Experiência de Mestre – Lacaios Magníficos

Esta coluna regular é para Mestres que gostam de construir mundos e campanhas, tanto quanto eu. Aqui vou compartilhar minhas experiências como DM através da lente de Iomandra, o meu mundo de campanha de Dungeons & Dragons. Mesmo que a campanha use as regras da 4 ª edição, os temas aqui tratados, muitas vezes transcendem edições. Esperemos que esta série de artigos que lhe dará inspiração, ideias e novas formas impressionantes de ameaçar seus jogadores em suas campanhas.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre o mundo da Iomandra, confira o wiki.


QUARTA À NOITE. O personagem regular de Nacime é um Forjado Bélico defeituoso chamado Frota. A algumas sessões atrás, um grupo de magos servos de Vecna abduziram Frota com a intenção de desmonta-lo e estuda-lo. O desaparecimento súbito e inesperado de Frota permitiu Nacime a chance de jogar com outro personagem e tentar algo novo por algumas poucas sessões. 

Recentemente, entretanto, os heróis localizaram e invadiram o esconderijo secreto dos magos de Vecna e resgataram Frota de seus antigos captores. (Agora Nacime tem dois personagens, o que oferece um tipo diferente de desafio.)

Para chegar aos caras maus principais, os heróis tiveram que trinchar através dos discípulos de Vecna, o que incluiu lacaios em abundância. A principal “peculiaridade” dos discípulos é que eles rogavam uma terrível maldição quando morriam. A maldição fazia qualquer um que o tivesse matado vulnerável a dano necrótico, o que — como você pode imaginar — é particularmente problemático quando você luta com agentes do deus morto-vivo dos segredos.

Aqui está o bloco de estatísticas que eu criei para os discípulos de Vecna, sintam-se a vontade para usa-los em sua campanha caseira.

Discípulo Mascarado de Vecna______________________Lacaio Bruto Nível 23
Humanóide Natural (Médio – Humano) ________________________________1275 XP
Iniciativa: +11                  Sentidos: Percepção +14
PV: 1; um ataque fracassado nunca causa dano a um lacaio
CA 35; Fortitude 36; Reflexos 35; Vontade 34
Deslocamento 6
Ações Padrão
Melee BasicCajado (Necrótico; Arma) ♦ Sem Limite
Ataque: Corpo a Corpo 1 (uma criatura); +28 vs. CA
Sucesso: 15 de dano necrótico
Efeito: O alvo não pode gastar pulsos de cura até o começo do próximo turno do discípulo.
Ranged BasicSegredos Roubados (Psíquico) ♦ Sem Limite
Ataque: À distância 5 (uma criatura); +26 vs. Vontade
Sucesso: 15 de dano psíquico
Efeito: O alvo não pode usar poderes de encontro ou poderes diários (TR encerra)
Ações de Reativas
Maldição do O SussuradoSem Limite
Gatilho: Um inimigo faz o discípulo cair a 0 PVs.
Efeito: O inimigo ganha vulnerabilidade 10 a dano necrótico até o final do encontro.
For 15 (+13)                    Des 11 (+11)                    Sab 17 (+14) 

Con 20 (+16)                   Int 18 (+15)                       Car 15 (+13)

Tendência: Mau                 Idiomas: Comum
Equipamento: Cajado, Máscara de Caveira

Por causa do poder Maldição do O Sussurrado, estes lacaios ficam melhor se combinados com mortos vivos que causam dano necrótico. Nada diz “bwah-haha” melhor do que um lacaio que continua causando dano muito depois de ter morrido! É claro, uma vez que meus jogadores perceberam que os efeitos da maldição não eram cumulativos, eles ficaram espertos e deixaram um personagem se focar em abater os lacaios para que os outros não fossem amaldiçoados.

Concurso “Lacaio Magnífico”

Obrigado a todos que enviaram suas ideias de lacaios e blocos de estatísticas para o concurso “Lacaio Magnífico”. Não é de se surpreender, nós recebemos um tonelada de divertidas e excêntricas ideias, com brutos e guerrilheiros de longe os mais populares representados. (Nem tanto amor assim para artilheiros e espreitadores, entretanto.)

Eu escolhi os meus três favoritos e tenho algumas poucas coisas a dizer sobre o que achei de cada um. Uma nota cautelosa: Nenhum esforço real foi feito para desenvolver ou editar esses monstros, em um par de casos, eu fiz algumas mudanças de formatação e preenchi algumas omissões acidentais, mas é isso.

Sangue de Torog

Por Chris C., U.S.A.F. Academy CO

Torog é o deus do aprisionamento, tortura e do Subterrâneo. Este pestezinha em particular gsta de se rastejar pra dentro do seu corpo, misturar-se ao seu sangue, e controla-lo como uma marionete de carne. Invadir o sangue é um poder complexo para um lacaio, mas inegavelmente assustador.

Eu poderia mudar o poder de encontro para um poder do tipo “recarrega quando o ataque erra” (apenas para torna-lo ainda mais assustador), enquanto o dano de seu ataque básico pode parecer baixo a primeira vista, sua aura dá conta disso.

O poder alterar forma é particularmente um bom pequeno pedacinho de sabor que não tem muito impacto em combate mas dá ao monstro um aspecto perturbador que reflete a forma mutilada do próprio Torog. As vezes mesmo os mais experientes desenvolvedores esquecem do impacto que que esses tipos de poder podem ter na mesa de jogo. Isso reinforça a idéia de que monstros podem ser mais do que a soma de suas estatísticas.


Sangue de Torog_____________________________Lacaio Guerrilheiro Nível 10
Autômato imortal (Médio – Limo) _____________________________________125 XP
Iniciativa: +11      Sentidos: Percepção +10; Percepção às Cegas 10
PV: 1; um ataque fracassado nunca causa dano a um lacaio
CA 24; Fortitude 20; Reflexos 21; Vontade 17
Deslocamento 6, escalar 6
Habilidades
Drenar Essência (Necrótico) ♦ Aura 1
Um inimigo que começa seu turno dentro da aura recebe 2 de dano necrótico.
Limo
Quando estiver se espremendo num lugar apertado, o sangue de Torog se move com deslocamento completo ao invés de metade do deslocamento, ele não recebe o -5 em jogadas de ataque, nem garante vantagem de combate enquanto estiver se espremendo.
Ações Padrão
Melee BasicPancada (Necrótico) ♦ Sem Limite
Sucesso: 6 de dano, e o sangue de Torog pode ajustar 1 quadrado e empurrar o alvo para o quadrado que ele acabou de deixar vago.
MeleeInvadir o Sangue (Cura, Necrótico) ♦ Encontro
Efeito: O sangue de Torog ajusta um número de quadrados igual ao seu deslocamento e precisa terminar o seu movimento adjacente a um inimigo que esteja sangrando.
Ataque: Corpo a corpo 1 (uma criatura sangrando); +13 vs. Reflexos
Sucesso: O sangue de Torog agarra o alvo (CD 18 pra escapar). Até que o alvo escape do agarrar, o alvo recebe dano necrótico igual ao seu nível. Se esse valor reduzir os pontos de vida do alvo a 0 PVs, o alvo recupera pontos de vida igual ao seu valor de sangrando e está dominado (sem TR), e o sangue de Torog é removido do jogo. Enquanto estiver dominado, o alvo age de acordo com os desejos do sangue de Torog. Quando o alvo dominado cai a 0 PVs, ele não mais está dominado ou agarrado, e o sangue de Torog aparece em um quadrado adjacente ao do alvo.
Ações Mínimas
Alterar Forma (Metamorfose) ♦ Sem Limite
Efeito: O sangue de Torog pode assumir a forma de qualquer criatura que ele mate, embora ela irá parecer mutilada e torturada. Enquanto estiver nesta forma, ele perde a habilidade Limo.
Perícias: Furtividade +14 

For 10 (+5)                    Des 18 (+9)                    Sab 10 (+5)

Con 16 (+8)                   Int 10 (+5)                       Car 10 (+5)

Tendência: Caótico Mau                Idiomas:

 

Espancador Nilbog (Clobbermob Nilbog)

Por Robert P., Toms River NJ

Tente dizer o nome desse monstro rapidamente três vezes! (Em português não é a mesma coisa, eu sei) Para aqueles que não sabem, o nilbog (que é “golbin” ao contrário) rastreia sua origem até os primeiros dias do D&D. Sua peculiaridade original era que ataques curavam o nilbog enquanto magias de cura causavam dano. Uma das minhas aventuras favoritas de todos os tempos da Dungeon (“Pearlman’s Curiosity” na edição #32) apresentou uma dessas pestinhas, e eu estou favorável a elas desde então.

De acordo com Robert, espancadores nilbog lembram goblins normais exceto por sua pele violeta avermelhada, escorregadia, olhos negros e mãos e pés invertidos. Eles falam uma irritante mistura de Élfico e Goblin, e são inclinados a cantar horríveis refrões enquanto infestam suas vítimas. Também, cheque seus equipamentos — você precisa amar um lacaio que carrega por aí três ovos de gansa e uma pixie assada!

Eu acho que “CA 1” não é um erro, mas uma tentativa de refletir a idéia de que nilbogs são “imãs de dano”. Eu penso que eu mudaria seu bônus de Ladinagem para +17 para ficar a par com o resto, mas suas outras defesas e dano estão certinhos.


Espancador Nilbog________________________________Lacaio Bruto Nível 14
Humanóide feérico (Pequeno)______________________________________250 XP
Iniciativa: +14                  Sentidos: Percepção +12
PV: 1; um ataque fracassado nunca causa dano a um lacaio
CA 1; Fortitude 27; Reflexos 26; Vontade 26
Imune: Poderes de ataque com o descritor Arma
Deslocamento 6
Habilidades
Aversão à Cura
O nilbog perde sua imunidade e todos os seus pontos de vida temporários se uma criatura adjacente a ele Retomar o Fôlego ou se curar com um poder com o descritor Cura.
Pequeno Inseto Resistente
Sempre que o nilbog for acertado por um poder de ataque com o descritor arma, ele recebe 5 pontos de vida temporários. Esses pontos de vida temporários são cumulativos.
Ações Padrão
Melee BasicClava de Osso (Arma) ♦ Sem Limite
Ataque: Corpo a corpo 1 (uma criatura) +19 vs. CA
Sucesso: 14 de dano
Perícias: Ladinagem +12 

For 23 (+13)                    Des 20 (+12)                    Sab 20 (+12)

Con 20 (+12)                   Int 20 (+12)                       Car 20 (+12)

Tendência: Mau                 Idiomas: Élfico, Goblin
Equipamento: Clava de osso, saco de pano (roupa), bexiga de vinho, três ovos de gansa e uma pixie assada no espeto.

 

Vespa Zangão Mecânica

Por Beren Ross S., Fort Collins CO

Os relatos de Beren dizem que este minion em particular foi usado numa luta onde os heróis tinham que escalar uma torre com andares móveis (num formato parecido com peças de Tetris) enquanto eram atacados pelo enxame de vespas mecânicas, levando a batalha com o chefão com sua rainha no topo. Está aí uma batalha que eu adoraria ver!

Pensando pequeno, eu gosto de lacaios que são simples e diretos. Entretanto, os melhores lacaios tem um poder chave ou habilidade que personifica tudo que o monstro é. Nesse caso, é o dano extra que o zangão causa quando está adjacente aos aliados; isso faz com que o Mestre queira agrupar estes lacaios em pequenos enxames, e quão apropriado é isso?

Assim como muitos lacaios, a vespa zangão mecânica explode quando cai a 0 PVs. Esta criaturinha em particular libera uma explosão elétrica que atinge apenas inimigos, então o pobre zangão não precisa se preocupar em matar seus companheiros como uma lata explosiva de inseticida Raid.


Vespa Zangão Mecânica_______________________Lacaio Guerrilheiro Nível 13
Autômato natural (Pequeno – Construto) ________________________________200 XP
Iniciativa: +12                  Sentidos: Percepção +6
PV: 1; um ataque fracassado nunca causa dano a um lacaio
CA 27; Fortitude 25; Reflexos 25; Vontade 21
Imune: Doença; Veneno
Deslocamento 6, vôo 6
Ações Padrão
Melee BasicFerrão (Veneno) ♦ Sem Limite
Efeito: O zangão pode ajustar 1 quadrado antes de atacar.
Ataque: Corpo a corpo 1 (uma criatura); +18 vs. CA
Sucesso: 8 dano de veneno + 1 de dano extra para cada aliado adjacente ao zangão.
Ações de Reativas
CloseExplosão Mecânica (Elétrico) ♦ Encontro
Gatilho: O zangão cai a 0 PVs.
Ataque (Nenhuma ação): Explosão Contígua (inimigos na explosão); +16 vs. CA
Sucesso: 8 de dano elétrico.
For 11 (+6)                    Des 18 (+10)                    Sab 11 (+6) 

Con 18 (+10)                   Int 2 (+2)                       Car 10 (+6)

Tendência: Imparcial              Idiomas:

 

Menções Honrosas

Agradecimentos também para Rane S. of Nokesville VA pelo “globo ocular voador” (cada lacaio vem com raio ocular aleatório do beholder) e Kendall B. of Toronto ON pelo “troll procriador” (onde um troll cria um servo ao tomar dano e pode come-lo para ganhar pontos de vida temporário).

Até o próximo encontro!
— Mestre pra vida toda,
Chris Perkins

Tradução: Aguinaldo “Cursed Lich” Silvestre
Fonte: Wizards of the Coast

***

”O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

” REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

Share This Post
1 Comment
  1. Eu tava querendo falar isso com alguém. Embora eu tenha adorado o modo que a Vespa Zangão Mecânica foi utilizada, eu gostei muito da habilidade bizarra do Sangue de Torog.

Leave a Reply