigo Império Minosiano, à ascensão de Carlomano e os dias atuais no cenário.
  • Capítulo 4 – Religiões: a descrição das principais religiões e divindades do cenário.
  • Capítulo 5 – Campanhas: as regras específicas do cenário e as informações importantes para se conduzir uma campanha em Réia.

De antemão, quero dizer que o resultado do livro está me deixando profundamente satisfeito, superando positivamente a minha melhor expectativa, ainda mais que o meu parâmetro de qualidade mais recente foi nada menos que o Crônicas da 7ª Lua. Acredito que tenha conseguido um bom equilíbrio entre regras e descrição do cenário. E um material rico e detalhado, mesmo em tão poucas páginas.

Por fim, falta dizer qual editora irá lançar o livro. Mas esta informação eu deixarei para o mês que vem…

Réia é um cenário de fantasia medieval épica
criado por Marcelo Telles para o sistema D20.
Não percam, no primeiro domingo de cada mês, a coluna mensal
Réia: Notas de Criação do Cenário,
em que o autor fala do desenvolvimento desse novo cenário,
e participem no nosso fórum do tópico dedicado a Réia
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/reia/
e da comunidade oficial do cenário no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8782566
* Glaucio Marcos agora assina como Glaucio Costa

***

Share This Post

Leave a Reply