A RedeRPG

A REDERPG tem história na Internet. E ela é longa.

Em 1995 Adriana Almeida foi convidada a ajudar no recém-lançado primeiro site de RPG brasileiro na Internet: O Trails-RPG (criado por Alexandre Campos). Embora fosse acumulando com os anos um acervo impressionante de artigos e resenhas, era um site estático, de difícil manutenção. E apesar dos muitos colaboradores eventuais, e do Marcelo Telles ter se juntado à equipe fixa do site, o site foi parando no tempo.

Por volta do ano 1999/2000, o site se encontrava desatualizado, e a Trails virou uma marca de outro projeto, não ligado ao RPG. Adriana e Mtelles herdaram o conteúdo da Trails, sem muita idéia do que fazer com ele.

Por volta de 2002 a Trails renasce com outro nome: REDERPG e pouco a pouco vamos formando uma equipe de colaboradores. O site ressurgiu como uma espécie de revista online, com edições mensais, ainda em modelo estático.

Pouco depois disso, o site virou portal, gerenciado pelo PHPNuke, se não me falha a memória… Problemas nesse gerenciador nos fizeram migrar em 2004 (? Acho que foi isso!) pro XOOPs. E nele ficamos até 2011.

Embora esses gerenciadores sejam robustos e cheios de opções, para os leigos, a cada atualização ou necessidade de novos módulos, surgem bugs difíceis de resolver. Os “não-programadores” que gerenciam esses sites, precisam recorrer à ajuda de terceiros, e nem sempre encontrar as respostas. Decidimos então tentar uma coisa nova.

O WordPress é conhecido por ser um sistema de gerenciamento de Blogs, mas cada vez mais, sites que não tem o caráter de blog, mas possuem atualizações frequentes, ou seja, portais, estão migrando para essa plataforma, que é uma das mais “user-friend” (amigas do usuário, ou de fácil manutenção e uso). Além disso, é também um sistema aberto, então é possivel usar de nossos parcos conhecimentos de programação para modificar o sistema aqui e ali para atender nossas necessidades. E cá estamos nós rodando sob o WordPress! :)

Esperamos inaugurar uma nova fase da RedeRPG, com vários projetos interessantes, e o novo layout do site é só um deles…

Mas há mais que você precisa saber sobre nós:

Quem Somos?
A lista de discussão: nosso braço mais antigo!
Como colaborar com esse site
Como anunciar na REDERPG
A REDE Creative Commons


PS by Adriana Almeida: Salvando, por razões sentimentais, os editoriais do site antigo, peguei as datas mais exatas. A Rede, renascida das cinzas da Trails, surgiu no fim de Ago/2002, depois de cerca de 2 anos fora do ar.  Nessa época, o formato do site era de uma revista digital com atualizações mensais. Exatamente 1 ano depois, em Set/2003, a Rede migrou pro PHPNuke e passou a ter atualizações diárias.  Em Abr/2004 trocamos o PHPNuke pelo XOOPs, onde permanecemos até então, com uma grande atualização (com direito a mudança de fórum, módulos e outros detalhes significantes, ou seja, algo passível de ser notado pelos usuários) em Fev/2008.  O Layout do site mudou poucas vezes. Em parte por falta de tempo, em parte por termos esse apego as marcas que tivemos. Era um na Trails (2 na verdade, lembro que eu mesma cheguei a fazer uma mudança grande no layout em algum momento entre 1996 e 1998…), 1 em 2002, 1 em 2003 e o de 2004, feito pelo nosso amado Cláudio Delamare, que ficou no ar até esse momento. Esse, atual, tinha uma única diretriz: ser uma homenagem ao anterior, e esperamos ter cumprido essa diretriz.

***

Deixe uma resposta