Arquivo REDERPG: It came from the late, late, late show (resenha)

It came from the late, late, late show é um clássico RPG lançado em 1989, onde os jogadores encarnam atores canastrões interpretando personagens dentro de um filme trash, aqueles filmes de baixo orçamento e terríveis “defeitos” especiais. A resenha a seguir é do grande Lúcio Nothlich Pimentel, e foi publicada no antigo portal em 10 de maio de 2003 (984 leituras)– e antes disso no Trails-RPG , o primeiro site brasileiro do nosso hobby do qual a REDE RPG se originou. Confiram!


It came from the late, late, late show

“Isolada um planeta distante, a bela e atraente Demonia já estava cansada de encontrar seres abissais e cientistas loucos. O que deveria ser uma missão de reconhecimento se transformou num desastre, ao avistar da janela de sua espaçonave alguns movimentos estranhos na superfície de Marte. Decidida a investigar ela desceu no planeta para desvendar que ele servia como base secreta de uma raça alienígena que planejava invadir a terra. Após uma fuga quase impossível das garras desse povo satânico, ela conseguiu escapar de volta para a superfície. Estava cansada, com fome e as roupas rasgadas mostravam seu corpo escultural. Quando estava quase de volta a sua nave onde viu-se cercada por cinco lobisomens mecânicos do espaço sideral, que babavam e uivavam as seis luas de Marte. Sem pensar em nenhuma outra saída para uma situação tão ridícula e confusa, Demonia usou seu ultimo trunfo gritando:- “Parem essa joça, quem escreveu o Script? Nada faz sentido nesse filme, a cenografia é péssima e ninguém me disse que eu teria que contracenar com cachorros verdes e que minhas roupas seriam rasgadas a cada cinco minutos, EU QUERO MEU ADVOGADO!!!” .

– “CORTA”

Esse é o cenário do RPG mais Trash do planeta, no melhor sentido da palavra. Todo o jogo é baseado no universo dos filmes de baixa produção e ótimos defeitos especiais. Nele você interpreta um péssimo ator que está interpretando um personagem dentro de um filme B. Confuso? É parece que você está começando a pegar o espirito

Ambientação

O cenário de jogo varia entre protagonistas de filmes Trash agindo de forma estúpida em tramas ridículas e discussões caloradas entre os atores e o diretor. Trata-se do que os autores chamam de Metaplaying, ou seja você interpreta um ator de filmes B, mas ao mesmo tempo vive as aventuras de seu papel no filme. Sempre que a situação ficar “preta” para o seu personagem, você pode, eu disse PODE, tentar salvá-lo com um recurso inédito nos RPGs, simplesmente você sai do filme e passa para o Set de filmagens, e se der alguma desculpa plausível ou for famoso suficiente para fazer qualquer exigência, o roteiro será mudado para beneficiar seu papel.

Aliais, a qualquer hora, o “mundo externo” pode atrapalhar as filmagens. O diretor pode interromper um cena apenas para dizer que o pagamentos serão cancelados ou ficar com ciúme de uma das atrizes do filme durante uma cena romântica. Nunca se sabe também se eles tem autorização para filmar em determinada área da cidade ou quando uma passeata dos pacientes da síndrome Haus-Bsah-Corus em protesto contra a forma ofensiva que são mostrados os doentes dessa moléstia no filme.

As aventuras podem variar de Ficção Científica barata, “terrir” ou os clássicos filmes de Gigantescos Monstros Colossais Megapoderosos atacando Tokkio. As regras variam um pouco dependendo do cenário do jogo. Por exemplo, num filme de artes marciais os personagens ganham um “bônus” nas suas ações se estiverem falando de forma dessincronizada, satirizando as péssimas dublagens comuns nesses filmes.

Os monstros desempenham um papel especial nesse jogo, tendo uma série de poderes e fraquezas, para tornar ainda mais divertido esse jogo. Para usar esses poderes os monstros devem fazer um teste de “efeitos especiais” para saber se conseguiram ou não transformar um figurante em morto-vivo, virar lobo, derrubar um parede ou qualquer outra comum e fácil de se fazer.
Os personagens

A criação de personagens é tão simples que a própria ficha já é auto-explicativa. Primeiro joga-se alguns dados para determinar as habilidade básicas. Um ator de filme B tem ao todo Seis habilidades: Build (força e vigor físico), Dexterity (Agilidade e coordenação motora), Brains (miolos ou inteligência), Looks (aparência), Fame (mede seu sucesso como ator) e Suvival points (pontos de vida).

A habilidade fama é sem dúvida a mais importante do jogo. Ela pode influenciar o jogo de diversas maneiras. Através dela você pode conseguir alguns favores do diretor para o seu personagem, papeis melhores, além de servir como sorte (os protagonista sempre escapam de todos os perigos) e sua coragem (fujam figurantes, o herói chegou para salvar o dia).

Após as habilidades básicas, o jogador escolhe seus talentos, que podem variar desde nadar até mesmo ter conhecimento em física nuclear. Cada habilidade ou talento terá um valor em percentagem que determina sua eficácia durante o jogo.

Dependendo do seu valor em fama seu personagem terá uma série de “props” a sua escolha. Atores pouco conhecidos sempre pegam papeis secundários podendo carregar apenas alguns itens simples como binóculos, uma faca de bolso ou até dois dólares em moedas. Quando se tornar um artista de sucesso, não será difícil ser capitão de um submarino nuclear.

Sistema

Como todo RPG bom RPG de humor, ele tem regras simples e engraçadas. Todas as ações são resolvidas com um teste de percentagem (2d10), permitindo um jogo ágil, sem dar tempo para os jogadores pensar.

O combate além de simples ainda permite uma série de situações engraçadissímas. Os jogadores podem por exemplo chamar um comercial numa situação de tensão parando o jogo por um minuto enquanto eles decidem o que fazer. Numa situação de extremo perigo basta chamar um duble para apanhar no seu lugar. Quando um personagem estiver prestes a morrer ele fica extremamente sábio e dá um ultimo suspiro revelando um informação essencial para a aventura.

Avaliação Final

It came from the late late late show sem dúvida está entre os melhores RPGs de humor da atualidade. Sua linguagem é simples e engraçada contendo um sistema de regras que se encaixa perfeitamente na proposta do jogo.

Ele é um RPG completo (não precisa de quinhentos complementos). A nova edição tem todas as regras necessárias para jogar, além de dois filmes (aventuras) perfeitas para entrar no clima do jogo: A invasão dos Zumbis mergulhadores mortos-vivos na praia dos bikinis, e O punho de ferro de Shao-lin contra os dragões ninjas.

O único problema desde produto é a dificuldade de encontrá-lo, mesmo nas melhores importadoras e livrarias. O ideal seria que alguma editora nacional pretenda lançá-lo tornando assim “o terror das tardes” acessível para todo o público.

Lúcio Nothlich Pimentel
Cedido à Equipe REDE RPG
(Publicado anteriormente na TRAILS-RPG)
***

 

Share This Post

Leave a Reply