Como Criar Personagens

Na coluna anterior, você aprendeu o básico para começar a jogar RPG e pôde experimentar através da aventura que disponibilizamos para download, junto com o artigo .

Este mês, você aprenderá a criar os seus próprios personagens! E também trazemos junto com este artigo uma nova pequena aventura para download gratuito, dando continuidade aos acontecimentos da primeira. Assim como a anterior, ela se passa no cenário de jogo criado para a Primeiros Passos, Aventureiros de Dorten-Zyl, mas pode ser facilmente adaptada para outros mundos de fantasia.

Como começar a criar um personagem?

A primeira coisa que você precisa para criar um personagem é ter alguma idéia sobre ele. Você pode se inspirar em personagens de outras histórias, filmes, da literatura, HQs, etc. Muitas vezes sua idéia pode partir de uma mecânica de jogo, como uma raça ou classe. O importante é você criar um personagem que você curta jogar e interpretar.

É importante também definir no início algum traço da personalidade dele, algo que o diferencie dos demais personagens e ajude você a interpretá-lo. Você não precisa necessariamente definir todos os detalhes e reações dele: conforme você for jogando com ele, você irá fazendo isso. É como acontece com um ator, que pode aos poucos ir desenvolvendo a interpretação de um personagem.

Por fim, crie um bom nome para ele (você inclusive pode começar primeiro pelo nome). Procure dar um nome que soe bem e que fique adequado com o cenário de jogo.

Criando um personagem em um sistema de jogo

Após definir a idéia do seu personagem, passamos para a parte “braçal” da criação: transpor essa idéia em forma de estatísticas de jogo, ou seja, fazer a ficha de seu personagem em algum sistema.

Como exemplo, vamos pegar um dos personagens prontos apresentados na coluna passada e refazer a ficha dele: vamos refazer a ficha do ranger meio-elfo Guidion.

Se você baixou a aventura anterior, já conhece a história dele e as dicas de como interpretá-lo, ou seja, já sabe a idéia do personagem. Então, vamos passar para construção da ficha de jogo.

Usaremos o sistema RPGQuest da Daemon Editora, o sistema usado aqui na Primeiros Passos. Contudo, no material anterior, apresentamos uma ficha simplificada. Desta vez vamos construir uma ficha completa, usando todas as regras apresentadas no livro RPGQuest Módulo Básico , o livro de regras do sistema RPGQuest, que aliás recomendamos como primeiro livro e sistema de jogo para o iniciante.

No material que estamos disponibilizando para download gratuito junto com este artigo, as fichas dos quatro personagens prontos também estão atualizadas segundo as regras apresentadas no RPGQuest Módulo Básico e a partir de agora essas novas versões serão as utilizadas. Os personagens ganharam algumas novas habilidades, que serão explicadas no decorrer da aventura que vem no material.

Algumas regras foram modificadas, como a de Iniciativa, e novas regras foram adicionadas, como a de Armaduras. Além disso, o RPGQuest Módulo Básico usa um sistema de adjetivos para representar os bônus em todas as características (Habilidades, Atributos, Perícias, etc.), segundo a tabela abaixo:

Lamentável -3
Patético -2
Muito Fraco -1
Fraco 0
Normal +1
Bom +2
Ótimo +3
Incrível +4
Superior +5
Heróico +6
Lendário +7
Espetacular +8
Formidável +9
Fenomenal +10
Brilhante +11
Magnífico +12
Fantástico +13
Mítico +14
Utópico +15
Épico +16
Supremo +17
Titânico +18
Semi-Divino +19
Divino +20

Também iremos explicar essas mudanças e novas regras no decorrer deste artigo e da aventura.

Criando um personagem no RPGQuest

No sistema RPGQuest, o Mestre deve primeiramente determinar a quantidade de Pontos de Criação de Personagem que será usada para a construção de um personagem de jogador. Em cenários de fantasia medieval, que é o caso do nosso cenário da Primeiros Passos, Aventureiros de Dorten-Zyl, usa-se normalmente 8 Pontos de Criação de Personagem. Com esses 8 Pontos, cada jogador irá comprar a Raça, a Classe e as Habilidades Especiais extras do seu personagem.

Uma vez estabelecida esta quantidade, a criação de um personagem segue as seguintes etapas:

1) Escolha da Raça e da Classe do personagem
2) Escolha das Habilidades Especiais extras
3) Distribuição dos Pontos de Atributos
4) Escolha das Perícias extras
5) Compra de Armas e Equipamentos

1) Escolha da Raça e da Classe
Guidion é da raça Meio-Elfo, filho de um elfo com uma humana, e sua classe é ranger. Ser um meio-elfo custa 3 Pontos de Criação de Personagem, assim como a classe ranger, o que totaliza 6 Pontos gastos. Com isso, sobram 2 Pontos de Criação de Personagens que serão usados na etapa seguinte, para comprar Habilidades Especiais extras.
Cada raça possui características próprias que são levadas em consideração para estabelecer o seu custo em Pontos de Criação de Personagem. No caso do personagem Guidion, sua raça meio-elfo possui as seguintes características:
– Deslocamento 9 metros – A movimentação básica que um indivíduo meio-elfo pode percorrer em uma rodada.
– Modificadores nos Atributos: CON -1, DEX +1 – Esses modificadores em virtude da raça são aplicados mais adiante, no final da etapa de Distribuição dos Pontos de Atributos.
– Habilidade racial: Enxergar no Escuro [Normal] – Por ser meio-elfo, Guidion é capaz de enxergar no escuro como se fosse na penumbra a até 18 metros. Esta habilidade racial poderá ser aprimorada (aumentando a distância que ele consegue enxergar) futuramente com Pontos de Experiência (falaremos sobre Experiência na próxima coluna da Primeiros Passos).

Assim como a raça, a classe de personagem ranger também possui suas características, que são:
– PVs Iniciais: 12 + (2x o bônus de CON) – Indica quantos Pontos de Vida o personagem possui.
– Perícias de Classe: Armadilhas [Normal], Herbalismo [Bom], Montaria [Bom], Rastreio [Bom] e Sobrevivência [Bom]. – Por ser um ranger, Guidion automaticamente recebe essas perícias com as respectivas Graduações que foram listadas. O que ele pode fazer com cada uma delas será explicado no decorrer das aventuras.
– Armas: Três perícias com armas em [Bom] à escolha do jogador. No caso de Guidion, as armas escolhidas foram Arco Composto, Espada Longa e Adaga.
– Habilidades Especiais: Inimigo Predileto [Normal] e mais uma a ser escolhida dentre 8 opções. A habilidade escolhida foi Pontos de Vida [2 PVs], a qual concede 2 PVs adicionais ao personagem. Inimigo Predileto concede +1 de bônus em todas as jogadas de ataque contra um tipo específico de inimigo, que é escolhido quando se compra esta habilidade. O tipo escolhido foi goblins.

2) Escolha das Habilidades Especiais extras
Com os Pontos de Criação de Personagem restantes (2 Pontos), comprou-se a Habilidade Especial Proficiência em Armaduras [Normal] e aumentou-se Inimigo Predileto para [Bom]: agora Guidion reduz a penalidade em AGI e DEX por uso de armaduras em +1 e também ataca hobgoblins com +1 de bônus.

3) Distribuição dos Pontos de Atributos
Todos os personagens em RPGQuest começam com os oito atributos em [Fraco], ou seja, com bônus igual a zero, e recebem 10 Pontos de Atributos para distribuir. Cada Ponto aumenta o atributo em +1, sendo que nenhum atributo de um personagem ao ser criado pode ser maior que [Ótimo], ou seja, com bônus igual a +3.
Com uso das novas regras, foi necessário mudar os atributos originais de Guidion. Gastando os 10 Pontos de Atributos, o personagem ficou assim:

FR +1 [Normal]
CON +2 [Normal]
DEX +2 [Ótimo]
AGI +3 [Ótimo]
INT +0 [Fraco]
WILL +0 [Fraco]
PER +1 [Normal]
CAR +1 [Normal]

Após gastar os Pontos de Atributos, aplicam-se os Modificadores Raciais (CON -1, DEX +1), ficando assim no final os atributos de Guidion:

FR +1 [Normal]
CON +1 [Normal]
DEX +3 [Ótimo]
AGI +3 [Ótimo]
INT +0 [Fraco]
WILL +0 [Fraco]
PER +1 [Normal]
CAR +1 [Normal]

4) Escolha das Perícias extras
Além das perícias concedidas pela classe, cada personagem recebe 5 Pontos de Perícia extras, podendo comprar novas perícias em nível [Normal], o nível mínimo de uma perícia, ou aumentar em apenas um nível as perícias concedidas pela classe do personagem.
Com estes pontos compra-se para Guidion as perícias Esquiva [Normal] e Natação [Normal], e aumenta-se para [Ótimo] as perícias Arco Composto, Rastreio e Sobrevivência.

5) Compra de Armas e Equipamentos

Por fim, temos a compra de armas e equipamentos. No sistema RPGQuest, um personagem iniciante possui (3d6 + bônus de CAR) x 10 em gp (gold pieces = peças de ouro) como dinheiro inicial para comprar suas armas e equipamentos. Após jogar os dois dados, o personagem Guidion possui um total de 160 gp que é utilizado para comprar um arco composto, uma espada longa, uma adaga e uma armadura leve, uma corselete de couro reforçada. Sobram ainda 18 gp para gastos eventuais.

Está pronto! Veja como ficou a nova ficha de Guidion:

Guidion, ranger meio-elfo

FR +1
CON +1
DEX +3
AGI +3
INT +0
WILL +0
PER +1
CAR +1

Ataques:
Arco Composto (+3) dano: 1d6+2 (perfurante, alcance 33 m)
Espada Longa (+2) dano: 1d6+1 (cortante, alcance 3 m se arremessada)
Adaga (+2) dano: 1d3+1 (cort. e perf., alcance 7,5 m em arremesso)

PV: 16
Dano recebido: _____
Defesa: 9
Iniciativa: +2
Deslocamento Básico: 9 m
Habilidades Especiais:
– Inimigo Predileto: Goblins e Hobgoblins [Bom] (+1 nos ataques contra Goblins e Hobgoblins)
– Enxergar no Escuro [Normal] (como se fosse na penumbra a até 18 metros)
– Pontos de Vida [Normal] (2 PVs adicionais já inclusos no total de PVs)
– Proficiência em Armaduras [Normal] (a penalidade em AGI e DEX por uso de armaduras é reduzida em +1)

Armadura IP-C IP-E IP-P
Corselete de Couro Reforçado 1 1 1
(A penalidade desta armadura não afeta Guidion por causa de sua Proficiência em Armaduras)

Perícias:
Adaga [Bom]
Arco Composto [Ótimo]
Armadilhas [Normal]
Espada Longa [Bom]
Esquiva [Normal]
Herbalismo [Bom]
Montaria [Bom]
Natação [Normal]
Rastreio [Ótimo]
Sobrevivência [Ótimo]

Equipamento: arco composto, espada longa, adaga, corselete de couro reforçada e 15 gp.

Como pode ver, não é difícil construir um personagem. No livro RPGQuest Módulo Básico, você encontrará dezenas de opções para criar novos personagens: 80 Raças diferentes, 110 Classes de Personagens e 200 Habilidades Especiais, cujas combinações tornarão o seu personagem único!

FAÇA SEU DOWNLOAD DO ARTIGO AMPLIADO COM A CONTINUAÇÃO DA AVENTURA AQUI:
[download id=”11″ format=”3″]

Na próxima coluna, iremos falar de tesouros e experiência. Até a próxima Primeiros Passos!

Marcelo Telles
Coordenador da REDERPG
Ilustração de Alexandre Bar
***
Share This Post
4 Comments
  1. Muito bom o artigo,man! O site esta de parabéns, não só por este artigo,mas por todos! Agradeço a paciência que tiveram para escrever este artigo(Um artigo ótimo pelo visto, já que em outros sites eles não tem o habito de explicar siglas,atributos etc), eu sempre tive vontade de entrar nesse mundo de aventura fantásticas, mas as pessoas que busquei ajuda me chamavam de “poser”e coisas do tipo,rs. Obrigado mais uma vez, e espero que continuem com este belo trabalho!

  2. Ola, RedeRPG. Antes de mais nada parabéns pelo artigo, eu vou começar a jogar o rpg Faroeste arcano com meus amigos e vou ser o mestre por isso estou estudando sobre tudo o que é importante.Gostaria que vocês me explicassem sobre um ponto que esta mexendo muito com minha cabeça: a parte do Modificador de int, porque eu realmente não to entendendo como eu modifico minhas pericias com ele, além de usar meus pontos de pericia inicial…bom é isso se quiserem ajudar :D.

    E novamente bom trabalho!

  3. Bom, foi mal XD, mais 1 comentário… é sobre o Faroeste Arcano, bom no jogo existem Estigmas, eu não vou explicar o que eles são porque iria demorar muito, pois bem quando você escolhe um estigma você ganha pericias novas, além das suas de classe normal…OK, isso eu já entendi mais a parte dos PV, eu aumento meus PVs normais ou eu troco pelo da minha classe? pf responda…

Leave a Reply