Os Monstros do Mundo de D&D

A coluna semanal do Mike Mearls desta semana é dedicada a mostrar como está sendo a abordagem da Wizards para os monstros de D&D. Na verdade, há uma coluna semanal do James Wyatt que discute os mostros de D&D e tudo o que foi apresentado pelo Mike não é nenhuma novidade, exceto talvez pela abordagem ao ettercap, que ainda não me lembro de ter visto. Leia o artigo e deixe seus comentários abaixo.

Os Monstros do Mundo de D&D

Mike Mearls

Na última semana eu escrevi sobre a cosmologia de D&D Next e nossa abordagem para ela. Os planos que descrevi representam nossos pensamentos iniciais, e coisas como a relação entre os domínios de Ravenloft e o Pendor das Sombras ainda estão no ar. Esta semana, eu queria apresentar nossa abordagem para os monstros.

Como nós trabalhamos com o conhecimento por trás de monstros, nos encontramos atualmente entre listar os elementos da história de uma criatura e expandi-la. Nossa abordagem para monstros segue estes objetivos básicos:

  • Invalidar o passado do monstro o mínimo possível se foram originários de aventuras ou cenários. Se a criatura vive no deserto, ou foi um oponente único resistente (ao contrário de criaturas que atacam em grande número), tentamos preservar ao máximo essas características.
  • Dar a criatura um lugar no mundo. Onde ela mora? O que ela quer? Como ela age? Quais criaturas são suas aliadas? Quais ela odeia? O contexto de uma criatura é importante para torná-la uma entidade viva e que respira no mundo do D&D Next.
  • Deixar um monstro ser o que ele precisa ser. Nós não precisamos de uma história complexa para o verme púrpura. Ele é um monstro subterrâneo que cava e devora qualquer coisa que cruza seu caminho. Em contraste, uma lâmia é uma criatura inteligente e poderosa. Ela precisa de uma boa história para trazê-la à vida.
  • Amarrar os ponto acima, não estamos tentando criar criaturas apenas como coisas que você combate. Algumas criaturas representam riscos quando você está explorando. Outras são aliadas ou com potencial para interação. Algumas são uma mistura de todas estas possibilidades.

Ao escrever as nossas anotações, estamos seguindo um estilo semelhante ao que foi utilizado no produto Monster Vault, onde cada criatura é descrita com algumas características principais que recebem mais detalhes.

Você irá notar que estamos detalhando um pouco mais a história do monstro do que as edições passadas. Embora alguns Mestres prefiram poucos detalhes, a história que estamos oferecendo é um ponto de partida. São as suposições que vamos usar na criação de aventuras, mas nosso objetivo é ter certeza de que as estatísticas básicas de uma criatura não sejam excessivamente dependentes dessa história. Dessa forma, você pode facilmente levar a criatura e adaptá-lo para o seu jogo ou a remodele como uma criatura completamente diferente.

Aqui está um exemplo: o ettercap. Felizmente, você pode ver aqui como estamos adicionando um pouco mais de profundidade a criatura para recomendar o seu lugar no mundo, seus laços com aventuras, e como você pode usá-la em sua campanha.

Ettercap?

Ettercap?

Ettercap (NE)

Estas criaturas são um hibrido humanoide / aranha.

  • Pastores de Aranha: Ettercaps são pastores de aranha. Eles possuem mais afinidade com as aranhas, alimentam-nas e vigiam-nas da mesma maneira que um pastor cuida de um rebanho de ovelhas. Eles protegem as aranhas de forma muito semelhante a que os entes protegem as florestas. Eles são criaturas do mundo natural que moram nas profundezas das florestas, de onde vigiam silenciosamente as criaturas que vagam em suas áreas.
  • No Meio da Floresta Escura: Ettercaps gostam de matar exploradores, viajantes e colonos silenciosamente. Eles não têm nenhum desejo de viver em harmonia com a natureza. Ao invés disso, eles preferem invadir as terras civilizadas e transformá-las em regiões selvagens e fora de controle cheias de aranhas, teias e predadores sinistros. Uma floresta infestada de Ettercaps torna-se um lugar escuro e sombrio coberto por teias e uma variedade de insetos gigantes. Afinal, aranhas gigantes se alimentam de outros insetos gigantes (moscas e outras coisas).
  • Devoradores de Pixies: Ettercaps procuram capturar especificamente pixies e, em menor medida, outros seres feéricos pequenos em suas teias. Eles cobiçam o pó dos pixies, e o recolhe para vender às bruxas e outros seres malignos. Ettercaps também alimentam suas aranhas com os seres feéricos capturados, ajudando-as a crescer até ficarem enormes. Um ettercap se orgulha de seu rebanho e vê a maior de suas aranhas como seu orgulho e alegria. Matar as aranhas de um ettercap é o caminho certo para enfurecê-lo.
  • Aranea: Ettercaps que consomem bastante carne feérica se tornam criaturas mágicas, ganhando os poderes de uma aranea.
  • Teias: Ettercaps pode disparar teias como uma arma, mas eles preferem usar suas teias para fazer ferramentas e itens.

O que você acha dessa abordagem sobre ettercaps? Por favor, coloque seu comentário na seção abaixo.

Link para o artigo original:

http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20130708

Traduzido e adaptado por Rafael Silva

 

Share This Post
7 Comments
  1. Que imagem foda! :D

    Onde você a achou Rafael? O artigo original não a possui! ^^

    • Opa, também achei. Mas a imagem é mérito do Cristiano, não ilustrei o artigo. Mas vou tentar manter a boa prática.

  2. A imagem esta parecendo um Three kin bundudo…

  3. Sempre fica a questão de que tipo de monstros o Monsters Manual irá conter…

    Deve ser uma escolha bem difícil para os desenvolvedores. Nas últimas versões foram influenciadas pelo cenário básico/default do jogo, mas prefiro que mantenham os mais populares no Manual e em cada cenário poderiam ser criados manuais de Monstros específicos.

    Sobre as informações, gosto delas de forma genérica, como descrito no texto. Gosto de descrições da criatura, de sua aparência e comportamento, como se reproduz (se isso acontece), do que ele come, como sobrevive, se interage ou não com outras criaturas, se é caçado por alguma outra coisa, que ambiente vive.

    E o mais fundamental: tem que ter uma ilustração decente! Nada de monstros rabiscados! Todas as ilustrações de monstros deveriam ser de alta qualidade. ;)

  4. Acho que nesse sentido, um bom statblock acompanhado do nível de descrição que víamos no AD&D seria o ideal. Os monstros lá tinham uma ecologia coerente, detalhada, e acho que é isso que todo mestre precisa para compreender melhor o universo de D&D.

  5. Neste ponto concordo com o Vinicius, mas acho que o modelo de stat block da 4ª edição é mais funcional, independente das regras, mas contendo toda a descrição das habilidades. Os modelos de stat blocks anteriores tinham referências a magias e a outros livros e isso tornava um desafio para o mestre no momento de centralizar toda a informação.

    Por outro lado, o modelo de descrição, ecologia, comportamento, habitat e afins do AD&D é um dos mais completos que já vi, inserindo a criatura nos cenários de maneira muito completa.

  6. Acho que deveriam enriquecer a descrição dos monstros como era no AD&D, descrever a mecânica de suas habilidades como nos D&D mais recentes e em contrapartida ter uma menor variedade de monstros no livro. Lançando com o tempo mais se assim for necessário. Ou lançar monstros específicos para cenários

Leave a Reply