Three Black Crows, Three Dead Men (resenha)

Three Black Crows, Three Dead Men é um jogo de narrativa coletiva para três jogadores criado por Brennan Taylor, o mesmo autor de Este Corpo Mortal que está sendo lançado pela RetroPunk Game Design.

Nele, cada um dos jogadores encarna um dos três corvos pousados em três homens enforcados, contando de forma coletiva a história de como cada homem terminou na forca. Cada corvo tem uma personalidade e uma filosofia de vida diferente, e isso se traduz em suas narrativas. Um dos corvos começa a história e em cada etapa da narrativa, cada um dá a sua versão dos fatos, para então disputarem para ver qual é a versão que dará a continuidade. As etapas são:

  • Início (detalhe do cadáver e uma hipótese sobre qual crime cometeu)
  • O motivo do crime (indicando outro detalhe no cadáver)
  • O meio como o crime foi feito
  • O momento do crime

Cada jogador recebe uma parada de cinco dados, e usa cada um deles por vez em uma jogada simples na disputa de cada etapa. A história prossegue a partir do que foi descrito pelo vencedor. Em caso de empate, o narrador anterior escolhe uma das versões que empataram e o jogador da versão escolhida assume a narrativa. Uma vez decidido qual versão dará continuidade, o jogador vencedor descarta o dado que usou na disputa.

No final, o jogador com mais dados sobrando narra a conclusão da história, incorporando todos os fatos que foram definidos ao longo da narrativa, e sempre terminando com a frase “Agora ele balança aqui com estes outros: alimento para os corvos”.

Depois os três corvos voam para o cadáver seguinte, e um corvo que não tenha começado a narrar inicia a nova narrativa.

Vence o corvo que tiver terminado o maior número de histórias. Se cada um completou uma história, todos vencem.

Three Black Crows, Three Dead Men é um PDF de apenas 3 páginas, disponibilizado gratuitamente no DriveThru. Sua editoração é simples, mas elegante e imagens de corvos ornamentam o material. O texto é muito bom e o jogo vale muito a pena de ser conferido: diversão sombria garantida!

Por fim, uma excelente notícia: a REDERPG recebeu autorização do Brennan Taylor e do Guilherme da RetroPunk para fazer a versão em português do Three Black Crows, Three Dead Men! Aguardem ela em breve!

Link do jogo no DriveThru: http://rpg.drivethrustuff.com/product_info.php?products_id=80693

Notas (de 1 a 6)

Texto: 6
Conteúdo: 6
Arte/Layout: 4
Nota Final: 5

 

Por Marcelo Telles
Coordenador do REDE RPG

***

 

 

 

 

Share This Post

Leave a Reply