Lacaios que matam!

Novas mecânicas para lacaios, servidores e outros “buchas de canhão”!

Jabur e seus aliados estavam diante do portal que levava ao plano material – agora faltava só escapar com a essência do Senhor dos Slaadi para fora do Caos, e então levar o pequeno recipiente com o sangue para a Senhora da Dor. Não foi com surpresa que viram formas se materializando entre eles e o portal – slaads a serviço de Melt-Kethuzar, o Slaad Traidor.

– Pela quantidade, devem ser meros lacaios. O próprio Traidor está escondido atrás deles. Deixem comigo – Disse Elara, a eladrin maga, acostumada a usar seus poderes em área para tirar reles criaturinhas como aquelas do caminho. Um poder de encontro bastaria para lidar com o problema. A bola de fogo singrou o espaço caótico entre o grupo e os monstros, atingindo em cheio as criaturas anfíbias entre eles e o portal. A fumaça se levantou de uma maneira diferente (o que é normal, se considerar que você está no plano do caos), mas Elara estava acostumada com a magnífica cena que normalmente seguia essa fumaça – corpos espalhados, carnificina, e o caminho liberado para o patrulheiro Jabur.

Com um sorriso cada vez mais amarelo, ela notou que os lacaios ainda estavam de pé… e pareciam maiores…

* * *

Uma das mecânicas mais divertidas e aplicáveis do D&D é o conceito de minions – os valorosos lacaios que possuem participações em jogo mal beirando o nível de coadjuvante de cena pouco importante.

Embora sirvam mais pra fechar o valor de XP de um encontro ou para representar o grosso das tropas inimigas (a imagem de Aragorn e Gimli decepando orcs como se fossem de manteiga sempre me vem à mente quando penso em lacaios), mecanicamente, os lacaios podem ser imbuídos com algumas pequenas surpresas para o jogador que decorou o Manual dos Monstros inteiro.

LACAIOS EXPLOSIVOS

Este tipo de bucha de canhão é um dos mais clássicos dos videogames (quem já jogou Serious Sam sabe do que eu estou falando). O propósito deles não é ser o lacaio normal, que se coloca no meio do caminho ou ajuda seu mestre a flanquear jogadores incautos. Não. Este tipo de lacaio serve única e exclusivamente para explodir na cara dos personagens, causando um bom dano… dano? Eu escrevi dano? Não… Eu quis dizer efeito. A maior arma de um lacaio é o efeito que ele pode gerar no personagem, para então nosso estimado e solo Balrog (digo, Balor) vir e tascar ataque com vantagem de combate e outros efeitos mais sórdidos ainda. Então vejamos alguns exemplos de Explosão, e seu custo em termos mecânicos (não ta achando que colocar vários upgrades num lacaio sai de graça, né?).

Explosão – Explosão Contígua X

Explosão Contígua 1: Considere que o lacaio tem 1 nível a mais apenas para efeito de XP (um kruthik lacaio de nível 2 com a característica Explosivo – Explosão Contígua 1 é uma criatura de nível 3 para propósitos de valor de XP; não mude o restante das características do lacaio).

Explosão Contígua 2: Considere que o lacaio tem 2 níveis a mais apenas para efeitos de XP.

Uma explosão de área 3 causaria um estrago muito grande… Tente por sua própria conta e risco.

O ataque deste poder e seu efeito são determinados pelo ataque principal do lacaio (use o mesmo valor -2, pois é um ataque em área). O efeito NÃO deve ser “TR encerra”. Utilize efeitos que sejam no máximo até o final da próxima rodada. Entre alguns exemplos:

– o alvo concede vantagem de combate até o início da próxima rodada dele.
– o alvo está surdo até o final do encontro.
– o alvo está cego até o final da próxima rodada dele.
– o alvo está pasmo até o final da próxima rodada.
– o alvo está lento até o final da próxima rodada.

Obviamente, o estimado lacaio não sobrevive à explosão causada por ele. A regra descrita aqui causa efeitos justamente para evitar que os lacaios explodam-se em sequência. Mas se você gosta de pirotecnias, pode considerar que o lacaio é imune ao tipo de dano causado pela própria explosão, ou não: usar a lógica do mundo real pode significar mais verossimilhança. Se os goblins estão com mochilas lotadas de pólvora ou algum produto alquímico explosivo, é normal que um grupo de lacaios desse tipo possa servir contra seus aliados se os jogadores forem espertos. O dano deve seguir a mecânica dos lacaios – utilize o dano básico do lacaio e adicione 2 ou 4 pontos, de acordo com o nível de explosão que você usou para fazer a área de efeito da mesma.

LACAIOS BOMBA-RELÓGIO (variante altamente perigosa do lacaio explosivo)

A idéia deste tipo é a mesma do urukzão que carrega a tocha em O Senhor dos Anéis – As Duas Torres. Uma criatura que está disposta a se sacrificar (ou que não tem opções, ou que simplesmente não sabe o risco que está correndo) para causar um belo estrago no inimigo. Algumas criaturas (como constructos ou mortos-vivos) funcionam perfeitamente bem com este conceito. Outras (o orc que não foi avisado sobre o que acontece a ele após a explosão) precisam de alguma explicação para não atrapalhar a verossimilhança da aventura.

A diferença é que o efeito explosivo do lacaio bomba-relógio tem um gatilho específico, que pode ser tanto “três rodadas após ser ativado” quanto “duas rodadas após a morte do lacaio”. O centro da explosão continua sendo o corpo do lacaio.

LACAIOS DEFENSIVOS

Nem todo lacaio quer um pedaço do personagem (por menorzinho que seja esse pedaço… afinal, em geral eles só causam algo em torno de 4 de dano). Alguns são versados combatentes que entendem suas fraquezas (a completa falta de PV’s), mas possuem algo que pode ser a diferença entre vida e morte (de seu mestre) depois: capacidade de defender seu mestre (e por mestre, significa qualquer outra criatura que não seja do tipo lacaio). A mecânica por trás disso é simples (uma ação livre que funciona em determinada aura ao redor do lacaio), mas a explicação em termos narrativos pode requerer algum trabalho (talvez os hobgoblins carreguem escudos enormes, ou um constructo espectral canalize os ataques para ele de maneira mágica).

Em termos mecânicos, um lacaio defensivo tem as seguintes características:

Guarda-Costas (Aura X)
Ação livre: O ataque direcionado a uma criatura aliada na aura que não seja um lacaio é redirecionado para esta criatura.

O valor da aura determina o custo adicional em XP do estimado lacaio:

Aura 1: Considere que o lacaio tem 1 nível a mais apenas para efeitos de XP.
Aura 2: Considere que o lacaio tem 2 níveis a mais apenas para efeitos de XP.

Obs: Não aconselho usar mais que Aura 2, o encontro vai ficar muito confuso.

LACAIOS INSPIRADOS

Este tipo não faz muito sozinho (bem, que tipo de lacaio faz algo sozinho? Estamos falando de uma criatura que morre se pegar um alfinete do lado errado), mas quando estão em grupo, causam dano proporcional à quantidade de aliados adjacentes ao alvo que tem esta característica.

O bônus no dano indica o custo adicional em XP do nosso lacaio:

+1 de dano para cada aliado adjacente ao alvo: Considere que o lacaio tem 2 níveis a mais apenas para efeitos de XP.
+2 de dano para cada aliado adjacente ao alvo: Considere que o lacaio tem 3 níveis a mais apenas para efeitos de XP.

LACAIOS QUE VOLTAM

Este tipo (de preferência entre os mortos-vivos) costuma reaparecer após perder seu único PV. Em termos de jogo, considere que o primeiro ataque a causar dano o retira de jogo (o esqueleto pútrido desmonta no chão), mas na rodada seguinte, ele retorna à ativa como se nada tivesse acontecido (os ossos se reúnem magicamente). Não interprete isso como um sinal de que agora lacaios sofrem dano contínuo e outros efeitos devassos de jogadores apelões. Eles ainda são imunes a estes entraves.

Em termos de mecânica de jogo, considere que este tipo de lacaio possui um nível a mais do que o lacaio-base para efeitos de cálculo de XP, mas sem aumentar suas características básicas. Além disso, os lacaios que voltam têm a tendência de possuir imunidade à energia necrótica (ou outro tipo de energia que sirva para trazê-los de volta à ativa).

LACAIOS EXTRAORDINÁRIOS

Este último tipo é o mais perigoso de todos. Ele não é a típica bucha de canhão que morre as dúzias em suas aventuras. Não… Esse lacaio só está esperando pela oportunidade certa de se tornar alguém digno de nota em sua campanha, independente da real qualidade do que ele pode vir a se tornar (pense nele como aquele figurante horrível dos clipes do Michael Jackson, que por ser tão ruim, acaba ficando na memória das pessoas). Ele ainda vai morrer com um golpe que cause dano, mas pode causar mais prejuízo aos jogadores do que três ou quatro lacaios juntos.

A característica que os define é imunidade a um tipo de dano – seja fogo, elétrico, psíquico ou qualquer outro tipo de dano. Ao receber dano do tipo indicado na imunidade do lacaio, ele se torna mais poderoso – seu ataque e dano aumentam gradativamente à medida que recebe dano do tipo indicado.

O bônus no ataque e dano indica o custo adicional em XP do nosso lacaio:

Imunidade a um determinado tipo de dano; +2 no valor de Ataque e +3 de Dano para cada golpe sofrido do tipo indicado: Considere que o lacaio tem 1 nível a mais apenas para efeitos de XP.
Imunidade a um determinado tipo de dano; +4 no valor de Ataque e +6 de Dano para cada golpe sofrido do tipo indicado: Considere que o lacaio tem 2 níveis a mais apenas para efeitos de XP.

MECÂNICA X DIVERSÃO

Embora seja uma tentação absurda calcular exatamente quantos XPs um determinado encontro vale e usar as chaves do encontro como uma bula de remédio, para sentir-se mestre das ferramentas matemáticas (quase como se enfim tivesse entendido o que é uma derivada), lembre-se de que ainda sim tudo isso é sobre diversão. A mecânica nem sempre vai servir sem deixar um gostinho de remédio amargo no final, e volta e meia o melhor a fazer é ver como a partida está andando, e o que poderia ser feito pra melhorar ela. Algumas vezes vai ser mais interessante usar os lacaios como um instrumento de urgência (os kruthiks não param de sair dos buracos, enquanto os heróis devem derrotar o dragão vermelho) do que como criatura que conta XP mesmo. Pense no papel que você quer que eles executem no encontro, e analise bem se o valor em XP deles vale mesmo este papel. Algumas vezes, vale a pena calcular o nível de desafio para um número de monstros incluindo lacaios e, de acordo com o desenvolvimento do encontro, adicionar alguns lacaios-surpresa para equilibrar o encontro e não deixá-lo fácil demais.

O mesmo vale para o oposto: se por algum motivo você usou muitas criaturas padrão em um encontro, e a partida acaba em alguns minutos, talvez transformar algumas criaturas em lacaios possa dar o ritmo que você busca para os momentos finais da aventura.

Outro ponto é que os custos apresentados aqui levam em consideração o estrago que os lacaios avançados podem fazer, mas não leva em consideração a tática e o terreno do encontro. Como Mestre, é essencial que você se mantenha atento ao quanto de vida e recursos seu grupo ainda tem, para não tornar a aventura um TPK (total party kill, ou morte de todo grupo). Muito embora a morte dos personagens faça parte do jogo, fica a critério de cada Mestre (e grupo) se vale a pena usar a metodologia old school do D&D ou não.

FINALIZANDO

Lacaios são uma das ferramentas com maiores possibilidades de extravasar criatividade no D&D. Não são durões como solos, ou mordem feio como os espreitadores. Mas agindo em conjunto, com ou sem suporte de criaturas mais elaboradas por perto, os lacaios podem ajudar a dar aquele toque épico realmente épico (bota épico nisso, hein?) que você queria, ou a sensação de urgência real no encontro (imagine a Sociedade do Anel em Moria sem ter que correr dos goblins… seria meio chato né? Então, o melhor a fazer é considerar a cena que você está tentando criar), ainda mais quando eles têm “presentinhos” especiais para os heróis. Recomendo cautela, contudo, principalmente para não tornar os lacaios especiais os astros da aventura (que deveriam ser os heróis… ou as criaturas solo), ou acabar tornando eles comuns demais. Use-os com parcimônia, dê uma chacoalhada no grupo que já se acha experiente e, principalmente, continue se divertindo.

Publicado originalmente no antigo REDERPG
em 15/08/2010 (684 leituras)
Por Leonardo Gruber
Equipe REDERPG

***

 

Share This Post
2 Comments
  1. Este é o primeiro de vários bons artigos de D&D 4a Edição do antigo portal, com material e informações ainda úteis para jogadores e Mestres, que vamos republicar aqui no novo portal.

  2. Um outro artigo, este oficial da Wizards, para quem quer uns lacaios bem interessantes:

    https://www.rederpg.com.br/wp/2011/07/experiencia-de-mestre-lacaios-magnificos/

Leave a Reply