O Fim da REDERPG

Saudações a todos. Sempre que me perguntavam quanto tempo duraria a REDERPG, eu respondia que enquanto eu e a Adriana Almeida vivêssemos, o portal continuaria. Mas havia uma terceira possibilidade da REDE acabar (além de um eventual fim do mundo), que eu nunca falava: era eu e ela nos separarmos. Infelizmente, essa terceira possibilidade aconteceu.

Eu sempre fui o visionário que pensava sobre o RPG. A Adriana era o “motor” que colocava minhas ideias em prática. E assim nasceu a REDERPG e outras iniciativas nossas. Mas agora vamos seguir caminhos diferentes.

Com isso, a REDERPG vai encerrar suas atividades, no ano em que completaria 10 anos de existência.

O portal vai continuar no ar, mas sem mais atualizações, porque o consideramos um patrimônio dos jogadores brasileiros. Iremos terminar o Concurso Changeling, conforme o prazo estipulado, mas o ganhador será anunciado na lista de discussão no Yahoogrupos, na comunidade oficial no Orkut e no grupo oficial da REDERPG no Facebook.

Falando na lista, comunidade e grupo, todos esses meios de discussão e interação continuarão, independente do fim do portal, assim como os Encontros de RPG no Bob’s da Tijuca e de Campo Grande, no Rio de Janeiro.

Pedimos aos responsáveis pelos jogos no nosso fórum que migrem os seus jogos até o dia 15 de março, pois a partir dessa data não será mais possível postar lá.

Queremos agradecer a todos que nos acompanharam nessa jornada épica de 10 anos e a todos que de alguma forma contribuíram nessa caminhada.

Continuem jogando os dados e muitos sucessos decisivos para todos!

Citando o meu personagem favorito da série Lost: iremos nos encontrar em outra vida, irmãos!

Um abraço imenso a todos!

 Marcelo Telles
Coordenador do portal REDERPG

***

Share This Post
82 Comments
  1. a Rede vai deixar saudades para todos, principalmente para pessoas que como eu, conheceram o RPG atraves dela :)

  2. Putz, no dia que me inscrevo o portal acaba….

  3. Uma notícia muito triste, especialmente por ser motivada por um fato pessoal igualmente infeliz. Enfim, praticamente 9 anos ai acompanhando diariamente o site, nem imagino para onde eu vou migrar agora. Espero que o Telles volte a conduzir um portal de RPG algum dia desses quando as coisas estiverem melhores.

  4. Sempre entro para ver qual vai ser o post do dia e hoje me deparo com “O fim da REDERPG”, logo me reportei à data, mas hoje não é 1º de abril, infelizmente.

    Agradeço ao Teles, a Adriana e a toda a equipe da RedeRPG por ter nos proporcionado muito conteúdo RPGístico ao longo de seus 10 anos de vida.

    Muita força e conforto aos corações de vocês dois e de seus filhos nesse momento tão difícil que é uma separação.

  5. Nossa. Uma noticia triste a todos os fãs dos 10 anos de trabalho da REDE. Desejo muita sorte no futuro de ambos e que consigam ainda dar a volta por cima em um momento díficil como esse.

  6. Uma grande perda!, para todos mais a vida é uma caixinha cheia de supresa. Somos gratos por todos esses anos!. Boa sorte na sua nova jornada.

  7. Fico muito triste com as noticias… ambas.
    Espero que ao ultrapassar esta fase inicial, ambos encontrem novas portas e oportunidades.
    Um grande abraço

  8. Antes de mais nada, quero deixar claro que os comentários que virão a seguir não são um protesto contra o Marcelo nem contra Adriana, que fizeram um grande trabalho e cujos nomes são decisivos na história do RPG nacional. São somente um alerta acerca da situação do RPG hoje no Brasil.

    O fim da Rede é uma perda lastimável. O RPG não é um hobby das massas e, além disso, hoje o conceito de “mídia” e de “informação” mudou muito e está diretamente ligado a internet e a interatividade. Perder um portal como a Rede é gerar um rombo difícil de ser tapado. Como saber notícias sobre RPG? Como novos autores e editoras poderão divulgar seus trabalhos? E, mais ainda, como pessoas com pontos de vistas diferentes poderão se pronunciar acerca dos mais variados assuntos relacionados a este fascinante passatempo?

    Tudo isso continua sendo possível, sem dúvida. Mas acho que a imensidão da internet é um oceano difícil de ser navegado pelo meio rpgista. A Rede era uma das maiores e, sem duvida, a mais bem receptiva ilha que tinhamos.

    Temo voltar aos tempos negros da década de 1990, nos quais o monopólio da informação sobre RPG e divulgação das mesmas estava nas mãos de um único grupo e instituição. Não digo que o problema era a Dragão Brasil em sí, mas sim o fato de que ela detinha este monopólio e, em qualquer segmento, e seja qual grupo for, sempre será prejudicial que apenas alguns poucos sejam aqueles que tem o poder de informar e produzir opinião enquanto o restante é somente consumidor das mesmas.

    Não afirmo também que a Rede foi uma perfeição de imparcialidade. Não é e passa bem longe disso. Todavia, a Rede era totalmente aberta, livre. Resenhas, jogos, opiniões, notícias, ilustrações…tudo isso corria com liberdade e está constantemente aberto a postagens de qualquer pessoa a qualquer momento. Como exemplo, Marcelo Rodrigues (autor de Tagmar e Coordenador do projeto Tagmar 2) pode se manifestar publicamente acerca de meu artigo sobre o Tagmar, mesmo depois de alguns meses de seu lancamento na Rede.

    (lógicamente, não é o caso de se condenar a Dragão Brasil neste aspecto, pois se tratava de uma revista impressa sem estes recursos. Na época, internet era raridade).

    Mas ainda tenho esperança. Primeiro porque (como todos sabem) sou Cristão. Segundo, porque somos jogadores de RPG e CRIATIVIDADE é nosso forte: não é difícil imaginar que alguem terá uma excelente idéia digna de muitos pontos de experiência para revertermos o problema e mentermos uma mídia aberta e livre como foi a Rede RPG.

    Grande abraço a todos.

    Thiago da Silva Pacheco (vulgo Shophetim), Redator de RPG e Sociedade.

  9. Realmente é uma perda lastimável, não acredito que esse dia chegou, e ainda mais sabendo qual foi a real motivação, já passei por isso e sei como é difícil uma separação, espero que estejam bem e que tenha sido de comum acordo. Hoje mesmo estou indo na minha primeira audiência do meu Divórcio.
    Então me preocupo por vocês, façam o melhor sem egoísmos, mantenham a amizade.

    E quanto a Rede, ainda bem que manterão ela online, isso foi bacana da parte de vocês, pois ela é uma grande fonte de informação, eu não participava quase nada daqui, mas sempre consultei muito os artigos.

    E dias melhores virão, ainda bem que terei ainda uma chance de jogar com vocês lá no Bobs.

    Abraços!

  10. Escrevi o que penso no meu blog. E já deixei minha opinião para o Telles. Estou triste para caramba.

  11. É uma perda sem precedentes para o mercado de RPG, jogos e cultura nerd em nosso país.

    O que posso dizer, sem dúvida, é que a missão da Rede foi cumprida em seus 10 anos. O portal foi muito além de ser um portal, ultrapassou os limites da web e tornou-se referência.

    Não vou deixar aqui condolências pelo fim, mas parabéns pelo trabalho prestado até hoje!

    Abraços e felicidades ao Telles, à Adriana e à todos os que fizeram a Rede RPG até hoje.

    Em meu nome e em nome da Conclave Editora.

  12. O GAFDBSNRPG (Grupo A Favor Do Bom Senso No RPG) empacota mais um:

    Próximo Alvo Tormenta…

  13. Uma pena.

    O que dizer? Espero que sejam felizes, e que, embora tomem rumos diferentes,e que continuem presentes de uma forma ou de outra no meio dos RPGistas, pois são figuras importantes para nós e toda comunidade em geral.

    Abraços a todos e que Deus os acompanhe aonde forem

    Patesi

  14. Primeiramente, gostaria de me solidarizar com a situação pela qual passam, que deve ser algo realmente complicado. Lamento muito que tenham que passar por essa situação, mas quando as questões se tornam irremediáveis, não adianta realmente forçar, não importa em nome de que.

    Desta forma, tenho apenas a lamentar, e agradecer todos esses anos pelo empenho que vocês tem demonstrado em relação ao RPG.

    Confesso que a Rede RPG é um dos poucos sites sérios que acompanho sobre meu hobby favorito.

    Sempre confiei na responsabilidade do site, nas notícias, resenhas, traduções e materiais disponibilizados, algo com certeza de muita qualidade.

    Ficamos um pouco “órfãos” hoje…

    Também desejo que todos tenham sucesso no futuro, e que nada seja definitivo…

    Abraços!

  15. Uma pena realmente. Sentiremos (eu pessoalmenete sentireir) falta da rede RPG.

  16. Que seja o início de uma nova fase então, com projetos novos!
    Pedra que rola não cria limo!

    Pergunta, o portal vai sair do ar?
    Os links para as matérias que a gente gosta ainda vão existir?

  17. Conforme eu já falei pro Telles.
    Todos que precisarem de um local pra hospedar seus jogos, na FaleRPG dedicamos uma boa parte do fórum para PBF.
    Todos são bem vindos.

    No mais, deixo a nota publicada sobre o fato:
    http://www.falerpg.com.br/site/modules/wordpress/?p=384

  18. Cara, fiquei muito triste com essa notícia, acabamos de perder um excelente canal de notícias de nosso Hobby! Valeu ao Marcelo e à Adriana pelos anos de contribuição à divulgação e informação de nosso hobby, o RPG! Espero que, independente do que aconteceça, tenham sucesso em suas novas empreitadas e muito obrigado por ter dedicado esse espaço por tanto tempo pra gente! Parece que esse ano é mesmo o ano do fim, talvez os maias estejam certos! Oh, God…

  19. Entrei dia 14 e pensei: pouts… alguém bebeu demais e publicou de sacanagem na Rede..
    Voltei hj e isso ainda está aqui.
    -_- OMFG!

  20. Fiquei mto triste com a noticia apesar de ser um membro da Rede não mais ativo, porém acompanhei o começo, fui membro um tempo depois e no final colaborador.

    A Rede RPG que me deu a oportunidade para escrever sobre o que gosto por um publico maior.

    Sentirei falta, mas prefiro imaginar que isso tudo seja uma pausa prolongada e que daqui um tempo estará de volta firme e forte.

    Abs

    E força pro Marcelo e pra Adriana.

  21. Santo Deus… E agora?

    Agradecimentos ao Telles e à Adriana por tudo.

    Porém, rpecisamosd e outro portal urgente, de mesma qualidade. Eu gosto muito do dot20 e do Paragons, mas a RedeRPG sempre teve um quê diferente. Vai fazer falta.

    • Três locais que recomendo, Fale RPG, Jambô e é claro a Spell RPG

      • Ronassic, mas este não é o Site da Spell RPG.

        • Gun Troll Master, a Spell é e sempre foi a mesma, a Spell 2 é um clone feito pelos insatisfeitos, isso não significa que a Spell deixou de ser a Spell porque membros descontentes saíram e criaram outro site com o mesmo nome, deixamos de lado essa guerra há muito tempo.

          Mas aqui não é local para discutir isso. Se quiser conversar, estarei disponível lá na AllefRPG (como costumam dizer), abra um tópico e comente o seu ponto de vista.

          • E que tal Todos os membros menos você?

          • Acorda filhão, qual comunidade está parada? A Spell ou o clone? Compare e veja que tenho razão. Vocês tentaram, é uma pena que tenham se espalhado por outros lugares, como o fórum da Jambô. O bom seria se tivessem se fechado naquele mundinho, mas parece que precisam espalhar porcaria por aí, como vir aqui falar besteira, que o próximo alvo agora é Tormenta, o jeito é não alimentar discussões, pra mim já deu.

          • A sua está paradíssima e não tem nenhuma discussão relevante. Enquanto isso, na Spell da comunidade o tópico de D&D 5E está bombando.

            Fora o chat, as conversas no Facebook, e toda a comunidade que não se resume a um fórum.

            Quantos usuários ativos tem na sua Spell? 10? 15? Vocês representam muito bem a ideia de “meia-dúzia de gatos pingados”. Nem os moderadores são ativos.

          • Eu ia abandonar essa questão, mas você tocou num tópico interessante, se você entrar em Tópicos Ativos, verá que lá na Spell, tem mais de 18 tópicos sendo debatidos atualmente, no clone (que inclusive não está nem no ar), você não tem nem metade disso. Inclusive agora vcs tem dois fóruns, um fantasma, e outro novo, muito confuso isso, precisam de ajuda aí? ;)

            O “Portal” daí não tem atualizações há séculos, como era o esperado. 30 membros e ninguém posta nada. Faz favor, né?

            Máfias conta pra vc?

            Acho que meu site também é mais bonito que o teu.

            Agora chega dessa palhaçada, aqui não é lugar, cada um no seu quadrado, já deu. Quiser conversar pessoalmente, entre em contato.

          • Puxa gente, que vergonha vocês brigando…

            Tenho certeza que o pessoal da RedeRPG vai ser muito bem vindo nas duas “Spéis” (apesar do comportamento agressivo do Gun_Hazard aqui; ele não é porta-voz da Spell), a spellrpg.net/home (que o Rona chamou de clone), e que por acaso É a verdadeira Spell, já que ela que continuou com o domínio antigo, e a spell.net.br, que a Spell do Rona (e eu realmente gostaria que largasse o osso e trocasse de nome para evitar estas confusões, mas isso não é assunto para o momento).

            Os dois fóruns são locais bem diferentes, e enquanto uns usuários da Rede vão gostar mais de um, outros podem gostar mais do outro. E nada impede que frequentem a ambos.

            Nota: dos dois foruns, o unico com um portal frequentemente atualizado é o spell.net.br.

          • Iuri, não vou deixar de dizer o que penso, não quero discussão, não há espaço para isso, muito menos aqui. E a verdadeira Spell não significar a que manteve o domínio, pois quem registrou ele não fui eu.

            Nada mais justo que vocês fiquem com ele, já perdemos o domínio rpg.com.br e spellbrasil.com.br e nem por isso desistimos.

            É como eu disse, a Spell é tão boa que tem duas…

            Realmente, os dois fóruns são bem diferentes, finalmente largaram o osso e trocaram até o layout, deixaram o fórum antigo no ar só pra não perderem o log das conversas.

            E convido a quem quiser que visite ambos e se sinta bem em frequentar qualquer um deles, inclusive espero que a Rede volte para que haja ainda outro lugar para as pessoas puderem debater.

          • Porque ele conseguiu de volta o domínio? Simples, porque foi ele quem registrou-o. Bastava requerer, ele me acusou de ter roubado o domínio, quando não era verdade, inclusive nem era pra ter passado o domínio para o meu nome, e sim só o ID Técnico, por isso quando o Allef pediu para passar pra ele, fiz na hora. Anos depois de ter passado pra mim e eu ter feito o portal e divulgado novamente a Spell junto com o Allef, ele veio e me pediu para que eu devolvesse o domínio, sendo que eu não tinha como devolver, pois não estava mais em meu nome. E não, eu não entrei no site dos outros, o site sempre foi do Moreno, junto com ele o Allef tomavam conta, quem chegou depois foi o Eltor, eu era apenas um membro, mas sempre participei desde as épocas remotas, quando ainda era RPG.com.br e SPELLBRASIL.com.br. Quando Eltor pediu penico porque estava focando mais em sua vida pessoal, perguntou ao Allef quem ele poderia colocar como admin, e o Allef me escolheu, dessa forma o Eltor passou toda a responsabilidade técnica para mim, simples assim.

  22. é uma pena que tenha acabado, mas foi bom enquanto durou.
    parabéns a equipe rederpg pelo trabalho bem feito.
    bons blogs terminado,sem novas publicações no mercado O INVERNO CHEGOU

  23. Ao meu ver o que é mais grave é que isso demonstra que o RPG não se sustenta mesmo. O site se mantinha somente com trabalho de casa. Se fosse alguma coisa “de futuro” poderiam continuar com outra pessoa.

    • ps tinha esquicido do changeling os perdidos mais ainda assim o hiato entre as publicações é grande.
      também vejo esse recuo no mercado aleixandre , tirando a jambo e a devir ñ temos grandes laçamentos, os únicos rpgs nacionais comercialmente ativos são olddragon e tormentarpg , as licenças da devir quase estagnadas os outros rpgs em sua maioria são idies com pequena tiragem.
      uma vez um amigo me disse q jogares de rpg iriam se torna raros e q seria caçados com hereges e jogaríamos escondidos em cavernas. hahahahha
      mantenham o rpg vivo e q a foça esteja com tds

  24. Telles espero que dentro do possível tudo esteja bem com você, Adriana e seus filhos. A Rede foi um espaço muito especial pra mim, onde conhecia pessoas que gosto muito apesar de não conviver mais. O período que frequente mais intensamente os encontros foi fantástico e vai ficar sempre na minha memória. E EIRPG de 2006 com a galera daqui foi muito divertido. Confesso que tenho uma vaga noção do momento que você deve estar passando e entendo de coração sua atitude e opção por encerrar as atividades.

    Um Grande Abraço,

    Tiago Lucena.

  25. Uma pena… que sua vida seja melhor, e a dela também…

  26. É até difícil relacionar o que sentimos com o fim da Rede. Telles sempre foi um verdadeiro cavalheiro em ajudar a divulgar vários de nossos Workshops de RPG. Ainda temos a felicidade de poder ter contado com a presença dos representantes da Rede RPG em nosso Workshop de RPG.

    Boa sorte e espero que possamos contar com algumas boas notícias em um futuro próximo.

  27. Primeiramente, quero agradecer a todos pelas palavras de apoio, obrigado por tudo! :-)

    Em segundo lugar, existe a possibilidade da REDERPG continuar. Vamos ver, irei informar em breve…

    • Força aí Telles, faça o que for melhor.

      Ouço muitos falarem sem conhecer nada sobre a Rede e sobre você. Ser administrador de um Portal não é fácil. As pessoas misturam a pessoa com o seu trabalho. E a Rede tem feito um bom trabalho ao longo dos anos, iria fazer falta sim para muitas pessoas. Então se possível, mantenha essa comunidade, nem que encontre outros colaboradores, que sei que iria se prontificar para ajudar.

      Não tenho medo nem problemas de comentar aqui apoiando esse projeto, pois a Rede sempre foi um ícone de qualidade de artigos. Espero que mantenham viva a chama!

      • Ultimo coméntário para o Rona:
        Em primeiro eu não sou “da Spell” (A de verdade não a sua) eu frequento lá como frequento vários outros lugares quando acho bacana, como frequentei a REDE pro exemplo, como frequento vários outros fóruns inclusive um que ajudo a manter e que não tem nada a ver com SPELL (A de verdade não a sua). Se fica essa imagem como se fosse um “membro da Spell”(A de verdade não a sua) arrumando confusão.

        Na verdade é só o GUN HAZARD arrumando confusão.

        Eu adoro pegar no pé de gente que entra na casa dos outros expulsa essas pessoas quando discordam dele e depois saem por ai dizendo que os “outros” que estão errados. E sempre que tenho a chance eu aproveito.

        Alias explica prá gente se a sua é a de verdade porque que o Registro BR devolveu o domínio que você tinha roubado pro dono de direito?

    • Telles, tendo novidades nos informe.
      No estiver ao nosso alcance como usuário e amigos, estamos dispostos a ajudar

    • Opa, aí, agora senti firmeza! Realmente você não precisa pensar em terminar com esse excelente trabalho realizado pela RedeRPG, necessariamente porque o casamento de vocês chegou ao fim. Se tudo for consensual e se ainda existir respeito e amizade da parte de vocês, o site pode muito bem continuar! Espero realmente que vocês possam continuar com o site, seja de uma maneira nova ou do jeito que estava. Precisando estamos às ordens, conte conosco, ok? Saudações e força aí, galera!

      “Não está morto aquilo que eternamente pode jazer e em estranhas eras até a morte pode morrer” (HP Lovecraft)

  28. Galera, boa notícia: a REDERPG vai continuar. Ela vai mudar, mas vai continuar. Contudo, ela precisará de vocês mais do que antes, de suas colaborações com materiais.

    • Ótimo!

    • Telles, no que precisar estou a disposição para ajudar.

    • Que bom!! Seria uma grande perda para o que “sobrou” do RPG nacional…

  29. É isso ai!

    Somos tão poucos, moramos tão longe um dos outros, mas o RPG nos uni. Em momentos com esse vejo a força coletiva dos RPGistas de nosso país. Torcemos para o sucesso uns dos outros. Vejo um fagilha de colaboração nas pequenas editoras que hoje copõem o que há de melhor no RPG atual brasileiro.

    Perdoe-me o parafraseado poético, mas assim como em nossas batalhas fantasticas na imaginação, estamos travando aqui uma batalha em nome de nosso hobby, a REDE faz parte de nossa história e mesmo com tantos problemas que circundam a nossa vida NÂO DEIXAREMOS A REDE MORER.

    Telles, somos poucos, porém nos tornamos fortes, porque somos uma nação unida. Unida em grande parte por você, pela REDE RPG.

    Estamos prontos?
    Então vamos avante, para a batalha.

  30. Com certeza. A REDE já é patrimônio do RPG nacional. Mudar/evoluir/adptar, mas parar não! :)

  31. Editado Trollada.

  32. Firco triste com a notícia de seus problemas pessoais Telles. Não sou mais tão participativo quanto antes, pois a dura realidade do RPG, e da vida, é que nós crescemos, nossas responsabilidades aumentam, e temos que deixar um pouco de nós para trás, para termos um pouco à mais de nós no futuro. Embora não conheça pessoalmente a Adriana, espero que as coisas se acertem para vocês todos, e que ambos sigam com sucesso seus objetivos.

    Fiquei feliz com a notícia da continuidade da REDE, dada nos comentários, seria mais que uma perda para o hobby no país, mas sim, um terrível e negativo marco, algo que mesmo nos tempos mais sombrios que passamos, esperávamos não ocorrer.

    Enfim, batalhas são perdidas e ganhas, guerras tem reveses, e os dados seguirão rolando.

  33. Rapaz, foi uma perda grande, principalmente pra mim que no trabalho só pega a REDE os outros sites são bloqueados. Infelizmente sejemos sinceros: a REDE realmente acabou. Ou isso ou então o Marcelo vai ter de realmente perder uma boa parte do tempo dele para poder dar prosseguimento porque essa historia de “a gente consegue unidos” não vai para lugar algum. Não dá para encontrar pessoas dispostas a enviar noticias ou material para o porta, pelo menos ao meu ver, ainda mais sem ganhar nada com isso. Acho mais facil a pessoa criar um blog proprio, pelo menos sai “ganhando” sua propria satisfação.

    Boa sorte a todos. O inverno está chegando mesmo.

    • Talvez vc não tenha percebido Aleixandre, mas a equipe da Rederpg conta com mais colabores do que somente a Adriana e o Marcelo.
      Obviamente que ambos são a mente e o corpo da site, mas se é possível remediar a ausencia de um deles, como o Marcelo afirmou, não vejo a situação com tamanho pessimismo.
      Se você der uma olhada, boa parte das noticias do site vem dos colaboradores, e o forum já tem vida própria.

      • Pode ser que sim Guzzon. Tou torcendo por isso. Mas é aquilo, trabalhar com alguem do lado é uma coisa, trabalhar com alguem que voce mal conhece, as vezes só conhece por um fake virtual, é complicado. Acredito que o max que vai dar para fazer é colocar uma ou outra matéria, com uma periodicidade pequena. Mas…………. essa é a minha aposta, tou torcendo para perde-la.

        • Até o anuncio a rede conseguia manter no minimo uma materia nova por dia. Se esta periodicidade cair, que seja para 3 ou 4 materias por semana, ainda assim teriamos um portal com atualização bem frequente.

          Meu unico pesar é o fato que desde a mudança para o site novo o forum parece que não acompanhou e sua frequencia reduziu um bocado…

  34. Só confirmando e reforçando, a REDE vai continuar! :-)

    Estamos fazendo a transição e está demorando um pouco mais por minha causa, mas em breve iremos oficializar tudo! :-)

    Só um pouco mais de paciência…

  35. Beleza, Telles!

    Um grande abraço

  36. Vida longa a redeRPG!!!!

  37. Valeu pela confirmação Telles, se precisar de uma mão extra para colocar alguns artigos posso ver se posso ajudar

  38. Ufa!

  39. A GAFDBSNRPG (Grupo A Favor Do Bom Senso No RPG), se ferrou!
    TOMA!!! ^^’

    • E vcs todos caíram no conto do Telles.

      • Claro, Kimble, eu inventei que terminei um casamento de 23 anos com três filhos, onde a Adriana Almeida continua morando em Minas com os dois mais novos e eu no Rio de Janeiro com o mais velho, só para a REDERPG continuar, porque eu não tenho mais nada importante para fazer na vida.

        O tempo passa, o tempo voa, e você continua o mesmo. Obrigado por reforçar aquilo que eu sempre falo para o Gervasio a seu respeito. Acho que agora ele vai concordar de vez comigo.

        Mas fique feliz: eu não vou mais coordenar a REDE. Serei apenas um redator eventual. Quem vai cuidar de gente como você não será mais eu.

        Eu optei em ter uma vida mais feliz, ao invés de perder meu precioso tempo com gente como você, que no final das contas, são aqueles que enterram (fundo) o RPG brasileiro.

        PS: O que tem de bom senso em desejar que acabe um portal que há 10 anos oferece tudo de graça para o jogador brasileiro?

        • Ahahehiheiai…. Caraca Marcelo, mandou muito bem! É isso aí! Falou tudo o que eu acredito, essas pessoas são as que mais afundam o RPG no Brasil. Absurdo pensar que era tudo invenção.

        • Eu nunca questionei o fim do teu casamento. Eu questionei porque a Rede parece sempre viver de ‘polêmicas’ que parecem motivadas para chamar a atenção pro portal.

          O casamento terminou e te falta tempo? É uma pena. Mas se você tem tantos colaboradores, a tua falta de tempo não deveria ter ameaçado a existência do portal. Era só passar para alguns deles. Anunciava a tua saída, repassava para os colaboradores, tudo ficava bem. Sem necessidade de polêmica. Da forma como ficou, muita gente está questionando se tudo isso foi feito para chamar a atenção.

          Aliás, parabéns por ofender uma das poucas pessoas que, quando ficou sabendo da notícia, defendeu que por mais que algumas pessoas pudessem ter problemas com o portal, o fechamento dele seria uma perda pro RPG nacional pois afetaria a vida de muitos jogadores. Tanto no twitter (no meio da chuva de pessoas fazendo piada com a situação) quanto em fóruns que frequento.

          Como sempre, tua resposta pra mim só demonstrou como viver no teu mundinho fechado e acreditar que todo mundo é teu inimigo acaba por prejudicar a tua visão dos outros.

          • Eu vou explicar com mais detalhes o que parece óbvio. Como hoje o jogo é do Fluminense e o do Flamengo é amanhã, vou ter um tempo para isso. Espero que não tenha que explicar ainda mais uma vez, porque aí eu teria que fazer um desenho e eu não tenho tempo para isso…

            A REDE não cria polêmicas, a REDE faz análises e publica opiniões variadas, inclusive opiniões que eu não concordo. Quem cria polêmica são pessoas como você. Vide que antes da sua provocação gratuita e descabida, tivemos 63 comentários bem construtivos.

            Não existe “forma como foi feito”. As coisas simplesmente aconteceram: só quem acabou um relacionamente estável com mais de 20 anos pode imaginar isso. A REDERPG existiu nesses 10 anos porque eu e minha ex-esposa mantínhamos ela e atualizávamos todos os dias. Ela era a webmaster e eu o editor. A partir de certo momento, ela fazia isso apenas por minha causa.

            O trabalho era todo centralizado na gente. Tentamos mais de uma vez descentralizar, mas nunca deu certo: só funcionava com a gente à frente. Quando nos separamos, não havia mais sentido ela continuar sendo webmaster. Além de não entender o suficiente para me tornar o webmaster, eu estou querendo mudar tudo na minha vida, inclusive minha relação com o RPG. E colaboradores são exatamente isso, eles colaboram. Não se propõem a assumir tais funções e responsabilidades.

            Kimble, esse truque não funciona mais: vir fazer troll e depois dizer que defendeu não sei aonde para tentar posar de vítima. E, quer saber? O que a galera de sempre diz ou deixa de dizer é absolutamente irrelevante.

            A minha visão de você é fruto do que você sempre fez ao longo dos anos e do seu mais absoluto desconhecimento sobre a minha pessoa. Inimigos? Eu não tenho inimigos no RPG. Inimigos são pessoas que tentam te prejudicar e que afetam a sua vida. Você e seus amigos, e a galera do lado de lá são absolutamente irrelevantes. Vocês não afetam o meu trabalho, as minhas centenas de alunos, meus amigos, minha vida, meus salários e, principalmente, meu encontro mensal e o meu RPG.

            Mundinho fechado? Você está completamente enganado. Meu mundo é o mundo do sol, do calor, da piscina… O mundo real, das centenas de pessoas que gostam de mim e que me ajudam. Mundinho fechado é o seu. Fechado, tacanho e medíocre. Tão fechado, tão tacanho e tão medíocre, que ele se dividiu em dois, porque um grupo não suportou mais o outro.

            Enquanto isso, a REDE irá continuar por um tempo. É o meu legado e da Adriana Almeida para o RPG brasileiro.

        • Telles, olha só: tu cometeste uma falha terrível. Inseriu a Spell (a dos ditos “rebeldes” é a Spell, a do Ronassic é a Spell RPG, não confundamos) onde ela não pertence.

          O kimble não veio falar pela Spell. Ele não é um membro lá muito ativo. A confusão é entre você e ele, não meta o resto da Spell nisso, que ela se encareceu pela Rede (mesmo tendo gente que, realmente, não acreditou que ela acabaria).

          • Puxa Vida!!!

            A Seção de Mutantes e Malfeitores do fórum da Jambo se dividiu em dois pois um grupinho não suportava mais o outro?

            Isso é terrível.

            Pera aí… Não se dividiu não?
            Mas não é lá que o Kimble é moderador?

            Então porque sempre que alguém comenta contra é porque é da “Outra Spell”?

            Não é nós contra eles, pois sabemos muito bem que o Telles NUNCA fez isso na vida.

            Que será então?

  40. Tô me divertindo aqui… Toma! Isso aé Telles! As pessoas têm memória, se fazer de vítima é ser muito cara de pau.
    Gente, já deu, né?! Vamos tocar o barco!

    • Rona porque você não sugere roubar a Rede também e continuar gozando com o p… dos outros?

  41. Senhores, eu não cometi erro algum. Como eu disse lá no início, o Kimble tá há muito tempo por aí e há muito tempo fazendo esse mesmo tipo de coisa… Onde ele se designa atualmente é um mero detalhe: continua sendo um mundo fechado, medíocre e tacanho.

    • Não sinta inveja, você pode chegar um dia a isso também.

      Só precisa evoluir um pouco mais.

    • Como eu disse: não tenho muito a ver com a discussão de vocês. Então, façam como acharem melhor.

  42. Telles, quem vai assumir a Rede?

    • Já era para ter sido anunciado, mas eu andei muito enrolado com toda a minha mudança de vida. O novo webmaster/coordenador já está comandando o portal. Falta apresentá-lo à Equipe (farei isso agora, finalmente) e depois publicar a nota oficial apresentando publicamente ele.

      • Marcelo, o novo webmaster pensa em uma mudança no visual do site? Acho que o visual da antiga Rede era melhor.

        Abraços e boa sorte.

      • Aguardo a nota oficial para bombardear o novo web/coord com perguntas… ; )

  43. Mudanças são sempre bem vindas, pois no mínimo nos permitem avaliar o que era com o que vai ser. A Rede ainda tem muito potencial e com um gás novo as previsões são bastante otimistas.

  44. A titulo…. acho que seria interessante colocar uma nova noticia na página inicial do site…

    Esta do Final da Rede não é um bom cartão de visita agora que a rede não vai acabar….

  45. É uma pena. Hoje conheci o portal e descubro que ele está concluído…
    Gostaria de entrar em contato com os adms, se possível.
    Obrigado

Leave a Reply