Apresentações, Recapitulações e uma Maldita Renovação

George R. R. Martin

George R. R. Martin

Saudações povo REDERPGístico,

Esse vai ser um primeiro post bem longo.  A partir de hoje entra no ar esta coluna específica sobre As Crônicas de Gelo e Fogo, a mais famosa, mas nem de longe, a única obra de George R.R. Martin, nosso amado gnomo escritor.

Mas primeiro entendam, minha pretensão é falar da obra como um todo: dos livros, da série da HBO, dos quadrinhos, dos contos, das miniaturas, das réplicas de armas dos personagens do livro (sim, elas existem! E sim, eu sou esse tipo de nerd!), dos games, do tráfico internacional de dragões de komodo, enfim, de tudo relacionado a série (eu sei que é coisa de maluco, mas ainda assim vou tentar). Sintam-se a vontade para discutir o que quiserem nos cometários, mas por favor não fujam muito do tema do post original (afinal, me deixaram sozinho nesse viveiro e vocês não imaginam a sujeira que esses corvos fazem).   várias imagens do produtos got

Alguns dos muitos produtos relacionados ao livro

Alguns dos muitos produtos relacionados ao livro

Uma rápida apresentação: fui convidado recentemente para integrar a nova equipe da REDERPG e para escrever essa coluna que assinarei como Quiet Wolf, um nome muito mais legal que o meu nome de verdade. Acompanho a série desde 2000 e vocês não imaginam a satisfação que vai ser escrever e discutir sobre ela com companheiros brazucas…

Futuramente, pretendo reservar dias da semana para cada tema da coluna, mas por enquanto as coisas estão bem rápidas. Então, se os posts parecerem um pouco corridos nesse início, peço desculpas (temos muito terreno pra recuperar, afinal a REDE não tinha nenhuma coluna desse tipo).

Como essa semana está sendo frenética para o seriado vamos ao que interessa!

Vamos lá, se vocês estão lendo a coluna é porque já acompanham, pelo menos, o seriado transmitido pela HBO e é justamente sobre ele  que vai ser o primeiro post por aqui. Não se pode negar que, sejam quais forem os defeitos da série de TV, ela fez maravilhas pela série de livros. A maioria dos brasileiros tomou conhecimento dos livros através da série. Eu ainda lembro a idos anos, quando eu ainda era um pequeno filhote e fazia parte da comunidade no orkut (que os Sete a recebam em sua glória) A Song of Ice and Fire Brasil. Éramos a enormidade de 89 membros (praticamente o bando feliz do Beric Dondarion) lutando para manter pelo menos 4 fóruns ativos… mas estou divagando. Hoje quero falar sobre o seriado transmitido pela HBO e pretendo fazer isso regularmente a cada episódio, como estamos atrasados aí vai uma recapitulação da primeira temporada de Game of Thrones trazida a vocês por Quiet Wolf, tomem ar crianças e braços para dentro do brinquedo:

Inspira…….

Westeros:

Frio>Muralha Imensa>Patrulheiro Babaca>Abominável Predador Das Neves de Olhos Azuis>Patrulheiro Babaca Sem Cabeça> Starks Fodásticos>Patrulheiro Sem Cabeça> 6 lobos gigantes> Rei Gordo> Lyanna> Lannisters Marrentos > Tyrion > Jon Emo > Bran Escalador > Twincest > Defenestrador de Crianças > Bran gastando continue> Satrks separados> Tyrion e Jon Emo para Muralha> Ned e meninas indo para o Sul> Viagem> Cão de Caça > Sansa sonsa >Joffrey espancado> Arya fugida> 5 lobos gigantes > Arya achada> Sansa sonsa> 4 lobos gigantes> Bran acordado>  Jon menos emo levando esporro do Tyrion> Jon menos Emo faz amigos> Sam aparece e Jon volta a ser emo> Porto Real > Mindinho> Varys > Renly> Barristan > Catelyn> Adaga> Treta Monstro Stark vs. Lannisters>  Torneio> GREGOR!!!!> Loras> Mula sem cabeça > Depilação de mamilos masculinos > Rei Gordo cachaceiro > Bastardo do  Rei Gordo cachaceiro> Rei Gordo cachaceiro enrolado com os Lannisters > Catelyn no boteco> Tyrion> Tyrion perdeu playboy> Ninho da Águia> amamentação perturbadora> Celas diabolicamente maneiras> julgamento> Tyrion se safa> Catelyn se dá mal>Patrulheiro COM cabeça > Ned e Rei Gordo teminam> Jaime esculhamba Jory> Round 1 Ned vs Jaime> Tywin Lannister, paitrocinador do Twincest> Tyrion entre os bárbaros> Bárbaros entre os Lannisters> Ned manco> Tapa na lata da Cersei> Jaime fugido brigando com Robb> Ned e Rei Gordo reatam> Rei Gordo vai caçar> Ned burro> Sansa sonsa> Você ganha ou morre> Jon em Full Emo Rage> Amigos salvam rabicó de Jon Emo> Juramento estiloso da Patrulha> Frey> Olé do Robb no Tywin> Robb pega Jaime> Maldição de Sean Bean> Ned is Dead, Baby!> Sansa sonsa roda> Arya escapa> morte do Jon Emo> Rei no Norte> Jon Snow viaja para Além da Muralha.

Essos:

Calor> Illyrio não tão imenso> Viserys babaca> Dany!> Abominável Khal Dorgo das Estepes> Casório> Jorah Mormont> Ovos de Dragão> Noite de núpcias perturbadora> Khalasar nem tão grande viaja> Dany passeia> Viserys babaca se dá mal> Casamento perturbador> Dany aprende novas “perícias” > Casamento um pouco menos perturbardor> Khalasar viaja> Dany grávida> Jorah traíra > Khalasar chega> Vaes Dothraki > Viserys babaca se dá mal [2]> Chá de bebê Dothraki, perturbador> Viserys se dá mal, FINISH HIM> Vinho envenenado> Jorah arrependido> Jason Momoa faz raka maneirasso> destruição dos homens cordeiro > festa da vitória Dothraki> Mirri Maz Duur> Corte ridículo no Khal Drogo> Khal Drogo Norris> Mirri Maz Duur tenta salvar Drogo [será?]> Khal Drogo cai do cavalo> Khalasar nem tão grande diminui> Dany tenta mega macumba para salvar Drogo> Jorah em ação> Bye Bye Garanhão que montará o Mundo> UnDrogo inútil> Dany acaba com Undrogo Inútil> Profecia Mirri maz Duur> Mini Khalasar> Pira funerária do UnDrogo Inútil> Mirri maz Duur berrando> Daenerys “Stormborn” Targaryen> Dragões bebês!

FIM?

…..Expira.
Robert e Rhaegar

Robert e Rhaegar

Beleza, então foi isso que aconteceu na primeira temporada o que nos joga direto na segunda. Numa Westeros em que a morte de Robert Baratheon e a execução de Eddard Stark precipitaram as principais famílias a entrarem em guerra. Os episódios 1 e 2 são mais de desenvolvimentos de personagens. Neles vemos em que pé estão as coisas em Porto Real, na campanha de Robb Stark, somos apresentados a vários personagens novos (o que, na minha opinião, vem sendo bem feito, não afastando nenhum não-leitor do seriado) como Stannis , Davos e Melisande, todos na nova locação de Pedra do Dragão. Vemos Dany e o que restou de seu Khalasar quase morrendo ao tentar atravessar o deserto. Conhecemos Pike, nas Ilhas de Ferro e nos encontramos com Balon e Yara (WTF?….) Greyjoy, que mostram para Theon como um Greyjoy deve ser. Exceção da parte de bolinar as irmãs (isso é com os Lannisters e Targaryens).

Nesses dois episódios com certeza houve muitas mudanças em relação aos livros. Em minha opinião, algumas de pouca importância (Bron comandando os capas douradas) e outras mais drásticas (como a aceleração de todo o plot do Craster e do contato de primeiro grau do Jon com um Outro ou Caminhante Branco). Mas vou guardar minha preocupação para os próximos episódios e ver como os roteiristas lidaram com estas mudanças. Segundo a maioria dos críticos que receberam os episódios adiantados (bastardos!) os dois próximos episódios são bem fortes e sólidos, então coisa boa vem por aí. Confiança!

O que mais me agradou em todo esse início de série foi a clara diferença de orçamento de uma temporada para a outra. Enquanto na primeira nós tivemos poucos efeitos e muitas locações internas, que mesmo gigantescas como as da Irlanda do Norte, não passavam de uma locação interior, na segunda temos a Islândia como território Além da Muralha, Croácia como Porto Real e mais um milhão de locações caras e externas. Sem contar na grande melhoria de CGI! Em dois episódios já tivemos dois Lobos Gigantes de respeito, um dragão sendo alimentado a várias panorâmicas muito  bem feitas. Novos castelos e muito mais está por vir. A HBO investiu pesado nessa temporada, e o melhor, a audiência correspondeu! O primeiro episódio foi um sucesso absurdo, tendo um aumento de 74% de expectadores em relação ao primeiro episódio da primeira temporada e de 24% em relação à Season Finale (cerca de 7,9 milhões na primeira noite). O Episódio dois não deixou a peteca cair e praticamente manteve os mesmos números do primeiro. Os boatos são de sucesso absoluto de público e crítica na mídia gringa e todos consideram a renovação por mais uma ou duas temporradas iminente e inevitável. Cruzemos os dedos!

E vocês, o que acharam da Serie de TV até aqui?

Abraços,

Quiet Wolf

PS: em breve coloco os vídeos dos personagens da segunda temporada para vocês aqui.

PS2: enquanto eu escrevia isso a HBO RENOVOU POR MAIS UMA TEMPORADA! post a seguir…

Share This Post
7 Comments
  1. A HBO tem um histórico muito respeitável de séries, vide Band of Brothers, Roma e até Filhos do Carnaval.
    Diria que Game of Thrones foi uma aposta MUITO bem sucedida da HBO que manteve o mesmo teor adulto do livro e honrou seu histórico de qualidade.
    Algumas pequenas alterações em relação ao livro, como Yara até fazem sentido pensando no telespectador tendo que administrar um monte de personagens num ritmo mais rápido que a leitura de um livro.

  2. A série em si está muito boa, gostei muito do começo da nova temporada.

    Minha única ressalva foi pela apresentação do núcleo de Dragonstone. Não foi apresentado aos espectadores Stannis, Davos e Melisandre de forma apropriada, na minha opinião. Ficou tudo muito rápido, sem muito destaque. Espero que corrijam essa pequena falha…

  3. Guzzon,

    Também concordo que mudanças devem ser feitas na tradução da mídia escrita para série de TV, não sou nenhum purista em relação a isso. Só que sempre fico meio puto quando a mudança é uma generelaização da inteligência do expectador padrão. Mudar Asha para Yara pro expectador não confundir com a Osha é um tanto escroto, mais ainda que o Jhogo, que virou Rakharo por ter o nome muito parecido com Drogo.

    Vlw pelo comentário.

  4. Lauro 1980,

    Pois é cara, acho que faltou foi tempo mesmo.

    Com doze episódios estaríamos melhor sevidos, mas com dez acho q o caminho vai ser aprofundar os personagens com o decorrer da série.
    Na minha opinião, o principal foi citado:
    Melissande ser sacerdotisa de uma religião estrangeira que está passando por cima da nativa.
    Davos ser um ex-contrabandista com dedos cortados pelo stannis.
    Satnnis já tinha sido descrito na primeira temporada nessa delineou bem a personalidade Ordeira Neutra dele.
    Veremos como as coisas andam nos próximos episódios quando a trama de dragonstone se misturar com a dos personagens no continente.

    • O ruim da cena inicial em Dragonstone, com a queima dos ídolos dos Sete, foi justamente porque não teve tanto impacto.

      Um dos “lapsos” da série, obviamente devido ao tempo, é que não foram apresentados os Sete de forma apropriada, o que cada um faz, seus ídolos, etc. Para a gente que leu os livros, tudo bem. A gente “completa” essas informações na cabeça com o que já sabemos.

      Mas não sei se o espectador sentiu o impacto, ou o que estava acontecendo.

      Em relação a Davos, ele ainda não foi apresentado. Espero que essa apresentação mais detalhada aconteça depois. Não foi mostrado quem ele é exatamente, como ganhou a confiança de Stannis, ou mesmo a história dos seus dedos cortados. No segundo episódio eles “aparecem” rapidamente, mas não é relacionado isso com a justiça de Stannis.

      Também a participação da família de Stannis foi suprimida. A filha dele é um personagem interessante, assim como o fanatismo da mulher. Pelo jeito a relação dela com Melisandre é um pouco diferente na série…

      Bem, veremos! Espero que o espectador que não leu os livros esteja podendo “absorver” e entender tudo o que acontece!

      Apesar desses apontamentos, acho a série uma adaptação bem fiel ao clima dos livros e estou até gostando de algumas alterações…

      Falou!!!

    • Apesar que li que o segundo livro já seria tratado como duas temporadas para a série, então teremos uma maior quantidade de episódios para descrever todas as ocorrências do livro.

      Imagino que se a tendência for esta, o terceiro livro deverá puxar mais 2 anos da série, talvez até com uma quantidade maior… e convenhamos, o terceiro tem uma quantidade absurda de cenas que causam “stun” no leitor… ;)

  5. Na verdade, o segundo livro vai ser uma temporada de 10 eps mesmo. O terceiro livro, que é um monstro, é que vai ser dividido em 2 temporadas. Esse é inclusive o assunto do próximo post daqui a pouco tá entrando no ar.

Leave a Reply