Crônicas RPG – Um Belo Começo

Com 50% da meta mínima alcançada em apenas cinco dias, levando adiante a frase “A batalha já começou” dita no primeiro dia, ao que parece o projeto Crônicas RPG começou com um belo acerto crítico no primeiro golpe. Até então foram 3.261 visualizações no vídeo publicado no Catarse (http://catarse.me/pt/cronicasrpg), impulsionado especialmente pela divulgação no site Jovem Nerd (http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/rpg/ajude-o-projeto-cronicas-rpg-a-se-tornar-realidade/). Mas nem todo mundo sabe que esse projeto veio de um plano de negócios e um cronograma estabelecido há um ano, passando pela aprovação da Conclave Editora em março, o lançamento em junho do site (http://cronicasrpg.com.br/) e uma fanpage com mais de 5.000 ‘likes’ antes do financiamento coletivo (http://fb.com/cronicasrpg/). Com atualizações semanais há mais de quatro meses, a equipe tem mostrado várias artes impressionantes do ilustrador Caio Monteiro, e em breve publicará a primeira crônica, ‘O Estandarte do Corvo’, para ser testada junto com o Guia Introdutório que já pode ser baixado gratuitamente (http://andreasavancini.com/cronicas/CronicasRPG-GuiaIntrodutorio.pdf) no site do designer gráfico do projeto, Andreas Avancini.

Mas quais são os diferenciais de Crônicas em relação aos outros RPGs? Na verdade são algumas, a começar pela possibilidade do narrador preencher uma Ficha de Crônica para customizar as regras de acordo com a história, a chance dos jogadores investirem pontos em seus personagens durante o jogo (e não apenas quando muda de nível ou depois que a aventura termina), uma quantidade aproximada pré-estabelecida de sessões até o desfecho (para evitar que o jogo fique sem um final), além da possibilidade dos jogadores alterarem detalhes da narrativa. No entanto, talvez a maior inovação seja convidar o público para escrever alguns dos microcontos que aparecerão no livro e, posteriormente, suas próprias crônicas para serem partilhadas pela Internet, aproveitando que atualmente todos podem criar seus próprios blogs e fanpages. Já pensou ter sua própria crônica de fantasia medieval, no cenário que bem desejar? A ideia do livro é, além do sistema de regras, ajudar o narrador a publicar o que tem feito sucesso no seu grupo de jogo.

 

Outra boa notícia para os fãs de RPG é o acordo que tem sido feito com as editoras New Order (Yggdrasill) e Arsenal Jogos (Nossa Melhor e Última Esperança), estabelecendo um cronograma sequencial de projetos no Catarse, para que todos possam contribuir em todos estes projetos sem pesar no bolso de ninguém. Com a certeza de que esses projetos não precisam ser concorrentes entre si, todo mundo sai ganhando se cada um desses RPGs aparecer de cada vez no financiamento coletivo. Dessa forma podemos contribuir para uma nova ascensão dos bons títulos em português e ajudar a todas essas novas editoras conquistarem seu espaço.

2014 será um ano bastante especial para os RPGs no Brasil.

Participe dessa batalha!

Share This Post
2 Comments
  1. Mais de 70% em 7 dias! :-)

  2. E já vai em 80% heheeh e ainda tem o CallofChutullu também muito bem. Essa forma de crowfunding é realmente a cara do nicho RPG =)

Leave a Reply