A Regra de Três

Olá pessoal! No início deste ano, a Wizards começou a lançar uma porção de colunas gratuitas para se comunicar melhor com seus consumidores. Uma destas é a interessante Rule of Three, onde a equipe de pesquisa & desenvolvimento do D&D responde às mais variadas questões relacionadas ao jogo. É uma coluna semanal que instiga o pessoal aos mais variados temas e debates sobre o D&D.

Como tradutor da RedeRPG, venho então trazer essa série para o público brasileiro, dando meus pitacos sobre as perguntas e respostas de cada semana.

Regra de Três: 20/06/2011

Equipe de Pesquisa & Desenvolvimento

Vocês têm perguntas – nós temos respostas! Veja o que vamos fazer – toda semana, nosso Gerente da Comunidade irá vasculhar em todas as fontes possíveis por perguntas que vocês estejam fazendo. Vamos escolher três delas para responder, sejam elas sobre o processo de crição do jogo, sobre as tecnicidades do nosso estúdio do DDI, ou sobre qualquer outra coisa que vocês gostariam de saber mais… com algumas ressalvas.

Existem algumas perguntas comerciais e jurídicas que não podemos responder (por razões comerciais e jurídicas). E se você tiver uma pergunta sobre alguma regra específicas, preferimos lhe direcionar para nosso serviço de Atendimento ao Cliente, onde os nossos representantes estão de prontidão para ajudar a guiá-lo através das regras do jogo. Tendo dito isso, nosso objetivo é fornecer a maior quantidade de informação que pudermos, neste e em outros locais.


1- Eu fico me perguntando: o que aconteceu com suporte para o cenário Eberron na 4ª edição?

Na verdade, nós temos uma coluna mensal na Dungeon com o criador de Eberron, Keith Baker. Todo mês, Keith irá nos dar mais informações sobre o cenário. Aguarde por Eye on Eberron neste mês, oferecendo “Zarash’ak, the City of Stilts“.

Pitaco do Zóio: Sei… Já tivemos sim alguns artigos de Eberron no ano em que o cenário foi lançado, mas que eu saiba, a coluna Eye on Eberron começou este mês ou então ficou parada há mais de um ano. De qualquer forma, bom ver Eberron recebendo um tratamento mensal adequado assim como Dark Sun e Forgotten Realms recebem com suas respectivas colunas mensais.

2- Quando vocês disponibilizam atualizações de regras para consertar as coisas no jogo, o que exatamente isso significa? Se uma classe não conseguir cumprir o seu papel, vocês iriam corrigir isso através de atualizações de regras?

Como parte do nosso processo de atualização das regras, olhamos cada um dos livros que lançamos para ver onde as regras precisam de conserto ou clarificação. No caso de uma classe que não conseguiu cumpri sua função, temos de caminhar uma linha tênue entre recriar a classe e consertar habilidades ou poderes obviamente quebrados e que incluam erros. É mais provável que nós criemos novo material para tapar quaisquer brechas. Por exemplo, olhando o feedback que recebermos sobre o playtest do bruxo, podemos optar por criar novos caminhos de design para preencher buracos que as pessoas identificarem ao invés de revisar o material do LdJ se as mudanças necessárias alterá-lo demais ou precisarem de desenvolvimento.

Pitaco do Zóio: O que faz completo sentido. Se uma classe foi lançada com um design tão ruim a ponto de ela não cumprir a sua função, erratear TODOS os poderes de uma classe inteira de modo que eles fiquem completamente diferentes do original não vai ser exatamente muito popular. Pode-se dizer que muitas das classes iniciais do jogo foram “aparadas” através desta mesma idéia de “consertar através de desenvolvimento”. Por exemplo, os Paladinos do LdJ eram considerados defensores não muito eficientes até o lançamento do Divine Power, onde eles receberam melhoras apropriadas para “ajeitar” a classe.

3- Ei, vocês estão pensando em fazer um outro caminho de aventura, como o Scales of War, em um futuro próximo?

No momento, estamos pensando em criar arcos de aventura que são um pouco mais curtos, mas que sejam mais bem focados. Já que os assinantes têm acesso a todas as edições anteriores da revista, vamos pensar no Scales of War e a série de aventuras impressas que começam com a Fortaleza no Pendor das Sombras como as nossas campanhas de 1 º ao 20 º nível. No entanto, isso não quer dizer que caminhos de aventura futuros estão fora de cogitação.

Pitaco do Zóio: Ouço falar razoavelmente bem da série Scales of War, mas tendo dado uma olhada nas duas campanhas, me parece que as aventuras impressas são mais interessantes. Uma pena que não tenham planos imediatos para mais destas “campanhas completas”, mas concordo que campanhas mais curtas e que sejam tematicamente bem estruturadas provavelmente serão bem mais úteis para mestres que já tenham uma campanha própria em andamento. No mais, um errozinho feio aqui – as duas campanhas mencionadas na resposta vão do 1 ao 30, e não do 1 ao 20. São campanhas completas para D&D 4 – e por isso, cobrem todos os níveis mencionados no material básico.

Como posso enviar uma pergunta para a Regra de Três?

Em vez de usarmos um local único para receber as perguntas, nosso Gerente da Comunidade estará selecionando perguntas feitas dentro dos nossos fóruns, feed do Twitter e conta no Facebook. Você também pode enviar perguntas diretamente para dndinsider@wizards.com. Então, se você gostaria de ter sua pergunta respondida na Regra de Três, basta continuar a participar Da nossa comunidade on-line e podemos acabar escolhendo a sua!

Tradução: Vinicius de Lima Alvim
Fonte: http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ro3/20110620

***

Share This Post
Written by ViniciusZoio
I'm just a simple man trying to make my way in the universe.

Leave a Reply